segunda-feira, 28 de abril de 2008

Um fim de semana diferente: amigos e praia

Esse fim de semana foi bem diferente de todos que eu já passei aqui até agora. Digo diferente no sentido de legal, e não de bizarro.

Depois de jantares e saídas, na 6a consegui burlar meu orientador brasileiro. Também porque não tinha mais nem água pra beber em casa, era imprescindível fazer supermercado.

No meio das compras, o amigo guatemalteca do curso do Felipe liga pra ele e convida a gente pra fazer algo. Porém ele ainda não fala muito bem francês, e ele e o Felipe conversam numa mistura de francês, inglês e espanhol. Ao vivo, ça va, pq a "Imagem em Ação" ajuda um pouco, mas no telefone, é dureza a comunicação. Resultado: o Felipe disse que sim, a gente animava, mas na verdade não fazia a menor idéia do que tinha sido o convite. Fiquei meio brava pq não tinha nem idéia de que roupa vestir pro compromisso misterioso.

Apesar de ter sido "com emoção" o convite era pra uma coisa bem legal. Esse amigo, Fernando, é chef de cozinha e está trabalhando num restaurante aqui. A dona desse restaurante estava inaugurando um novo espaço para cursos de culinária e restaurante, naquele esquema que vc paga um tanto, aprende a preparar o prato e depois come o que vc fez. O lugar era uma gracinha. Tava lotado, mas tinha vinho e tira-gostos liberados. O Fernando é muito legal e namora uma francesa, Julie, que coincidentemente é bióloga com um post-doc em Imunologia!!! Ela é uma graça e ficamos conversando horas. Depois da inauguração, fomos esticar a noite num outro bar, tomamos mais um vinho e foi uma noite muito legal, em boa companhia. Os dois são um pouco mais velhos, 30 anos, mas são muito legais e tbm não conhecem ninguém aqui em Montpellier. Acho que eles estavam em busca de um casal amigo pra sair, viajar, etc. Tomara que tenham encontrado, pq ia gostar fazer amizades locais. É muito bom ter o Felipe aqui, com o Bernardo e a Teka em Pari tbm acaba que a gente nunca fica muito tempo isolado, mas tem hora que faz falta uma companhia a mais pra sair.

No sábado, não teve escapatória e 11h o Claude, meu chefe daqui, ia me pegar pra ir passear com o Carlos, meu chefe daí. Tensões a parte, dessa vez foi mais legal pq o Claude convidou tbm a Randa, a tunisiana que faz doutorado tbm aqui no lab pra ir com a gente. Não me entendam mal, meus dois chefes são mais do que legais, me tratam muito bem, conversam e tudo mais. Sou eu que sou tensa com essas coisas. A mulher do Claude, que é bonitinha demais, tbm foi.

Fomos passear em La Grande Motte. Breve explicação histórica: antigamente, o litoral da região do Languedoc não tinha nada. Só pescadores e mosquitos. Como a água era limpa, as praias eram de areia, e não de pedra como grande parte das vezes, e o lugar era bonito, no década de 70 as pessoas tiveram a brilhante idéia de revitalizar o local para atrair o turismo para a região. La Grande Motte foi a primeira cidade do Languedoc projetada para ser um grande centro turístico. Os arquitetos que projetaram fizeram questão de incluir grandes espaços verdes na cidade e de dar um tom futurista para os prédios. São todos muito diferentes, coisas que eu nunca vi igual. Mas achei bonito.
Lá é uma cidade de veraneio mesmo, ou seja, que só enche no verão. Fica o ano inteiro com centenas de barcos ancorados e as ruas vazias, pra no verão bombar de gente. Como estava um dia muito quente, até que tinham bastante pessoas na praia. Tem clima de praia mesmo, apesar da beleza de fato do lugar nem se comparar com o Brasil.

La Grande Motte. Mas essa não é a praia de nadar. É a praia de olhar, por causa das pedras.


Portinho básico...


Com iatinhos básicos...


Arquitetura.

Para almoçar, fomos numa outra cidade pertinho, Le grau du Roi, que tbm é praia, mas mais simples que La Grande Motte, mais de pescador mesmo. Almoçamos na beira do canal do Porto. Foi ótimo!


Le Grau du Roi. O restaurante era na beira desse canal que cai no mar.

Pra finalizar, passamos a tarde em Aigues-Mortes ("águas mortas" em occitanio). A cidade chama assim pq antigamente, lá pelos 1200, na época das cruzadas, o mar chegava até lá e era de lá que saiam as grandes expedições pro Norte da Africa. Hoje, o mar recuou e está á 6 Km de Aigues Mortes. A cidade é pequenininha, e apesar de ainda ser no Languedoc, já tem grandes influências da Provence, o que dá pra ver pelo estilo das lojinhas. Um dos atrativos da cidade é a grande muralha que a cerca e a Tour de Constance. Essa torre servia de prisão para mulheres, na época da guerra entre cristãos e protestantes, lá pelos 1500 da vida. Antes, não tinha nada que proibisse os protestantes, mas quando eles foram crescendo, a lei que garantia essa liberdade de culto foi revogada, e eles começaram a ser perseguidos. Aqui no Languedoc muitas cidades de maioria protestante resistiram por muito tempo a pressão da Igreja. Foi uma guerra horrível (como todas as guerras) com muita gente morrendo e fazendo bobagem dos dois lados. É muito impressionante pq nessa torre tem gravado na terra a palavra "Resister", que foi feita ao longo de 30 anos que uma mulher ficou presa lá, negando a se converter á fé católica. A mulher escreveu na pedra com a unha á 500 anos atrás e o trem ainda tá lá!!!

Tour de Constance



Resister!

Emcima das muralhas. Tour de Constance no fundo. Pessoas em ordem de proximidade da câmera: Randa, Martha (esposa do Claude), Claude (só o topo da cabecinha grisalha), e Carlos

Depois disso, voltamos pra Montp. Chegando aqui a Randa me chamou pra ir no shopping com ela. Ela falou que tinha uma loja em promoção, que ela tinha experimentado 500 coisas, mas que não conseguia decidir sozinha. Fui lá com ela e foi ótimo. Ela tem um noivo que mora em Perpignan, pertinho daqui. Eles casam 9 de agosto na Tunísia, com toda a tradição muçulmana!!! Deve ser muito legal, e ela me convidou, mas na Tunísia, fica um pouco complicado. Mas quem sabe? Depois de lá, a gente deu mais umas voltinhas e ela ficou toda feliz. Falou que mesmo com o noivo aqui, ela sente falta ás vezes de uma companhia feminina pra bater perna em loja. E faz mesmo... Nenhum homem, nem o mais santo de todos tem paciência com isso. Combinamos de repetir o programa mais vezes.

No domingo, lavar roupa e mais um jantar, o que está virando rotina, tô até acostumando em ficar educadinha e puxar papo em francês com pessoas com as quais eu tenho 0 liberdade. Mas o saldo geral foi positivo!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Choque cultural

É muito engraçado ver, apesar do mundo globalizado e de sermos todos seres humanos em geral, como os países são diferentes mesmo!

Tem um cara aqui no laboratório que nasceu no Vietnã, mas já tá aqui faz tempo. Dentro do projeto de cooperação científica Brasil-França, no qual estou tbm inserida, a 15 dias atrás ele esteve no Brasil, em BH.

Sendo o Vietnã um país mais pra "tropical" tbm, com frutas, natureza e essa coisa toda que geralmente enlouquece os gringos, não foi isso que chamou mais a atenção do meu colega de laboratório. Mesmo tendo passado um fim de semana em Macacos, que é lindo até pra quem é nativo na minha opinião .

Ontem ele veio conversar comigo, pra contar sobre sua "experiência" em Belo Horizonte. Contou que gostou muito e foi muito bem recebido. Que o brasileiro é um povo muito caloroso e acolhedor, blablabla e essa história toda da gente virar "índio quer apito" sempre que vê um gringo. Conversamos um pouquinho e ele voltou pra sala dele.

5 minutos depois ele volta intrigado. Queria muito me fazer uma pergunta. Ele parecia mesmo encafifado com o negócio. Ele me perguntou quanto que uma pessoa pagava geralmente pra esses tomadores de conta que também lavam o carro. Eu respondi que tipo de 10-20 reais. E ele ficou maravilhado! "Mas lava dentro do carro também?" Respondi: se vc assim quiser, lava tbm! "Mas que coisa formidável!"

Eu nunca tinha pensado nisso, mas realmente aqui na França, mesmo nos lava jatos, é vc mesmo que lava seu carro. Aliás, qualquer serviço mais sub aqui é vc mesmo que faz. Vc paga pelos aparelhos. É até engraçado , pq tem um lava-jato aqui perto e sempre vejo umas madames de salto na labuta, de mangueira e bucha na mão. Realmente lavadores de carro podem ser interessantes. Até mesmo pq eles lavam seu carro enquanto vc tá em algum compromisso, o que também poupa seu tempo. Só não é legal quando eles ameaçam arranhar seu carro quando vc não quer lavar, ou coisas do tipo.

Depois da euforia, ele ficou mais grave e perguntou: " As pessoas que fazem esse serviço, são os habitantes das favelás? ". Habitantes das favelas! Falando assim parece até que é um outro planeta! Achei bizarro! Mas a constatação de que sim, são os habitantes das favelas que fazem esse serviço, me lembrou de toda essa questão de subempregos no Brasil, de gente que aceita as migalhas da sociedade pra fazer aquilo que os que tem dinheiro tem preguiça ou preferem não fazer. Aqui ninguém se submete a isso, por isso essas coisas como faxineira, lavadeira, passadeira, cozinheira, lavador de carro, bombeiro, eletricista, pedreiro, etc são serviços caros e não são utilizados pela classe média, como acontece a rodo no Brasil. Não vou negar que isso é um comforto muito bom pra gente, mas com certeza não é exatamente um bom negócio pros "habitantes das favelas".

Outra coisa que ele ficou impressionado foi que, uma 4a feira a noite ele foi em um restaurante com um professor da UFMG. Na mesa ao lado haviam umas 4 ou 5 jovens senhoras, nos seus early-60's, bebendo vinho tinto e falando alto (seu futuro com as meninas, mamãe!). Tá, qual é o estranho disso? Ele disse que isso não se vê na França. Mulheres sozinhas bebendo e fofocando. E ele nem falou num tom de reprovação machista não. Era estranhamento mesmo. Que que essas mulheres francesas, elegantes, inteligentes e independentes fazem, que não podem sair com as amigas e conversar alegremente em torno de um bom vinho? Eu, hein!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Fazendo social...

Anteontem meu orientador brasileiro chegou aqui.

O que significa que eu tive que buscar no aeroporto a atender á vários compromissos sociais desde então. E isso significa que a minha jacuzisse aguda ataca novamente!

Ontem teve jantar na casa do orientador daqui. Se pelo menos tivesse mais pessoas pra diluir, mas era só ele, a esposa, eu e o chefe brasileiro. Mas sobrevivi, como venho sobrevivendo á vários ataques de jacuzisse. Apesar de estar vencendo essas barreiras, isso não faz com que elas sejam mais fáceis de serem ultrapassadas!

Tô já com dor de barriga pro fim de semana...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pão de Queijo!!!

No sábado, fomos fazer o pão de queijo com a mistureba que mamãe mandou do Brasil. E então descobrimos o paradoxo do "quando mais queijo, menos queijo". Na França é possível comer um queijo diferente a cada dia do ano, sem repetir, de tanta variedade que tem. Mas se vc procurar por uma mussarela, ou algo simples do tipo, vai passar dias sem encontrar, e quando encontrar, vai ser uma fortuna.

Assim, tivemos que improvisar. Acabamos comprando um emental, que depois pensando friamente agora, foi um erro. O queijo original de fazer pão de queijo é bem salgadinho... E o emental nem tanto...

Mas foi super fácil de fazer, e mesmo com o emental, ficou uma delícia!!! Com gosto de emental, mas quentinho, com a consistência ideal! Olha como que ficou bonito! Recomendo pra todo mundo!


Ainda tenho um outro pacote de misturinha, e aceito sugestões de queijo pra colocar nela!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Agradecimentos

Agora que as coisas começaram a "despiorar" (sim, pq eu consegui um experimento que deu mais ou menos hoje, mas que está longe de ser bom), e minha cabeça está mais no lugar vou fazer algo que deveria ter feito a muito tempo: agradecer todas as coisinhas que eu recebi do Brasil!

PAPAI E MAMÃE: amei a massa de pão de queijo (vou fazer sábado); as roupas de dança vão ser mega úteis; e as músicas do cd arrasaram, salvaram meu Ipod da mesmice!

SIS: adorei a carta contando do casamento e aguardo ansiosamente a 2a parte; os noivinhos do bolos são muito fofos e o dvd do chá de panela ficou lindo! Ri demais das respostas do Vinícius!

SOGRINHA: o cartão dos coelhinhos é a coisa mais fofa do mundo; e a bolsa enormelous, além de linda, já começou sendo super útil na viagem de volta. Vai ser ideal para pequenos grandes passeios de fim de semana fashion.

NUCLEICAS: chorei com a blusa dos 30 anos! Ficou linda, e se der tudo certo estou aí no fim do ano pra ter o gostinho pelo menos da comemoração. O DVD ficou ótimo ,estavam todas lindas, mas vergonha interna de mim mesma no making off. Quem deixa eu fazer essas bobices? Pq ninguém me impede de pagar esse mico? Ah, e adorei a cartinha tbm.

TCHUMAS E AGREGADOS: Os recadinhos feitos em pleno churrasco da Babi me mataram de rir. Imagino como deve ter sido ao vivo!

SAUDADES DE TODO MUNDO, e obrigada tbm á todos que acenderam uma vela, deram 3 pulinhos, chutaram uma macumba, ou que simplesmente torceram pra mim no meu momento de desespero.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Até o fim!

Meu lema nesses dias agourentos!

Até o Fim
Chico Buarque


Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
Não tem cigarro acabou minha renda
Deu praga no meu capim
Minha mulher fugiu com o dono da venda
O que será de mim ?
Eu já nem lembro "pronde" mesmo que eu vou
Mas vou até o fim!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Parrí, mais uma vez!

Depois do meu surto desesperante de 6a fui esfriar a cabeça em Paris, porque afinal de contas meu pai mandou e eu sou muito obediente.

Baixei várias músicas novas no meu Ipod, das quais tirei várias lições de vida, então a viagem passou super rápido.

O Felipe já tinha ido na 5a cedinho então ele, o Bernardo e a Teka foram me buscar no metrô. Deixei as coisas em casa e fomos para um bar porque estava tendo a despedida de uma brasileira lá. Ficamos um pouquinho só, pq já tava todo mundo indo embora. Depois deixamos a Teka em casa.

Como ela tá ficando pertinho da Av.Montaigne, uma das avenidas mais chiques de Paris (se não for A mais), resolvemos voltar a pé e passar por lá e pela Champs Elysée. Mesmo estando a noite com tudo fechado, é de babar. As lojas de grife, os hotéis, os carros estacionados na rua, tudo é tão bonito e glamuroso, que dá vontade de chorar, pq ao mesmo tempo dá a exata noção de que aquela é uma realidade a léguas de distância da minha. É algo que, nem que eu me acabe de trabalhar o resto da vida, eu vou ter. E eu achei isso muito do injusto!

Quando a gente (pelo menos eu) pensa que no mundo existem ricos e pobres, os parâmetros que definem o que é "rico" e o que é "pobre" são aqueles aos quais a gente tem acesso, o que a gente vê no nosso dia a dia. E diante do luxo da Av.Montaigne, deu pra ver que o mundo é muito mais cruel do que eu pensava, pq os "ricos" são muito mais ricos que os da minha imaginação, e provalvemente, os "pobres" são muito mais pobres tbm.

No dia seguinte acordamos quando deu e fomor roletar. Passamos rapidinho por NotreDame, Panteon, Institut du Monde Arabe, Jardin du Luxemburg, mas sem se prolongar demais em nenhum deles. Tudo lindo. Passamos também pela Sorbonne, pro Felipe dar uma olhada. Muito chique! E se ele for estudar realmente nessas faculdades de Paris, vamos ter que providenciar sério uma renovada de guarda-roupa, pq ô povin arrumado, viu? E nem é de terno-e-gravata não. É cada um chique no seu estilo. Fiquei com inveja!

"Janela" do Institut du Monde Arabe.

Panteon

Faculté de Droit

Almoçamos um sanduíche mesmo (Pomme de Pain!) e voltamos pro Jardin pra fazer o quilo. Ficamos lá a tarde inteira, só observando as pessoas, na preguiça. Foi muito bom, muito relaxante e muito fino, pq fazer a sesta em um jardim lindo em plena Paris é demais!


Amorino, melhor sorvete do mundo!



Jardin du Luxemburg

Depois encontramos com a Teka e demos mais uma voltinha pela Torre. A Cristina (amiga dos pais dela que eu ja tinha conhecido antes e na casa de quem a Teka tá ficando), chamou a gente pra jantar lá depois. Foi um ótimo programa: pessoas legais, comida ótima e conversa fiada a noite toda.


No dia seguinte acordamos tarde tbm. Decidimos ir no Invalides, onde tem um museu da guerra e o túmulo do Napoleão, pq com dois homens de companhia, soldadinhos e arminhas acabam ganhando de qualquer outro programa. Mas achei ótimo. É super interessante. Ainda mais pq eu acabei de ler um livro ambientado na 2a guerra ("A menina que roubava livros") então estava com tudo ainda fresco na cabeça. Me deu muita saudade de aula de história! Fiquei tentando lembrar os motivos que levaram á primeira guerra, e consegui até resgatar algumas coisas das profundezas das gavetas do meu cérebro. Mas me deu muita vontade de saber direito. Acho que quero um livro de História!

Além disso, tinha inaugurado a pouco tempo uma parte nova, que era uma exposição audio-visual sobre a vida do Charles de Gaulle. Eu que, depois de ler o discurso dele que está escrito embaixo do Arco do Triunfo, já era fã, fiquei mais fã dele ainda. Parece que foi um cara bacana, que ajudou a França nas horas em que o bicho mais pegou, mas ainda assim soube a hora de se retirar. Mas posso estar enganada. Preciso de um livro de História dele tbm...

Ficamos mil horas lá, e quando a gente deu por si, foi a conta de comer, arrumar as coisas e voltar pra terrinha que a gente agora chama de lar!

É engraçado como que a impressão que eu tive de Paris dessa vez foi totalmente diferente das primeiras vezes. Ela ficou ainda maior, mais imponente, mais bonita e mais distante. Acho que foi pela comparação, pq Montpellier é realmente uma cidadezinha pacata do interior comparada a ela. Me deu sentimentos muito contraditórios, pq ao mesmo tempo me deu vontade de sair correndo dali e ir pra um lugar mais aconchegante e real (BH ou MTPL) e também uma vontade louca de fazer parte daquele cenário de filme, de tentar viver naquele lugar aparentemente intocável e inaccecível aos mortais, que acabam nas banlieus da vida. Eu acho que é isso que acontece com os imigrantes. Eles se apaixonam por um lugar e querem fazer parte daquilo. Mas eu acho que isso nunca acontece e vc fica o resto da vida contemplando uma vida do lado de fora.

E é por isso que, apesar de estar amando e achando tudo lindo, não tenho a menor duvida de que volto pra Brasil e é lá que eu vou fazer minha vida!

P.S: Estão faltando algumas fotos, mas depois eu posto!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Apelo!

Pessoas,


precisando de ajuda aqui! NADA dá certo nesse laboratório! Eu nunca tive uma mão excelente pra experimentos, mas quando dava errado, eu sempre tinha a desculpa da falta de infraestrutura.

Agora aqui não tem dessa! Tem tudo do bom e do melhor além de pessoas que vivem exclusivamente pra fazer uma técnica. Mas mesmo assim tá dando errado, não só as minhas coisas como as das pessoas ao meu redor. O que é bom, pq significa que não é minha culpa. Ou será que eu sou tão pé frio que eu contagio os outros? Ai, Jesus, Maria, José! Sai de mim!!!


"Pode escrever no quadro, sinhá

Deixa todo mundo ler:

O bicho ruim quando não tem no que dar cabo

Primeiro morde o rabo e logo após vai se comer!"

terça-feira, 8 de abril de 2008

Tem gente lendo o meu blog...

O fim de semana em Montpellier começou com o verdadeiro verão. Sol digno de praia, com direito a queimadura de 2o grau no couro cabeludo, no lugar que parte o cabelo e fica ardendo demais durante toda a semana toda vez que vc penteia o cabelo e quando começa a descascar fica parecendo caspa!
Aproveitamos o belo dia para passear nas lojas (comprei 2 sapatos pq estava realmente precisando, e foi muito barato!) e almoçar ao ar livre, que é o quente do verão por aqui. Todo restaurante que se preze tem que ter umas mesinhas na calçada pra todas as lagartixas branquelas sairem da toca e se escarrapacharem ao menor sinal de sol. Fomos num restaurante na pracinha da Virgin (que chama assim por ter uma megastore da virgin, drrr). Muito boa a comida e como a gente não tinha nada melhor pra fazer no dia ficamos lá, tomando um solzinho, comendo devagar, entrada, prato, sobremesa, cafezinho...

Quando finalmente resolvemos levantar, avistamos uma multidão (sic) que começava a descer a rua, fazendo muito barulho. Resolvemos ficar pra ver o que era. E era um protesto!!! Mas não como a passeata sem graça de alguns dias atrás. Era de verdade! Com gente gritando exaltada, xingando o Sarkozy, e bastante gente!!! Até a polícia tava tentando impedir eles de passar!!! Pensei comigo mesma: é muita coincidência uma coisa dessas dias depois de ter postado a passaeta sem graça no blog... esse povo só pode estar lendo ele!

Mas quando ficou claro o motivo do protesto, minhas esperanças de estar ficando mundialmente famosa e influenciando comportamentos de toda uma comunidade foram por água abaixo. O protesto era de imigrantes, que estavam protestando pela regularização e pelo fim das extradições que vem acontecendo ao longo desse ano. Claro que uma manifestação acalorada como essa não podia ser feita por franceses! " Arrêt de raffles, arrêt des expulsions, regularización pour tous les sans-papier!" era o grito de guerra.
Explico: desde que eu cheguei aqui de quando em quando sai no jornal o caso de algum imigrante que não consegue a renovação dos seus documentos: tem homem que já trabalhava regularmente a 12 anos na mesma empresa, tem estudante no meio do curso, tem avó de família que cuida dos 89 netos nascidos já na França, tem recém-casados. Enfim, várias pessoas que JÁ estavam na França a muito tempo e muito bem obrigada que aleatoriamente tiveram seus pedidos de renovação da Carte de Sejour negados. E cada caso que aparecia, junto vinha uma ondinha de protestos que levava uma nova análise dos papéis, que por fim acabavam sendo concedidos. Isso é resultado da política xenofobista do Sarkô, segundo os mais exaltados. O que eu acho que tem muitos fundos de verdade, uma vez que agora os procedimentos burocráticos que eu tive que enfrentar pra vir pra cá foram muito maiores e mais complexos do que das meninas que vieram antes de mim, na era pré-Sarkô.

E o pior é quando se chega aqui é nítida a importância dos imigrantes! Inclusive meu prof de Francês cita isso sempre: se não fossem os imigrantes, a Europa já teria entrado em colapso a muito tempo, pq só teria velhos, não teriam pessoas pra executar tarefas simples, mas indispensáveis, não teria crianças e assim não teria futuro, e não teriam consumidores pra tudo que o país produz. São os imigrantes que fazem a roda girar!

Não sou tão anarquista igual alguns da manifestação, que queriam acabar com as fronteiras do mundo, cada um morando onde quiser e bem entender, apesar de achar a idéia até bonita. Na vida real, tem sim que ter uma regularização até pelos próprios direitos do imigrante. Mas isso não significa violência, humilhação e preconceito.

E agora que nosso querido presidente Sarkoleon (como alguns o chamam aqui por achar que ele tem mania de grandeza) casou com a lindíssima Carla Bruni, italiana de nascença e por definição IMIGRANTE, vai ficar difícil manter políticas xenofobistas sem ser muito muito hipócrita!


Imigrantes também e portanto simpatizantes da causa, resolvemos ficar um pouquinho na manifestação e até arrisquei uns gritinhos, hihi.

O domingo foi de sol tbm, mas com vento. Fomos ao museu, demos umas voltinhas e fomos pra casa domingar mesmo...

E o sol do finde já virou cinza e chuva... Tempinho horroroso hoje...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Horário de verão

Começou o horário de verão aqui. Diferença de 5 horas pro Brasil e o sol se pondo depois das 20:00! Mais pra frente no verão chega a ser 22:00 com o sol brilhando! Uma ótima coisa se vc está de férias na praia. Uma péssima coisa se vc chega em casa cansada e tem a impressão que o dia não acaba nunca! E pq ainda estar claro vc fica sem entender pq vc já está morrendo de fome e começando a ficar com sono. Aí vc assusta e vê que são quase 21h! Horrível esse negócio de estações do ano bem definidas!

E é muito bizarro o tanto que esquentou esses dias! Tipo umdolacivamoseeee...já, hora de esquentar! No dia que virou horário de verão virou verão também! Muita organização da meteorologia! E agora eu tô perdida, porque vou ter que renovar meu guarda-roupa invernal!

PS1: Meu professor de jazz finalmente contou!!!
PS2: Tô morrendo de saudade de salgadinhos, coxinha, empadinha...
PS3: Alguém tem alguma sugestão de lugares para visitar? Tô querendo fazer uma programação de viagens com antecedência, pra pagar mais barato!