segunda-feira, 31 de março de 2008

Cadê a mãe desse povo!!!

Comendo um sanduíche de almoço, sentada numa mesinha na rua nesse sábado, pudemos observar várias coisas que me fazem ver que pra entender um país, vc tem mesmo que ter nascido nele! Pq eu sei que o Brasil é cheio de coisas surreais, erradas e estranhas, mas mesmo que eu não concorde, eu entendo o que elas estão fazendo ali na paisagem. Tipo aqueles menininhos que pintam a cara de prateado e fazem aquele malabarismo de toquinho no sinal. É surreal e errado, mas eu entendo o que eles estão fazendo ali.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi uma manifestação dos técnicos de espetáculo que estava protestando por maiores salários, aposentadoria integral, plano de saúde, etc, etc.
A manifestação era um tanto de gente com cartazes e placas andando, parecia cena de novela das 6. A polícia ia atrás, tipo ajudando eles a passar. e o povo passando com uma cara boa, cheio de velhinhos andando, com meia dúzia gritando algo do tipo "o povo unido jamais será vencido".
Primeiro eu achei lindo: que coisa de primeiro mundo, civilizada!
Mas depois eu fiquei na dúvida se uma coisa tão pacífica assim surte algum efeito! Se não é preciso um pouco mais de ousadia, ou até de agresividade. Mas essa parte a Júlia já me explicou que pelo histórico de lutas trabalhistas na França eles tem o direito de ficarem mais calminhos pq já conseguiram um pouco de respeito. Mesmo assim, foi meio surreal.

A segunda parte estranha são os "mendigos" e seus cachorros. Digo "mendigos" entre aspas pq eles não são como os do Brasil. São mais arrumadinhos, na maioria jovens meio hippies que optam por viver na rua. O governo dá auxilio moradia e até mais pra eles, mas eles negam por ideologia. Bonito ter ideologia, mas precisa ter tanto cachorro? E fica tipo umas turmonas desses pedintes e os cachorros deles ficam brigando entre si, eles meio bêbados, pedindo moedinhas. Dá vontade de falar: "Eu tenho menos que vc, meu filho! Sua ideologia não aceita esmola do governo, mas dos outros pode? Faz o seguinte, pega o dinheiro do governo e me dá, pq sendo dinheiro honesto, eu não tenho ideologia nenhuma contra!"

Outra coisa preocupante aqui são os adolescentes. O povinho estranho! Eu conheço muitas pessoas que falam que sonham em criar os filhos na Europa, longe da violência do Brasil e tal, mas eu NUNCA ia querer meus filhos do jeito dos jovens daqui. Pelo menos os que eu vejo na rua. As meninas de 13 anos vestidas e maquiadas igual mulheres de 30 e reputação duvidosa. Todos muito bêbados! Saiu até uma reportagem no jornal falando que mais de 50% dos jovens tem o costume de vomitar todo o fim de semana. E meu prof de francês, que dá aula em colégios públicos aqui, fala que tem muitos alunos de 15 anos que não "funcionalmente" analfabetos, pq não conseguem nem interpretar textos nem se expressar através de um. E fala que eles são muito alienados tbm.
Li numa revista de uma cidadezinha na Inglaterra de 30.000 habitantes onde desde janeiro de 2007, 17 jovens entre 15 e 22 anos se suicidaram por enforcamento sem deixar bilhete. Ao fim da análise da reportagem, ficava a interpretação de que nessas cidadezinhas pacatas os jovens acabam se envolvendo muito com brigas, drogas, álcool, pra movimentar a vida, no melhor estilo: cabeça vazia, laboratório do capeta! E talvez pra esse povo de cá seja meio assim mesmo!

Credo, tô parecendo uma velhinha puritana e conservadora escrevendo este post, mas, como eu disse, é pq eu não entendo esse país ainda!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Fotos das fotos!

Revelamos as fotos de Avignon hj e não é que a tal da máquina descartável é danadinha? As fotos ficaram ótimas!

Aqui elas não estão tão boas, pq elas estão na versão fotos das fotos, mas dá pro gasto!
Fora...
...dentro... ...e em cima do Palais de Papes. Frente da catedral Notredame des Doms... ... e o teto da entrada.

As jumping pictures foram todas fracassadas... Mais para "Plié" pictures...
O nosso amigo vento Mistral quase levando a gente embora...
E a famosa ponte! De baixo...

... e de cima!

terça-feira, 25 de março de 2008

Avignon!

Aqui, como eu já contei pra muitos, não tem feriado na semana santa. O feriado é na 2a depois da Páscoa, o que não faz mais o menos sentido, pq Jesus já morreu, já ressucitou, já tá lá no céu, e o coelho da Pásco tbm já fez suas entregas e já foi embora a muito tempo. Mas... C'est comme ça!

No sábado, foi um dia comunzinho, recheado apenas pela aventura de fazer supermercado num Carrefour longíncuo, mas com transporte até a porta, o que significa andar menos, mesmo a distância sendo maior. Eu e Felipe resolvemos então aproveitar que na 2a seria feriado pra mais uma viagem relâmpago no domingo. O destino escolhido foi Avignon, pertinho daqui, mas já caindo pros lados da Provence. Compramos a passagem pra ir e voltar no mesmo dia, demos uma pesquisada nas atrações turísticas e pronto!

No domingo de Páscoa acordamos cedinho pra viajar e o dia já começou ótimo com um surpresa linda: uma caixona de bombons da Godiva do Felipe para mim!!! É surreal de bom! Estou até me limitando uma cota diária pra ver se dura mais tempo essa delícia!

Arrumamos tudo e pegamos o trem pra ir. Tava super vazio, mas de repente entra um homem e uma mulher, de uns 30 e poucos anos e sentam na nossa frente. E começam a conversar em português!!! Foi como música! O Felipe, claro, queria fazer amizade, mas eu fiquei com vergonha! E não é que o papo dos dois tava super interessante! Fiquei bicando tudo! Parece que os dois estão fazendou doutorado aqui na França tbm e estavam indo passear. O moço, além de tudo, era mineiro de belzonte! E ele trabalha com o cara que, junto com a Ângela Gutierrez, fundou o Museu de Artes e Ofícios! Ele ficou contando pra moça tudo como foi! Muito legal os casos! Pena que minha jacuzisse impediu de conversar com eles, que pareciam muito simpáticos, mas não, né?

Chegando em Avignon, um frio e um vento que só lá! È o Mistral do fim de inverno, segundo os locais. Quando eu fui pegar a máquina pra tirar um fonto pra mostrar a potência do vento, cadê que tinha bateria? Desesperei, mas por fim resolvemos comprar uma máquina descartável e pela primeira vez em muito tempo irei realmente revelar as fotos.

O ruim é que não vai dar pra postar nada... Só se depois eu tirar fotos das fotos... Mas vou me esforçar pra descrever tudo bem direitinho! E pra quem ficar com vontade de ver fotos, aproveitem essa série de jumping pictures sensacionais da minha família, no dia do niver do meu querido pai!http://familiasduarte.blogspot.com/

Mas quanto a Avignon, é uma cidade muito antiga, como tudo por aqui, que durante o século XIV serviu de morada para os papas de então, que estavam sendo muito perseguidos. O resultado disso é o Palais de Papes, a maior construção gótica do mundo, e o primeiro local da nossa visita!!! É simplesmente gigantesco! Passamos a manhã inteira pra conhecer e tenho certeza de que não foi nem um quinto do palácio! É muito interessante, mas seria mais legal se ainda tivesse os móveis da época. Depois do período dos papas, o edifício já serviu de forte e até de cadeia! Assim tem muita coisa que não está tão bem conservada assim. MAs de qualquer forma foi bem legal!
Avignon fica na beira do Rio Rhône, o maior da França e tbm a região dos famosos vinhos Côtes du Rhône! La no Palais de Papes tinham muitos pra vender! Compramos 2 com cara muito boa e preço razoável!
Como demorou muito esse passeio, logo depois fomos almoçar num restaurante bonzinho na Place de L'Horloge, que é tipo o centro da cidade! Como era domingo tava tudo fechado, mas tinham muitas lojas lá!
Depois do almoço fomos na Catedral NotreDame des Dons, que fica ao lado do Palais. È linda, mas parece uma anã perto dele! Fomos tbm na Ponte de Avignon, que é famosa pq tem uma musiquinha popular que fala dele. Tipo a Fonte do Tororó!
Perto da ponte, tinha um tanto de lojinha de souvenirs aberta! Cada coisa mais linda! Umas toalhas de mesa, jogo americano, tudo floridinho e colorido, como é típico da Provence. Avignon tbm é a terra da lavanda, aquela que faz perfume mesmo. Vendia sabonete, travesseirinho, tudo com cheirinho de lavanda! Muito bom! Tinha tbm muitas ervas de cozinhare muitas coisas de cigarra! Não entendi qual foi a da cigarra nao, mas tudo tinha estampa, bonequinho, tudo de cigarra! Saí das lojinhas sonhando, mas de mãos vazias, pq afinal de contas a vida aqui é boa, dá pra passear, mas a grana é contadinha!
Depois disso, o frio já estava entrando nos ossos, então fomos tomar um chocolate quente que foi o melhor da vida!!! Daquele bem pretão, com gosto de chocolate em barra!
Na hora de ir embora, claro que teve confusão. A gare que a gente chegou não era a gare que a gente ia embora. Sorte que tinha um ônibus que levava de uma pra outra e deu tempo tranquilo. A gare que a gente saiu é uma gare exclusiva pra TGV, o trem-bala daqui. È chiquérrima, parece uma aeroporto futurista, mas funciona igual ás outras!
Chegamosem casa mortos pra variar! Graças a Deus tivemos uma 2a inteira pra recuperar antes de voltar pro batente da semana!

quinta-feira, 20 de março de 2008

A T E N Ç Ã O !

Interrompemos nossa programação para 3 comunicados importantes:

1-) Atendendo a pedidos, responderei aos comentários no próprio blog a partir de agora.

2-) Minha carte de sejour, documento que me tira da zona obscura da imigração para ser quase uma cidadã francesa, que tem o direito de ir e vir e, mais importante, pode requisitar o auxílio moradia de 200 euros dados pelo governo, ficou pronta!!!

3-) Meu prof de jazz não conta 1,2,3,4,5,6,7,8!!! Tá começando a me irritar. Potencial causa para homicídio em breve!!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Nîmes!

Um conselho que todo mundo que passa um tempo na Europa dá é: viaje! Não perca a oportunidade de conher o máximo que vc puder! E é isso que estamos tentando fazer. E é legal não só conhecer as grandes cidades famosonas, mas as pequetitas tbm, que são pertinho, baratas de ir, e ainda assim, com muitas coisas interessantes para ver!

Com esse embasamento teórico, planejamos um dia em Nîmes, que fica a 50 km daqui (24min de TGV, 9 euros ida e volta)! Como é pertinho, a gente comprou pra ir e voltar no mesmo dia, pq assim não precisávamos gastar dinheiro com hotel. E além do mais, a cidade é do time das pequetitas, um dia é mais que suficiente pra ver tudo.

Chegando na gare, um tumulto. A SNCF (o órgão resposável pelas ferrovias francesas) está fazendo umas manifestações "grevísticas". Mas é muito engraçada a greve desse povo aqui. Eles avisam com 3 dias de antecedência que vai ter greve, pra vc poder se programar. E a greve mesmo é o atraso de meia dúzia de trens em um turno do dia! Muito organizado pra ser uma greve! Nosso trem atrasou uns 20 min. Com a gare lotada, só restou comprar uma Elle e sentar no chão pra esperar... A viagem foi até sem graça de tão rápida. E o tempo, que estava maravilhoso na 6a, virou uma chuvinha fina e um céu completamente cinza... Mas nada grave.

Mas vamos á cidade. Nîmes é uma das cidades com um conjunto de monumentos romanos mais bem conservados. Isso pq Julius Caesar deu de presente para os veteranos das legiões romanas umas terras na região, e a cidade acabou se tornando uma vitrine do Império Romano pra esses lados de cá.

O teatro de arena mais bem conservado está lá! É lindo e imenso!!!
Vc entra lá dentro dos túneis, e é como se vc estivesse num outro mundo!

E lá ainda tem eventos, shows, e tal! Cabem 25.000 pessoas!

Na época do Império Romano, a arena já serviu, além de palco pros gladiadores, de ponto de defesa pra cidade, mas mesmo assim se conservou.
Nos corredores, tinha uns cartazes e o audio-guia explicava os diferentes tipos de gladiador. Pra mim não tinha essa divisão e quando eles entravam na arena, era salve-se quem puder!!! Mas na verdade, era um luta regulamentada, com juiz, técnica, categorias diferentes, armas diferentes
O Felipe fez questão de tirar fotinhas engraçadinhas com os mil tipo de gladiador...
MAs vou colocar só duas aqui, e já tá bom, né?
Saindo de lá e vagando pela cidade, achamos um lugar que é IGUAL ao Mercado Central!!! Igual mesmo!!! Mas com o chão mais limpinho! Se eu tivesse onde guardar e não fosse ficar o dia inteiro andando, compraria vários queijos artesanais! A cara era ótimo e bem mais barato do que no supermercado! Mas como eu estou uma bola, melhor assim, sem queijos por enquanto!
Depois, seguimos para o próximo monumento romano: a Maison Carré, que era uma espécie de templo. É lindo, parece figura de livro. Mas ele estava sendo restaurado... Então metade da fachada estava coberta.

E lá dentro estava tudo coberto com um pano preto e só em um pedacinho eles estavam projetando um filminho 3D sobre a história de Nîmes.

Achei que ia ser péla, mas foi rapidinho e superinstrutivo!
Me ensinou, por exemplo, que ainda tinham touradas na arena de Nîmes, mas que hoje não se mata mais o tadinho do Touro. É só uma questão de demonstrar a coragem de chegar perto do animal nervoso e "dominá-lo". Não acho a coisa mais bacana do mundo, mas depois da explicação, até tirei uma foto com o Nimeño II, que foi o maior toureiro de Nîmes

Depois disso, uma pausa na fonte para jumping pictures!

Com certeza vou mandar estas pro site, Tia Ní!

Visitados a arena e a Maison Carré, faltava um monumento histórico, que era mais afastado.
No caminho, achamos uma praça lotada de homens, só homens, de todas as idades, jogando bocha, que pra mim é a mesma coisa que bolinhas de gude gigante!
O Felipe foi o pretexto da foto. Mas não deu pra ver o tanto de grupinhos de homens. Nem uma mocinha... O típico programinha masculino de sábado! Tomara que as mulheres deles estejam fazendo muitas compras com o cartão de crédito deles e não na cozinha enquanto eles se divertem!
Depois disso chegamos num Jardim lindo onde estavam os outros monumentos da cidade, que datam do século II antes de cristo!!! Nunca tinha encostado em nada de antes de cristo!

Um deles é chamado de "Templo de Diana". Na verdade, ninguém sabe o que é essa contrução, tiraram esse nome do suvaco. Especula-se que era um templo, mas poderia ter sido tbm uma biblioteca... Tá bem acabadinho, mas pra idade tbm...

Depois, subimos um morro pra chegar na Tour Magna, que tbm é de antes de Cristo e era usada pra defesa da cidade. Ela tá pela metade, mas tá lá!

O morrinho parece pequeno, mas cansa, viu?

Uma descansadinha, e subir lá em cima pra ver a cidade toda!


Tem um caso muito bizarro dessa torre. Um cara, a muito tempo atrás, cismou que segundo uma profecia de Nostradamus, tinha um tesouro enterrado nessa torre. Mas a profecia não era muito clara, falava só de uma torre velha que escondia o sol e a lua (ouro e prata). Mas o cara cismou. Aí ele foi até o rei da França da época (devia ser um Luis qualquer coisa) e pediu autorização pra escavar a torre. Se ele achasse um tesouro, metade seria do rei. O rei autorizou! O cara quase destruiu a torre e, lógico, nada de tesouro. O cara enlouqueceu, a torre quase caiu, e até hoje eles remendam ela pra ver se ela continua em pé!
Descendo da torre, mais coisas bizarras. Primeiro muitas muitas buzinas. Depois uma espécie de samba, meio estranho. E de repente, subindo o morro, vários muçulmanos e uns 5 casais de noivos!!! Mó animação, achei até legal! Deve ser um casamento comunitário! E o lugar é lindo!

Depois disso, estávamos mortos de andar... E nossa passagem de volta era só ás 10 da noite... Comprei esse horário pra gente poder jantar com calma, mas arrependi... De 6h até ás 7 e meia ficamos vagando sem rumo e cansados... Depois jantamos nesse restaurante, que era bom, mas nada espetacular e voltamos para Montpellier, lar doce lar depois de um dia inteiro andando!


sexta-feira, 14 de março de 2008

De volta á dança!!!

Depois de quase 3 meses aqui, eu finalmente consegui achar tempo, uma academia decente com um preço justo e a coragem pra ir finalmente fazer uma aula de dança.

(Isso foi na 4a feira, mas essa semana está uma verdadeira loucura! Acho que vou morrer de tanto trabalhar, por isso não postei antes, mas ainda tá em tempo!)

Bom, a academia chama Bo'em Dance e é a uns 10 minutinhos á pé da minha casa, fica do lado de uma praça onde tem uma loja da Virgin gigante e um tanto de barzinho. Isso é bom pq mesmo mais tarde ainda tem movimento na rua, o que me possibilita de fazer aulas até mais á noite. É uma sala só, bem grande (maior que a sala 2, hehe) num prédio antigasso, bem bonito!

As aulas são de 1h e 15 e só uma vez por semana. Resolvi fazer classico e modern jazz! Tem tbm uma aula de flexibilidade aos sábados que está nos meus planos.

Mas vamos aos acontecimentos. Cheguei em casa e fui desenterrar meus collants, meia, sapatilha, grampos. 1o problema: a franjinha francesinha não prendia por nada! Me irritou bastante. 2o problema: ao me vestir toda bonitinha, me senti como o colega aí abaixo!

No frio, com 500 casacos, blusas, cachecóis, a gente nem vê o tanto que tá o obesa!!! Tô com medo da minha bunda iniciar um movimento de emancipação, pq ela sozinha já é quase uma outra pessoa inteira!!!

Superado o trauma inicial, lá fui eu pra aula, pq afinal de contas não é pra isso mesmo que eu vou fazer um exercício? Chegando lá, fiquei feliz de ver várias outrasd amigas gordinhas, no mesmo barco que eu!

A 1a aula foi a de clássico. A prof é uma gracinha, parece a Ana Botafogo loira! Os exercícios são bem simples, o que é bom, pq dá pra trabalhar bem! O povo em geral é bem ruinzinho. Aliás, tem gente de tudo quanto é tipo: uma menina tcheca; uma mexicana que não fala uma palavra de francês; uma tia modernete loira platinada; uma ex-bailarina clássica frustrada que ficou gordinha; uma nerd típica de óculos, gordinha e desengonçada; uma pat francesinha metidinha; uma alemã magrinha, físico de bailarina clássica, figurino de bailarina contemporânea, cara de quem arrasa, mas que não dança nada... Uma verdadeira fauna!

Momento piadinha interna de bailarina: Como no clássico os nomes são todos em francês, facilita muito pra pescar o que a prof fala. Mas tem uma pegadinha... Tendu ("tandi") em francês, significa "estica". O tendu que a gente faz no Brasil na verdade chama battement. Aí na hora do plié, a prof falou: "Plié, tendu"! Eu fiquei doida! Como assim? Não entendia o que ela queria, tava achando mega estranho! Mas aí eu peguei que o tal do plié-tendu é o nosso plié-estica! Quase um mico, mas me salvei a tempo!!!

Logo em seguida, foi a aula de jazz. O professor parece um Justin beeeeem piorado, mas é superbonzinho e mega-gazela! A fauna de alunos era composta por elementos bem semelhantes, mas com o acréscimo de várias tias que se congelaram nos anos 80 e alguns homens. Tinha tbm uma menina (a única!!!) que era normal e muito boa por sinal!

A aula começava com um alongamento em pé, basicamente de braços e troncos. As pessoas travadas como eu que se virem pra alongar perna! Tinha muita coisa parecida com o que a gente faz aí, mas muita coisa nova e interessante tbm. Depois teve um exercício de piruetas saído diretamente do flash dance! Muito jazz dos anos 80, mas eu adorei!!! É uma delícia de fazer. Depois teve um plié muito bom que já emendava com uma variação com umas pernas, piruetas que foi a parte que eu mais achei diferente! Foram só esses 3 exercícios a aula inteira e a gente repetia 89 vezes cada um.

Saí de lá morta, mas me sentido revigorada! Exercício faz falta demais! Mas a gente só percebe o tanto quando volta a fazer! Acho que vai ser bom! Depois eu mostro no Brasil tudinho, vou decorar e deixar tudo anotado!

Tem uma piadinha infame que é assim:
- Como uma bailarina sabe que ela morreu?
- Quando no dia seguinte ela acorda e não tem nenhuma parte do seu corpo doendo.

Pois se isso é verdade, eu sou a pessoa mais viva do mundo! As dores que eu estou sentindo, eu não sentia a tempos!!! Dói pra andar, pra sentar, pra respirar, pra pensar!

Mas ainda bem que semana que vem tem mais!

domingo, 9 de março de 2008

Pronto, fiz!

Fim de semana típico outra vez.
Na 6a, estamos criando a tradição vinhos e queijos. Depois colocamos umas músicas brasileiras e até dançamos! Quase virou uma festinha!!!

No sábado de manhã, mais uma jornada exploratória da cidade. Mas dessa vez por um bairro que se chama Beaux Arts. É bonitinho, mas não tem nem de longe o charme do Centre Ville. É mais cidade mesmo.

O legal é que nesse passeio achamos o restaurante Le Jardin des Sens, que eu tava doida pra saber onde que era. Esse é o único restaurante com 3 estrelas do guia Michelin em Montpellier, ou seja, é o melhor que tá tendo por aqui. Já estávamos programando a ocasião pra jantar lá, quando a surpresinha...

O menu, sem bebidas, é a bagatela de 180 euros!!! Fora da realidade! Mas me deu muita vontade de ir e conferir se realmente a comida é tão melhor assim... E tbm tem um menu de pobres por 80 euros, tbm sem bebidas... Já melhora a situação um pouco.
Mas calma que o título do post não quer dizer que eu surtei e resolvi gastar todo meu dinheiro pelos próximos 3 meses em uma refeição! Foi outra peripécia minha...
Chegando em casa, não sei se o tédio, a atmosfera ou qualquer outra coisa (talvez até uma homenagem ao niver da Babi!), me deu um surto e eu cortei minha franja!
Não sei o que eu achei. Tem hora que eu acho que ficou legal, super muderno e francês. Tem hora que eu acho que eu fiquei igual a Lídia Brondi em "Vale Tudo" (esqueci o nome da personagem...). Tem hora que eu acho que fiquei com muita cara de retardada... Mas enfim... Pronto, fiz!

Pra estreiar o novo look, eu e o Felipe saímos a noite, naquele bar na esquina de casa, só pra tomar um vinho e comer uns petiscos!


Não acostumei com a minha cara ainda, mas minha franja cresce muito rápido! Em uma semana acho que ela já fica de ladinho.
E tbm se eu tiver ridícula, aqui na França é liberado cada um fazer o que quer com o cabelo. Então na rua, de cada 10 pessoas, pelo menos umas 6 vão estar mais ridículas que eu! Eu espero....

sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional das Mulheres

Fiquei emocionada de receber esse email do diretor do CNPq ( é o órgão do governo financiador da ciência, que paga a minha bolsa). Sabe quando vc fica até orgulhosa e achando que vc vei mudar o mundo? Pois é!

"O Dia Internacional da Mulher merece registro e comemoração. A participação das mulheres nas diferentes atividades, em igualdade numérica e qualitativa, é um dos melhores indicadores da maturidade de uma sociedade. Não é apenas uma prova da abolição de um dos mais antigos preconceitos, mas também uma demonstração de que os múltiplos entraves ao seu progresso profissional vão sendo removidos, revelando uma sociedade que tende também a minimizar ou extinguir os impedimentos ao acesso pleno a seus direitos. A última década assistiu a um impressionante avanço da participação das mulheres nas atividades acadêmicas e científicas: a proporção de mulheres continua aumentando nas universidades, em todos os níveis, seja como alunas ou nos cargos diretivos mais elevados, como diretorias e reitorias, o número de bolsistas do CNPq tende ao equilíbrio entre homens e mulheres; e não existem mais áreas de atividades técnica ou científica consideradas privativas de homens. Assim, sentimo-nos orgulhosos de participar dessa geração em que as mulheres vão se integrando plenamente às atividades científicas e tecnológicas. Finalmente, quero cumprimentar a todas as mulheres, bolsistas, pesquisadoras, professoras universitárias, dirigentes de ciência e tecnologia, servidoras e colaboradoras do CNPq.
Atenciosamente
Marco Antonio ZagoPresidente do CNPq "

Para comemorar o nosso dia, mulheres, vai aí mais um poeminha da Adélia Prado, que é muito lindo!

COM LICENÇA POÉTICA
Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável.
Eu sou.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Primeiras flores da casa!!!


Na vinícola que a gente visitou, comprei uma garrafa de vinho branco só pq ela era azul, e ia ficar linda de vaso depois.

Com o rótulo devidamente retirado, colado e avaliado no nosso caderninho, a garrafa ficou prontinha para receber as primeiras flores da França, que o Felipe, mantendo essa tradição bonitinha, trouxe pra mim!

terça-feira, 4 de março de 2008

O paradoxo da faxina

Meu Deus, por que gastar horas do seu fim de semana pra deixar a casa limpa se 2a ela já está imunda de novo?
Acho que da próxima vez vou limpar tudo e dormir no corredor do prédio e comer na rua pra não sujar!

segunda-feira, 3 de março de 2008

O primeiro fim de semana do começo da nova rotina!

Depois de 10 milhões de acontecimentos, viagens, visitas, mudanças, eu acho que finalmente é essa que vai ser a minha vida daqui pra frente nos fins de semana. Claro que eu espero que ainda tenham muitos acontecimentos,viagens, visitas e mudanças, mas acho que no geral vai ser isso.

E "isso" foi muito bom.

Depois de uma 6a feira mega corrida, que eu nem tive tempo de almoçar, comprei um vinho, passei na Paul, que é a melhor padaria do mundo, comprei uma baguete bem boa, e fui pra casa. Tomei banho e me aprontei, pq o pessoal da sala do Felipe tinha combinado de ir num bar. Como eu ia ser a intrusa do local, a gente combinou de chegar um pouquinho mais tarde, pra já estar todo mundo entrosado e não ser tão sem graça a minha chegada. Enquanto isso, a gente faria nossa pré com queijos e vinhos!

Mas aí que tava o problema. Enquanto o Felipe falava no telefone com o Fá rapidinho antes da gente sair, eu apaguei no sofá! Mas aquelas apagadas de vc acordar e nem saber que dia que é! 6a atribulada + vinho + sofá = desmaio! E acabou que não saímos.

No sábado, acordamos 10h sem fazer força nem pra levantar nem pra dormir mais. Fomos lavar roupa numa lavanderia que é mais longe, mas mais barata. E lógico que por isso ela estava lotada! Ficamos lá até 2 e meia da tarde!!! A gente tava morrendo de fome então só deixamos as coisas em casa e fomos comer um sanduíche de filé com batata frita que, com uma lata de refri, é 3,50! É ótimo, gigante e barato!

Depois fomos dar uma voltinha pelas redondezas da nossa casa. A gente não podia morar em lugar melhor! A rua é tranquila, mas a 2 passos tem a Comedie que borbulha nos fins de semana, principalmente quando tem sol. Mil ruazinhas, mil lojinhas, e cada dia uma nova descoberta. Achamos uma lojinha de 2 euros, que é a versão européia não-eufemista das lojinhas de 1,99 brasileiras. Compramos um jogo americano novo, quadriculado de laranja, verde e amarelo, muito feliz; um kit que vem com 28 lixas de unha (eu precisava só de uma na verdade!); grampos de cabelo, ja que eu vou começar a dançar de novo (se Deus quiser essa semana ainda); e um kit de costura pra pregar os vários botões de casaco que estão caindo. Andando mais um pouquinho, achamos uma feirinha de livros usados, tudo a 1 euro! Tinham milhares de livros! Sabe quando é tanta informação que vc nem consegue escolher? No final das contas resolvemos levar dois livros do Tintin em francês e um dicionário ilustrado! Parece meio mongol, mas é ótimo pro vocabulário!

Continuamos andando até anoitecer, e vimos muitas coisas legais! Chegamos em casa e aí sim fomos guardar as roupas lavadas. Descansamos um pouco, tomamos banho e fomos para o nosso primeiro jantar fora em Montpellier! Achamos um restaurantezinho pequenininho e bonitinho, que se chama "Le ferme", a 100m da nossa casa, que servia o menu completo (entrada+prato+sobremesa) por 14 euros! Bem justo o preço. Ainda mais pela comida, que estava divina!!! Melhor musse de chocolate da vida!!! E o vinho que a gente pediu tbm foi o melhor até agora!

Na França, eu finalmente tenho domingos com cara de domingo, e esse não foi diferente. O começo, pelo menos, pq depois foi a hora da dona de casa. Faxina geral! Com direito a esfregar o rejunte dos azulejos do banheiro com escova de dente e arrastar todos os móveis pra aspirar e passar pano! Ficou um brinco! Mamãe ia ficar orgulhosa de mim! Depois, passar as roupas que foram lavadas ontem. Não digo que seja o meu forte, mas tô melhorando a cada dia. Almoçamos em casa e de sobremesa fiz brigadeiro!!! Ficou bom, mas por incrível que pareça fica diferente! O gosto do leite condensado é diferente. Meio um gosto de coco... Mas deu pra matar a saudade!

Baixamos vários filmes pra ver aqui. Mas depois do meu dia de "Do-Lar", na primeira cena de "No country for old man", ganhador do Oscar 2008, eu já estava desmaiada de novo...