quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Visitas ilustres!!!

O fim de semana passado foi premiado com visitantes ilustres: Mariana Pontual, diretamente do galeril do Brasil e Bernardo Ferreira, representando a porção parisiense da galerinha da Europa! O timing não poderia ter sido melhor! O que tinha tudo para ser um fim de semana deprimente (por causa do casamento da minha irmã, que eu não pude estar presente, pererê e tals) acabou sendo super divertido!

A Mari chegou na hora do almoço. Como meu chefe resolveu surtar e me dar 10 mil coisas pra fazer na 6a feira, não pude ir recebê-la na Gare. Felipe se encarregou de fazer as honras da casa.

Cheguei do trabalho e que saudade! Muito bom receber os amigos, ainda mais quando eles trazem penduradores de toalha (Felipe agradece, pq isso dimunuiu em muito o meu mau humor com a toalha de rosto), um mural lindo de fotos (agora as pessoas tem que me mandar fotos pra poder preenchê-lo!) e finalmente a minha tão esperada goiabada!!! Não é porque eu tô longe, essa foi simplesmente a melhor goiabada que eu já comi na minha vida (Tia Ní marca mais um gol!!!). Depois dos abraços e presentes fomos colocar os papos em dia! Essa parte levou um bom tempo!!!

O Bernardo ia chegar só mais tarde, então abrimos um vinho em casa para continuar o papo. Terminada a garrafa, o Bernardo liga: o TGV atropelou um menino de 8 anos!!! Dados o tamanho e a velocidade do trem, o coitadinho do menino não deve ter nem sentido nada! Resultado: atraso de mais duas horas!

Para esperar, resolvemos sair. Fomos num bar de vinhos da esquina da minha casa que se chama Mi Barrio! Apesar do nome, é um bar bem francês. Não é nada de bombante, mas é bem legalzinho. Pedimos só uma taça de um vinho típico do Languedoc e uma tábua de tira-gostos! Tudo uma delícia! Com a vantagem de não ser tão caro e do lado da minha casa. Com certeza voltarei mais vezes!

Foi a conta de pedir a conta e o Bernardo liga que já estava na Gare! Sorte que é pertinho! Fomos buscar ele a pé e fomos em casa pra ele deixar as coisas. Como já era meio tarde, fomos ficando por lá mesmo. E foi ótimo! Falamos muita bobagem, demos muitas risadas...

... e até dançamos! Claro que o Felipe não resistiu a um chão-chão-chão! E conseguiu levar a Mari junto, coitadinha!

No dia seguinte, dormimos bastante, acordamos a hora que o corpo quis! Tomamos um café da manhã bem reforçado...

... e fomos passear por Montpellier! Apesar de eu achar que minha cidade é muito bonitinha, aqui não tem muuuuuuuuuuita coisa pra fazer e ver não. Demos uma voltinha também apenas nos chamados "incontornáveis", ou seja, o essencial.
Caminhamos pela praça da Comedie...
... demos uma voltinha pelo Centre Ville, o centro histórico, e fomos pra Place du Peyrou, que pra mim é o ponto mais bonito daqui. Como é o ponto mais alto da cidade, dá pra ter uma visão de tudo!
Tiramos várias jumping pictures profissionais!

E outras nem tanto....



Fotinho de capa de CD no aqueduto, que é no Peyrou tbm...

Dançamos sensual nos monumentos, em homenagem á Teka e ao Galeril do Brasil! E a vergonha???

Depois disso demos mais uma volta e eu finalmente achei a papelaria dos meus sonhos que estava perdida!!! Eu fui lá no primeiro dia de passeio daqui e depois nunca mais achei!!! Ficamos lá um tempão, só tem coisas lindas! A Mari tirou até fotos! ela vai me passar depois e eu posto aqui.
Na volta, em frente a megastore da Virgin, uma orquestra atonal fazia o seu protesto (eu acho...).

Depois desse "show", comemos um croissant apenas pra enganar a fome e fomos passear numa vinha! Aqui no sul da França é cheio de vinícolas, mas cheio meeesmo! Tem até algumas que são meio que dentro das cidades. Na verdade elas começaram no campo, mas aí as cidades foram crescendo e acabaram "englobando" elas.
A que a gente foi é desse tipo. Dá pra chegar com o tramway, depois é só andar um pouquinho. Na verdade, essa vinha é dentro de um "castelo" do séc XVI, e era a residência de verão dó Conde de Flaugergues. E hoje ainda os descendentes dele moram lá!!! E é muito estranho pq o castelo, a vinícola e os jardins são abertos ao público, mediante um pagamento, claro!
O dia tava superensolarado, e lá é bem bonito! Essa é a entrada.
A visita ao castelo propriamente dito, como tudo aqui na França, é só com hora marcada. Mas nesse caso é justo, pq as pessoas moram lá, né?
Então passeamos só pelos jardins mesmo.
Eles são bonitos, mas nós, nativos da floresta tropical, estamos mais acostumados a ver a natureza de perto. Mas tinha um velhinho que chegou com a gente lá que ficou louco, achou a coisa mais maravilhosa do mundo. Igual a gente com as antiguidades. Os europeus acham um castelo de 300 anos atrás a coisa mais normal do mundo...

O dono do castelo e da vinha, quando a gente chegou e ele viu que a gente era brasileiro e tals, lançou um desafio: se a gente achasse uma planta de origem brasileira ele dava uma garrafa de vinho pra gente! Então, procuramos bastante!
Achamos até uma sequóia gigante anã!

A planta brasileira mesmo acabamos não encontrando. Mas nos divertimos bastante, tiramos muitas fotos, apostamos corrida saltitando, e enfim, chegamos a parte que interessa, a degustação!!!

Ah, no inverno, todas as vinhas são podadas para começar a safra do próximo ano. Então de vinha mesmo a gente não viu muita coisa. Só os pauzinhos do tronco...

Lá são produzidos uns 6 tipos diferentes de vinho. Provamos dois e eu achei ambos muito bons! Depois que a gente já tinha provados esses dois, que eram tintos, ele mostrou uma garrafa azul, linda, de vinho branco. Ele disse que todas as mulheres ficam doidas com a garrafa pra poder fazer de vaso de flor depois! Aí eu fiquei doida pra comprar tbm, só que queria experimentar antes, pra ver se valia a pena. O cara ficou revoltado, falando que eu não podia provar um vinha branco depois de um tinto, que tinha que ser ao contrário!!! Mas depois ele acabou cedendo e como o vinho era uma delícia, eu comprei!!!
A nova moda aqui para os produtores de vinho é tentar conquistar o público jovem. Dizem que os jovens não têm paciência de apreciar um vinho elaborado, e pelo preço também acabam indo na cerveja e misturinhas com destilados. Pra tentar reverter esse quadro, estão lançando vinhos mais suaves, com um rótulo bem moderno e preço bom. Nem rolha esses vinhos têm, pra não ter desculpa mesmo da dificuldade. Já vi umas duas reportagens no jornal a esse respeito e lá na vinícola eles também tinham essa preocupação. A Mari comprou o tinto dessa linha jovem, que era muito gostoso.


Compras feitas, fomos almoçar no bom e velho MacDonald's (ou McDo, como eles dizem aqui). Depois demos uma voltinha rapidinha no shopping Polygone e como estávamos mortos, fomos dar uma descansada em casa.
Depois de um tempinho, hora da degustação. Fizemos uma tábua com 8 tipos diferentes de queijo e ficamos lá conversando. O clima foi ficando mais animado e resolvemos então ir pra boite!!!
O esquema aqui é meio estranho. As boites que mais bombam não ficam dentro da cidade. Ficam na beira da estrada entre Montpellier e as cidades de praia aqui pertinho. Como é longe, tem um ônibus, cuja a sigla é A.M.I.G.O, que passa á meia noite na Gare e tem pontos na porta das principais boites. E lá fomos nós de buzão, no melhor estilo balaio do Mineirão, pq fica lotado!!!
Fomos na maior boite das redondezas, e segundo uns amigos que a Mari fez lá, é o club que mais bomba na França. Tava supercheia e lá é enorme!!! E dava de tudo: pats, emos, revoltados, hippies, mães, gays, lésbicas, travestis e até um novo tipo muito curioso. Eram uns gays vestidos de mulher, de maquiagem, saia, salto, mas com perna cabeluda de homem! Parecia que eles estavam indo pra Banda Mole! Mas as músicas estavam muito boas, muito animado!!!
Lá pelas tantas, o techtonik, a dança dos braços loucos que rola por aqui, começou a pegar! É muito bizarro de assistir! Mas é legal! Pra quem ficou curioso, tem vários vídeos no Youtube! http://br.youtube.com/watch?v=C0DXCZJBn4Q
Aqui tem um site, tipo ClickBH, que tira fotos na noite. É engraçado porque aqui o povo dá vida para fazer pose, e é sempre com cara de sério. Quando eu fui na boite de Paris, tirei uma foto mó felizona com a Teka e ela não foi pro site!!! Para evitar que isso acontecesse de novo, entramos no clima. O resultado foi essa foto horrorosa!!! Mas pelo menos marcou o momento.
O A.M.I.G.O tem hora marcada pra voltar. Às 3:30 ou ás 5h. Como nenhum de nós, eu acho, é adepto da bombança até as últimas consequências, resolvemos voltar no ônibus das 3:30 mesmo.
Chegamos em casa, conversamos mais um pouco e dormimos.
O domingo foi o mais típico possível, com direito a acordar depois do meio dia com o céu fechado e ficar o dia todo de pijama! Fiz um almoço em casa mesmo e ficamos o resto do dia conversando, ouvindo música, vendo vídeos no YouTube, sempre rindo muito! Também, com uma trilha sonora do fim de semana que foi de Tracy Chapman á Mister Catra (GAaatinha...), passando por Pagodart, Paulo Ricardo, Lobão e até Vanessa Paradis com o clássico "Joe le Taxi" ou "Vou de Taxi" em bom português defendido pela Angélica, não tem como não passar mal de rir!
Nessa, o dia passou bem rápido e logo era hora de ir embora. Fomos levar as crianças na gare e voltamos para terminar o domingo dormindo mais um tiquinho e curtindo a saudade que começa já 5 minutos depois que as pessoas queridas vão embora.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Sis!

Apenas para lembrar que, apesar de todas as mudanças e o momento de furacão pelo qual nós duas estamos passando agora, estamos e estaremos pra sempre, inevitavelmente ligadas, mesmo não estando presentes.
E seremos também irremediavelmente as mesmas! Tirando a cor do cabelo, que a natureza e a cosmética trataram de inverter, minha cara de emburrada é a mesma, e o seu risinho drrr tbm! Bom, pelo menos assim eu espero!
Só mais um textinho pra você. Uma coisa leve e sem sermão, mas pra vc refletir!

Casamento
Adélia Prado

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.

Toda a felicidade pra vc!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Barcelona!!!

Já vou avisando: maior post da hitória dos blogs! Tô a dois dias colocando as fotos, então quem tiver com preguiça pode ir que eu deixo!

Mas quem estiver disposto, vou contar tudo da viagem express pra Barcelona.
Tem gente que fala que não vale a pena pagar tanto e se deslocar tanto pra ficar tão pouco tempo numa cidade, que nem dá pra conhecer direito. Mas a gente tem que aproveitar dentro do que a gente pode, e acaba que em um fim de semana dá pra ter até um gostinho bom da cidade.

Depois de muitas correrias, ás 17h horas embarcamos na estação de Montpellier para Barcelona. Primeiro detalhe: o trem era o mais velho e vagabundinho da história! Anos luz do TGV... Não entendi, pq teoricamente, para uma viagem internacional, mesmo que seja perto, eu esperava que fosse ser mais arrumadinho! Mas não. Era o trem mais feio da gare inteira!!! Como se não bastasse, ele andava a 2cm/h! Como diz o Felipe, se a gente fosse correndo do lado dele, a gente chegava mais rápido! E além de tudo, a medida que ele anda, vai subindo um calor do chão, parece que do atrito com os trilhos!!!

Tirando esses pequenos inconvenientes, estávamos super animados para Barcelona!!! Chegamos ás 21:45. Pegamos um táxi para o hotel, que na verdade não é bem um hotel. Se chama Residencia d'Investigadors. É um lugar só para pesquisadores, onde também acontecem pequenos congressos. Então, acaba sendo mais barato que um hotel tradicional e mais arrumadinho que um albergue! Além de ser super bem localizado, á 2 quarteirões das Ramblas. Pela primeira vez na vida que tenho alguma vantagem por ser um aspirante a pesquisadora!

Deixamos as coisas lá rapidinho e fomos encontrar com a Fê e a Luísa primas do Felipe, que estavam num bar que se chama Ovella Negra com umas amigas. Muito bom!
Jarra de cerveza!Mil anos que não tomava! De novo aquela estranha sensação de por um segundo achar que não estamos tão longe assim do Brasil! Ficamos lá até tipo 1 e meia da manhã e na volta já a primeira observação de Barcelona: a rua lotada de gente!!! E gente que fala!!! Pq aqui na França, mesmo em Montpellier, tem horas que é muito estranho, a imagem não corresponde ao som e por um segundo vc acha que ficou surda, pq vc olha na rua e tem 300 mil pessoas, mas nem um pio de nenhuma delas!
No dia seguinte acordamos cedinho, aprontamos, tomamos muuuuuito café da manhã, para estocar para o dia inteiro e assim poder rodar muito sem parar pra comer, e fomos dar uma voltinha pelas Ramblas, enquanto as meninas, que estavam na casa de uma amiga pertinho da gente, não acordavam.
De novo, muita gente na rua e muita gente falando alto!!! Já gostei. Cidade com cara de cidade!
Ao chegar no fim da rua, tem um monumento do Colombo (Colon), apontando para o mar na direção das Américas! E o mar!!!

Logo depois encontramos com as meninas e decidimos a primeira parada do dia: Parque Güell, que é um parque projetado pelo Gaudí. Para quem não sabe (como eu tbm não sabia, e hoje tenho vergonha disso!), o Gaudí é um arquiteto sem noção de genial que a mais de 100 anos atrás fazia coisas mais modernas do que qualquer muderno-comtemporâneo de hoje! Tem que conhecer!!!
Para chegar no Parque, muitas subidas, mas graças a Deus, muitas escadas rolantes no caminho. O Santo Antônio em BH devia adotar isso...

Depois de muito subir, a vista linda da cidade inteira. Um pouco menos linda, pq tinha uma neblina branca que não deixava ver tudo direito e por foto então nem se fala!
O parque é lindo! Muito verde e muito lotado! E as construções super diferentes. Tudo em ondas, nenhum ângulo reto! Muitos mosaicos coloridos.
Muita coisa parece a casinha de doces do Joãzinho e Maria, como eu imagino.
E o dia estava lindo! E sendo sábado, a lotação era inevitável!
Essa é a entrada do parque.

Esse lagarto de mosaico que fica na entrada é considerado a símbolo do Gaudí e em cada esquininha tem uma loja de souvenir que vende uma réplica. É lindo!
Embaixo do parque tbm tem um espaço que foi projetado para ser uma feira de domingo que tbm tem uns mosaicos lindos e coloridos no teto!
Adorei o colorido, pq essa Europa de inverno é muito cinza. Meu olho daqui a pouco ia desaprender a enxergar cor!!!
Depois do parque, resolvemos ir a pé até a Sagrada Família, que é uma "igreja" também com projeto do Gaudí. Ficamos na dúvida se a gente iria pagar pra entrar ou não pq alguém disse que não valia mujito a pena, pq parece que ela estava reformando. Pensamos: "Nó, que ruim que tá reformando justo hoje que a gente tá aqui." E ainda engatamos uma conversação, sobre que na Europa, muitos pontos turísticos são reformados no inverno pra estarem prontos no verão, onde tem mais gente e tal.
E aqui que eu me senti a pior pessoa do mundo por não conhecer direito esse cara. Fiquei com vergonha de mim mesmo.
Primeiro, pq não é uma igreja, é uma catedral gigantesca que vc até perde o ar quando vê.
E depois que ela não está reformando: ela não está pronta!!!! Ela está sendo construída a mais de 100 anos e ainda vai demorar mais 20 no mínimo pra acabar a obra!!!
E ela é completamente diferente de tudo que eu já vi na minha vida!
Ela começou a ser construída como uma catedral gótica. Depois convidaram o Gaudí para assumir o projeto e ele fez um projeto monumental e com cada detalhe de como deveria ser cada cantinho! Ele inclusive morou na obra pro 16 anos e está enterrado lá, pq essa foi a obra da vida dele! Hoje, as obras continuam seguindo estes projetos, mas muita coisa se perdeu durante a Guerra Civil espanhola, por isso que as obras seguem num ritmo mais lento. Ainda falta uma fachada inteira, a fachada da glória, para ser contruída, a torre principal que vai ter 170m de altura com uma cruz gigantesca em cima, mais outras 8 torres, os detalhes do interior inteiro. Enfim, se hoje ela já é uma coisa, quando ela estiver pronta, eu não consigo nem imaginar o que será! Já comecei a guardar dinheiro hoje, pq quando ela for efetivamente inaugurada eu vou estar lá com certeza!!!
Tem duas fachadas prontas: a da natividade, que foi a que o Gaudí fez ainda em vida, e a da Paixão, que é toda modernística e sendo assim, claro que gera controvérsias. Mas eu achei linda. As figuras são todas ângulosas, o que muita gente acha que dá uma impressão meio macabra.
Tem muitos simbolismos tbm. E muuuitoa detalhes. Cada cantinho tem uma coisa com um significado especial, nem dá pra ver tudo, assimilar tudo!

Esses números representam não sei quantas combinações de soma, e todas dão 33, a idade de Cristo quando morreu. Dentro da igreja tem um poster mostrando todas elas!

A coisa que eu achei mais legal dessa fachada foi a porta de entrada. Além de enorme ela tem entalhada em pedra toda a passagem da morte de Jesus. Algumas expressões ou palavras importantes são mais projetadas pra fora, e outras ainda são mais claras. Dá um efeito maravilhoso.

Lá dentro ainda falta muuuuuuita coisa! Mas logo na entrada tem um texto do cara que está coordenando as obras, e dá pra perceber o cuidado que eles estão tendo com tudo. Apesar de supermuderno, o Gaudí era muito religioso e tem uma frase dele que diz que a construção de um templo religioso deve ser tão sólido, resistente ao tempo, quanto a religião que ele abriga, e por isso ele fez todo um estudo das pedras específicas para construir cada parte da igreja. E eles continuam seguindo isso, buscam as tais das pedras lá onde for, pra continuar fiel ao projeto inicial.

Os detalhes todos são maravilhosos, mas eu tinha que passar a vida inteira fotografando pra poder pegar tudo e depois mais umas quatro pra poder postar tudo aqui!

Então vou colocar só o que me chamou mais atenção!

Olha uma das torres! De onde o cara tirou essa idéia! (essa foto na verdade não é da torre em si, mas de uma foto dela, pq ela é alta demais, e vcs nunca iam conseguir enxergar os detalhes!

O Gaudí gostava de formas naturais. As escadas lá de dentro parecem até uma raspa de chocolate! Elas seguem uma curva de um jeito que eu nunca tinha visto em escada alguma.


Do outro lado, a fachada da natividade que o próprio Gaudí fez consegue ter ainda mais detalhes do que a outra! Linda tbm!

É até engraçado ver o velho e o novo se juntando, mas mantendo a mesma idéia. A pedra da direita é só 100 anos mais velha do que a da esquerda. Aqui, a nossa concepção de tempo muda muito. 100 é nada! Foi ontem!


Eu já estava muito impressionada com o Gaudí, mas embaixo da Igreja tem uma espécie de museu da obra, com maquetes, os projetos originais e tals. Vendo tudo que o Gaudí fez, eu pensei que ele devia ser um gênio da física e matemática, pelas formas que ele conseguiu construir e a grandiosidade das coisas que ele fez. Mas não!!! Lá estava escrito que ele odiava essas duas coisas, e que como ele vinha de uma família de artesãos, e sabia pensar era com as mãos!!!

Então para fazer os cálculos dos pesos, ângulos, tensões para a contrução (olha isso pai!!! Nada dos seus programas complexos de mudar as linhas de cor!) ele usava uma técnica de maquete invertida! Pelo que eu entendi, ele pegava uma linha e uns saquinhos com areia e ia pendurando, vendo a forma que ele fazia, vendo o quanto cada linha sustentava, e assim ele deduzia que a tensão que o peso exercia sobre a cordinha seria, ao desinverter as coisas na obra propriamente dita, a pressão que o peso da obra iria exercer sobre a base!!! Como uma pessoa que não gosta de física e matemática pensa isso!!! Eu fiquei muito impressionada!!! Fiquei mais fã ainda!!!
Depois de Gaudí, outro gênio: Picasso!!!

Nem enfrentamos muita fila e conseguimos entrar no museu dele, que é muito famoso não por conter as obras mais famosas, mas sim por conter coisas muito antigas e conseguir retratar assim a trajetória toda do artista. E mais uma vez eu constatei a mesma coisa que eu vi no museu do Van Gogh. A gente acha que o pintor moderno é um doidão que resolveu pintar tudo torto e o povo de bobo que é acha lindo. Mas não é nada disso. Para chegar lá, esses pintores passaram por toda uma formação artística clássica. Para romper com os velhos paradigmas, a pessoa tem que estar, no mínimo, muito bem familiarizada com eles!
É até engraçado ver um quadro todo tradicionalzão, daqueles que pintam retratos das pessoas importantes, super fiéis a realidade e quando vc vê a assinatura: Picasso!!! E tbm é legal ver que a pessoa não passa de um extremo ao outro do nada. Ela vai mudando gradativamente, utiliza muitas influências de coisas que estavam acontecendo na época, dá uma ousadinha aqui, outra ali, e aí sim elas tem um insight artístico, encontram um estilo único e ficam famosas, merecidamente, por toda eternidade!

A parte que eu mais gostei do museu foi a da Las meninas. Esse era um quadro do Velasquez, um dos pintores espanhóis mais importantes, que era de muito tempo atrás, então tradicionalzão, mas ousado pra época. Ele retrata a infanta com as amigas e mais outras tantas figuras, inclusive do próprio pintor-pintando-o-quadro. O Picasso cresceu vendo esse quadro, como sendo um dos mais importantes da arte espanhola. A aí ele cismou de fazer a própria interpretação dele. Pintou mais de 50 quadros de estudo das figuras, formas, o movimento da cena, tudo do jeito dele, claro. E o resultado de um deles é esse aí embaixo. As figuras seguem a mesma organização.

Depois dessa maratona toda, fomos descansar um pouco! Depois saímos para, claro, comer uma bela paella, com a Cecília, amiga da Fê, na casa de quem elas tão ficando.

Depois da paella, ficamos numa praça lá, decidindo pra onde iríamos sair. A Luíza tava meio se sentindo mal e foi pra casa. Nessa praça, acabamos conhecendo uma brasileira que morava na França, em Toulouse e namorava com um inglês que morava em Barcelona. Foi uma mistureba de inglês, francês, espanhol e português!
Acabamos resolvendo ir para uma boite que chamava Fellini. Chegamos e tava meio vazio, pq lá era muito grande. Passada uma hora, ela lotou! E o Dj era muito bom! Mas como teríamos só mais um dia em Barcelona, eu e o Felipe fomos embora mais cedo, para dar conta do dia seguinte.

No dia seguinte, acordamos cedinho e fomos para Montjuic. Lá tem parque, catelo, museu, coisas das olimpíadas, enfim, era um lugar onde a gente poderia visitar várias coisas sem ter que se deslocar muito!
Lá é no alto da cidade tbm, mas do outro lado do Parque Güell. E tem uma vista linda de lá de cima.

Esse "castelo" é o museu de arte da catalunha, mas a gente não foi nele... Parece ser bem legal, mas como disse Tia Ní, é bom deixar umas coisinhas sem ver, para ter motivo de voltar mais vezes.
Passeamos um pouco em volta do castelo, pelos jardins, resolvendo onde a gente ia depois.

Acabamos caindo no Estádio Olímpico, onde foi a abertura das olimpíadas. Achei que fosse maior... Mineirão tá ganhando.
(O Felipe me obrigou a colocar essa foto dele aqui!)


Depois fomos na Fundação Miró! Achei tudo lindo!!! Descobri que adoro arte contemporânea, abstrada, dessas sem sentido mesmo. Acho lindo! Fiquei boba nesse museu! Ah! e resolvi que vou fazer coleção de imãs de geladeira dos lugares que eu for. É geralmente o souvenir mais barato que tem!
Lá no Miró, tava tendo tbm uma micro exposição de uma japonesa Aya Takano, muuuuito moderna, tipo de 2007 os quadros, que na verdade são impressões, ele parece que trabalha no computador. Achei muito legal. Ela faz uma coisa meio Hello Kitty, meio mangá, meio anime.
Do lado de fora, tem tbm muitas esculturas do Miró. Super engraçadinhas.



Daí fomos ao Poble Español, que é um lugar onde tem réplicas da arquitetura de várias regiões da Espanha. Mas não é uma maquete, é de verdade mesmo!



Foi bem interessante, mas a gente já tava muito cansado e com fome. E ainda começou a chuviscar na hora...
Também já estava na hora de caçar rumo, pq o trem sairia ás 16:42. Comemos um sanduíche, encontramos com as meninas para despedir e fomos para a estação de trem.

Mas como toda boa viagem, sempre tem uma emoção final! Para ir embora, fomos para a Estacion de Francia, que foi onde a gente chegou, e pelo nome seria lógicamente de onde a gente deveria partir. Quando chegamos, descobrimos que estávamos na estação errada. Saímos correndo, pegamos o taxi e em 20 minutos conseguimos chegar do outro lado da cidade, ás 16:40!
Ficamos mais ou menos uns 40 min imóveis, sem falar um com o outro e sem conseguir recuperar a respiração, de tanto que a gente correu.
Depois também, desmaiamos, pq a maratona vale a pena, mas cansa!