sexta-feira, 27 de junho de 2008

Alalaô!


Realmente vcs não tem idéia do calor que tá fazendo aqui! Até escondi meus casacos de inverno, pq começo a passar mal só de olhar pra eles! É difícil acreditar que a 2 meses atrás eu não saia de casa sem eles!

Só pra completar o fim de semana passado, no domingo fomos numa piscinada na casa da Stephanie, uma das meninas que foi no sábado com a gente na Fête de la Musique. Ela tbm mora numa residência (tipo condomínio), o ap é bonitinho, com uma varandinha e tal, e tem a vantagem de ter uma piscinona!!! Inclusive é o mesmo ap que a Larissa, que era do meu lab, morou aqui quando ela veio.

É tipo um condomínio enorme, com zilhões de aps, e tem uma piscina comum, bem grandinha, aparentemente limpa, sem aquele cheirão de cloro e apesar do calorão, nem tava muito cheia. Foi a glória do domingo! Depois, subimos para o ap para os famosos aperôs (que eu esqueci de explicar que vem de aperitivo. O povo aqui curte abreviar tudo!). O aperô tradicional do sul da França é o Muscat, que é um vinho branco mais doce que vc bebe bem gelado. É bem refrescante! Eu tinha meio birra de vinho branco, acho que fruto de todo Liebfraumich (sei lá se escreve assim) que sempre servia nas festas de 15 anos e formaturas de 8a série e que te dava uma dor de cabaça instantânea! Mas desse tipo eu tô até gostando!

Esse fim de semana agora vai ter um Pic nic "gargantuesque" (adorei essa palavra! realemente dá a idéia da enormidade da coisa, não?) no sábado, nos jardins do Peyrou. É tipo uma feira de comidas típicas, e os principais restaurantes da cidade vão fazer barraquinhas, assim como todos os produtores locais de vinho. Vai ser ao ar livre, então menos quente.

No domingo, tenho que fazer faxina (com muita água gelada, please) e se der depois vamos ver se dá uma praia, pq realmente a situação térmica daqui não tá nada bem!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Fête de la Musique!

Olá pessoal! Peço desculpas pela demora na postagem! Mas esses dias eu tô trabalhando em regime de semi-escravidão! Depois eu conto como que tá indo essa parte profissional.

Fora do trabalho, o verão chegou com força, e aqui anda fazendo uma média de 83°C á sombra! É uma coisa absurda de quente. E é um quente seco e sem vento. Tipo um forno mesmo.

No sábado passado (tô postando mega atrasada! Parece que foi a milênios!) foi o dia oficial da chegada do verão, o dia do solstício, quando o sol se encontra exatamente em cima do trópico de câncer e é o dia mais longo no hemisfério norte (o contrário pro sul, que tem a sua noite mais longa!). Há cerca de 17 anos atrás, pra comemorar esse dia, o então ministro da cultura Jean Pierre (inventei!) estipulou que nesse dia seria a Festa da Música e qualquer pessoa que quiser pode sair na rua tocando o que quiser. Se vc tem uma bateria, um piano, ou quer começar a tocar trombeta, é esse o dia de praticar com toda a força, porque os vizinhos são obrigados a te aguentar! No começo, era uma coisa mais informal, cada um fazia o que tava afim. Mas de uns tempos pra cá, tem ficado mais "organizada", ou comercial, e cada cidade faz uma programação bem direitinha pro público.

Na 6a, combinei com um pessoal aqui do lab de fazer um tour no centro, pelos lugares que tivessem tocando coisas mais legais. Como aqui esta nordeste-África de calor, combinei tbm com a Sabine, uma pos doutoranda de bioinformática daqui de ir na praia antes de seguir pra Fête.

A gente combinou de ir ás 14h, pq ela tinha que dar um jeito na casa pela manhã, e eu tbm. A gente ia de carro com ela, pq o povo aqui é burro e mesmo que a praia esteja a menos de 20 KM do centro, não tem nenhum transporte público eficiênte até lá. São planos apenas para 2012...

Tava lotado e demoramos uns 30 min pra conseguir estacionar. A praia não é boniiiiiita, mas não chega a ser feia. A areia não é de Cabo Frio e o mar não é da cor da Côte d'Azur, mas em compensação a água é quentinha!!! Muito boa mesmo. Só que tbm não tem onda! Tinha até bastante gente, e até vendedores de picolé que gritavam em ritminhos, tipo os vendedores de Empada Praiana! Me senti super no Brasil!
O sol tava bem fortinho e deu pra pegar uma cor, apesar da gente ter lambuzado de protetor 30 antes de ir! Foi a sorte pq eu esqueci um microponto do lado de dentro do joelho que ficou bonina de tão ardendo!

Depois de passar o dia na praia de bobeira, passamos rapidinho na casa da Sabine pra tomar um "Aperô". Aqui o povo tem mania disso. É tipo a pré deles.
O ap dela é pequeno, mas é uma delícia, na frente de um parque e com uma varandinha. Bem mais fresquinho. E ela tem um piano e tocou umas peças de Beethoven pra gente, maravilhosamente bem!

Depois dos Aperôs, fomos encontrar com o resto do povo. Antes de cair literalemente na gandaia, fomos dar aquela forrada. Fomos num restaurante grego baratinho, farto e bom!!!
Depois fomos então finalmente fazer o tour. É impressionante! Tem música em toda esquina MESMO! E é um clima meio carnaval, todo mundo na rua, com copinho de cerveja na mão, mas mais comportado.
Tem toooooooooooooodo tipo de música! A gente viu clássico, anos 70, jazz, rock, eletro e todas as suas variáveis, ritmos africanos, experimental, tudo na rua, e um do ladinho do outro! É bem bizarro na hora que vc para pra ver. Andamos demaaaaaaaaais! MAs foi muito legal. O pessoal que a gente tava tbm era bem gente boa.

Um dos lugares que eu achei mais legal era do lado da nossa casa. Era uma bandinha de 3 caras, um doidão na guitarra, um baixista igual Daniel Starling daqui 20 anos, e um baterista igual ao Charlie WAtts! E o povo tava delirando com eles! Eles tocam muito! Pena que o vídeo ficou escuro....

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mudando um pouco os ares...

Depois das tragédias passadas, nada melhor do que uma visitinha pra trazer a alegria de volta!

A Ana, minha prima, tava passeando por aqui e abriu uma brechinha pra passar aqui rapidinho e ver a gente. Tá bom que a brechinha foi bem pequena, um diazinho só, mas é o suficiente pra conhecer aqui e já valeu demais pra matar um pouco a saudade!


Ela chegou de manhã cedo e tava uma chuva igual eu nunca vi aqui! Fiquei desesperada, mas depois do almoço o sol voltou rachando, como se nunca tivesse tido o dilúvio, graças a Deus! Buscamos ela na gare e fomos tomar um cafezinho da manhã. Ganhei vário presentes!!!!!!!!! Uma máquina, pra poder novamente postar fotos aqui!!!! Várias roupinhas de mamãe!!!!! Encomendinhas! E um boutis lindo!!! Tia Ní está arrasando com o kit que eu mandei!!!

Infelizmente, eu não pude ser dispensada do trabalho, pq tinha mil esperimentos marcados que eu não podia adiar. O Felipe foi quem fez as honras da casa de guia turístico.

Assim que eu acabei tudo (era pra ter sido mais cedo, mas fui boicotada pela tecnologia aqui no lab), fui pra casa e me inteirei das novidades do dia. Depois fomos jantar. Procuramos até e acabamos sentando num restaurantezinho até bom. A comida era boazinha tbm, mas nada de extraordinário.

Como tinha o jogo decisivo da EuroCopa, França x Itália, lutando por uma classificação, fomos assistir no telão da Comedie. Os franceses não torcem como nós, e na verdade parecia que tinha mais gente torcendo pra Itália até, mas foi legal.












No dia seguinte, mais uma voltinha rápida pela cidade e já tava na hora da Ana pegar o trem de volta. : (

Foi rapidinho, mas foi muito bom!!! Claro que eu sinto saudade de todo mundo sempre, mas parece que na hora que a gente finalmente mata a saudade, vendo a pessoa pessoalmente, que a gente percebe que o tamanho real dela era muito maior do que o imaginado...

domingo, 15 de junho de 2008

A vida continua!

Depois do susto de 6a, o sábado começou com o perito vindo aqui (bem mais simpático do que os outros policiais que nos atenderam), tirando as impressões digitais e liberando pra que a gente posso recolocar tudo no lugar e seguir com a vida.

O Felipe ficou mais pra baixo do que eu, pq afinal de contas ele acabou sendo mais prejudicado sem o seu computador, onde hoje em dia a gente guarda tudo da nossa vida.

Pra distrair um pouco, depois da grande arrumação, seguida de faxina e um bom almoço merecido, resolvemos dar uma saída.

Fomos numa ótima pizzaria, original siciliana, muito boa. Depois, voltando pra casa, demos uma passadinha na Comedie. Desde 6a está tendo lá o Total Festum, que é um evento pra celebrar a cultura local. Devido ao abalo pelos ocorrido, não tínhamos ainda passado lá.

O sul da França é bem diferente do resto, mesmo que a França seja um país pequeno. Aqui, especificamente, há uma grande influência catalã devido a proximidade, uma vez que o país basco tbm tem uma parte francesa. A Itália tbm é perto, assim como o Mahgreb, os países árabes do norte da África e etc. Antigamente, aqui tbm tinha uma cultura bem específica e até uma língua diferente, o Occitanio. O idioma quase desaparceu, mas hoje em dia anda tendo muitos movimentos pra resgatar essa cultura. Algumas escolas tem até ensinado a língua.

O evento conta com um tanto de barraquinhas espalhadas pela praça, vendendo produtos regionais, promovendo instituições culturais e tal, e um palco gigante. E na nossa passagem noturna pela Comedie a gente acabou ficando um pouco mais devido ao show que tava tendo.

Uma coisa como eu nunca tinha visto antes! Um grupo de 6 homens que cantavam á capela, com aqueles efeitos de vozes mais graves, mais agudas, que contavam só com a percussão de palmas e de pés batendo no chão e de uns tambourines, que são tipo uns pandeiros. Tem uns que são bem parecidos, outros que são gigantes e grossos, uns sem as pecinhas de ferro... E eles cantam em Occitanio, canções tradicionais, mas com arranjos deles, que fica bem animado. Eu achei muito diferente! Tem hora que os vocais parecem uma coisa meio árabe. Tem hora que o ritmo lembra uma tarantella, ás vezes uma coisa meio canto gregoriano, ás vezes uma coisa meio tribal, mas enfim, não parece com coisa nenhuma. Como não tenho mas a minha máquina (Snif!), não deu pra registrar nada, mas aí embaixo tem um link pro site deles, que dá pra ouvir as músicas, mas ao vivo é muito melhor na minha opinião. Os efeitos ficam muito mais claros e é muito mais empolgante na hora que a percussão entra com tudo.

Teve uma hora que eles pediram pra todo mundo dar a mão e fazer uma grande roda. Já fiquei com dó, pq com a blasézisse dos franceses eu pensava que isso nunca ia dar certo. Ledo engano. O povo fez uma roda gigante, daquelas tipo caracol, eles tocaram uma musica super animada e o povo ficou se jogando! Foi muito engraçado!

http://www.myspace.com/locordelaplana

Liberté? Egalité? Fraternité?

Sexta feira começou normal. A única diferença é que o Felipe foi pra Marseille, resolver uns pepinos da passagem dele e o calor infernal que estava fazendo. Pra mim, a rotina foi idêntica a todos os dias: acordar, arrumar, pegar o tram, laboratório, tram e de novo casa.
N

Quando estava no tram, um telefonema do Felipe mudou completamente o que seria um dia totalmente normal: nosso ap tinha sido assaltado. Tudo tinha sido revirado e o computador do Felipe, minha máquina fotográfica, nossos 2 celulares do Brasil, um relógio dele e uma mala tinham sido levados. A porta não tinha sinal de arrombamento. Uma janela tem grade e a outra dá prum vão do meio do prédio e o apartamento é no 4o andar. Como eles entraram, não tenho nm idéia. E, como assim? A gente não tá na França, Europa, país desenvolvido e tal? E a gente não é de um país pobre, não somos estudantes que sobrevivem como podem em um apartamento-cubo de 30 m2?

O tram nunca demorou tanto na vida! E durante todo o trajeto minha cabeça tentava em vão entender a lógica do que tinha acontecido e decifrar o quê que eu estava sentindo naquele momento. Quando finalmente cheguei, o Felipe já estava me esperando no ponto e seguimos direto pra polícia.

A polícia fez o que tinha que fazer, do jeito que é feito em todos os lugares do mundo: eles cumprem seu trabalho, com cara de mau-pagos e sem nenhuma intenção de consolar o desespero dos outros que chegam lá ou de tornar o serviço mais eficiente. Afinal de contas, é isso que eles fazem o dia inteiro, e não deve ser nenhuma novidade pra eles. Claro que ficamos enrolados na burocracia: antes de fazer a ocorrência é preciso uma lista detalhada de tudo que foi roubado, com número de série e tudo. Depois de uma hora pra fazer a lista e mais uma de espera fomos atendidos, por um policial com o mesmo ar blasé, que não chega a ser sem educação, mas tbm não chega a ser agradável. Ele fez a ocorrência e depois aconselhou a ligar para a perícia ir lá no apartamento tirar as impressões e tudo mais. "Mas eles devem ir só amanhã de manhã, pq afinal de contas os policiais tbm merecem descansar e já são 19:30, não é mesmo?", acrescentou o blasé, com uma risadinha. Então até o dia seguinte não deveríamos mexer em nada. O quarto estava uma zona, fomos dormir no sofá.

O sentimento que esse fato provocou em mim foi uma coisa muito confusa. No Brasil, eu fui assaltada uma vez, por um pirralhinho de 8 anos, que levou a minha carteira que não tinha nenhum centavo, só documentos. E quando acontece uma coisa dessas no Brasil, a nossa raiva é bem canalizada: ou pro governo, corrupto e incompetente, que deixa que a miséria se alastre e as coisas cheguem nesse ponto; ou pro próprio assaltante, safado, pobre e ignorante e sem salvação, que deveriam ser todos queimados em uma fogueira em praça pública, segundo os mais exaltados. Seja de um lado ou de outro, mais esquerda ou mais direita, a gente sabe bem a quem culpar.

Mas e aqui? A culpa vai pra quem? Tive um momento de "porque eu, Senhor?", "porque que esse povo não foi roubar quem tem dinheiro mesmo, os franceses!" mas, coitado, Deus não tem nada com isso, porque afinal de contas todos nós temos livre arbítrio pra fazer o que bem entendemos. A França é um país desenvolvido e Montpellier é uma cidade relativamente pequena e pacata. Fazer como a polícia e balançar a cabeça ao ver qualquer árabe que fala alto pela rua, ou como o proprietário do ap, que ao saber o que tinha acontecido já foi logo falando: "esses romenos, desde que começaram a vir pra cá nós não tivemos mais paz", me parece muito errado. Se a culpa é dos imigrantes, a culpa é nossa, que tbm viemos pra cá em busca de uma vida melhor, um estudo de melhos qualidade, mesmo que tenhamos a intenção de voltar pro Brasil.

Enfim, a conclusão que eu chego é que chegou o grande dia em que todos seremos iguais, mas o nivelamento foi por baixo. O sinais estão todos lá. Cada dia vejo mais mendigos na rua aqui, o jornal traz mais notícias de violência, a inflação cresce a cada dia. Segundo o perito que veio aqui avaliar, ele tem em média 15 casos como esse por dia. Em qualquer lugar do mundo que a gente vá, a gente está correndo os mesmo riscos e somos vitímas do mundo doido que a gente mesmo cria a cada dia. Do mesmo jeito que eu passo em frente ás vitrines e sofro por tudo aquilo que eu não posso ter, a pessoa que roubou aqui tbm deve sofrer. Ele deu uma passo além, enquanto a minha boa educação me impede de sair por aí fazendo a mesma coisa. Mas será que se minha situação fosse um pouco pior e a vida tivesse me maltratado um pouco mais eu não seria capaz de fazer a mesma coisa?

No final, o ponto de interrogação gigante continua em cima da minha cabeça e a minha cara continua gritando perplexidade. O jeito é continuar a vida, trocar a fechadura da porta, vigiar bem a bolsa na hora de sair na rua, tentar manter o bom senso, e continuar acreditando que um dia a verdadeira igualdade, liberdade e fraternidade sejam possíveis...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Euro 2008

Começou a EuroCopa 2008. E até que rola uma movimentação grande por aqui. Acho que maior até do que quando tem algo parecido nas Américas. De repente é pq os europeus gostam da panelinha deles, mais até do que quando é Copa do Mundo.

A França tá no dito "grupo da morte" que sempre tem nessas competições: Holanda, Itália e a zebra Romênia estão com ela no grupo. A estréia foi ontem contra a Romênia e foi um jogo horroroso, que terminou no 0x0. Enquanto isso, a Holanda meteu um 3x0 na Itália! Se continuar desse jeito, a França vaza rapidinho...

O que vai ser uma pena, pq eu não tenho TV, mas como os jogos da França são transmitidos num telão, na praça da Comedie, eu posso ver um pouco. Ontem tava cheio de gente lá e é muito engraçado, pq fica todo mundo sentadinho, caladinho. Só quando acontece uma ameaça mais real de gol é que o povo começa a bater palma! Nem um gritinho mais exaltado!

Vamos ver se no próximo jogo melhora a empolgação do público e da seleção!

Ribery, bunitinho demais!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fim de semana com emoção!

Com a chuva indo embora, o fim de semana se tornou mais divertido e com mais coisas pra fazer.

Primeiro de tudo, como já havia prometido a mim mesma, resolvi que ia (re)aprender a andar de bicicleta. Aqui todo mundo faz isso e observar os ciclistas andando lado a lado com caminhões, carros, motos e pessoas faz com que a coisa pareça absurdamente fácil. Não é possível que seria tão difícil assim.

Aqui em Montpellier tem aquele esquema de bicicletas públicas. É 1 euro por 4 horas, e 10 euros por mês! Alugamos uma e fomos pra praça, eu e meu coach Felipe, pra tentar vencer mais essa barreira.

Começar nem foi o mais difícil, foi até bem (vejam as imagens espetaculares!). E definitivamente andar reto é que é a minha especialidade. E a minha bicicleta com certeza tinha um defeito tipo magnético em que ela era atraída por todo ser vivo que passasse, sempre resultando em quase acidentes que eram evitados pelos meus jumps fora da bicicleta em movimento!





Depois de toda essa emoção, almoçamos no Subway e fomos pra casa dar uma descansada e ver um filminho. De repente, começamos a ouvir uma música altíssima e descemos pra ver o que que era. Era o Gay Pride 2008! E como aqui é o maior pólo GLS do sul da França, tava lotado de gente. E bem animado!

Chamo atenção para o canto superior do vídeo, onde inicialmente tinha uma tia horrorizada com a parada. Mas a medida que o tempo foi passando ela foi se soltando, deu uma dançadinha até, e o povo ficou chamando ela pra descer e ela dando de tímidazinha.

Uma coisa que me chamou muito a atenção foi que tinha muito mais lésbicas , maioria esmagadora mesmo, do que gays, e geralmente (pelo menos eu acho) o que a gente vê é ao contrário. E elas eram ou muito novas, abaixo de 20 anos, ou mais velhas, acima de 50. Não tinha quase nenhuma nesse espectro de 30 anos entre uma e outra.

Acompanhamos a parada um pouquinho e depois os carros de som estacionaram na praça da Comedie e aí foi uma confusão de música alta que foi meio irritante, aí a gente voltou pra casa.



Mas voltamos tbm porque tinha combinado de sair com algumas pessoas do meu lab, em mais uma tentativa de socialização com os franceses. O programa era uma fanfarra. Uma vez por ano eles fecham as ruas de um bairro lá e em 4 pontos diferentes ficam as bandinhas tocando.

Confesso que de início eu não tinha entendido muito bem o que era. Eu pensei que seria aquelas bandinhas de velhinhos, tocando marchinhas e tal. Mas acabou que não era bem isso. Era uma festona mesmo, na rua, com barraquinhas de bebida, cheio de gente de todas as idades, mas sobretudo jovens. As bandas são todas sim de instrumentos de sopro e os membros ficam na maioria fantasiados , mas tocou de tudo. De Copacabana a Madonna. Á esquerda, temos o exemplo de uma clássica chanson francesa e á direita é uma fanfarra formada na maioria por jovens e a música que eles tão tocando aqui, pelo que me explicaram, é uma música de um desenho animado dos anos 80, o povo empolgou demais. Deve ser, eu imagino, tipo quando toca Balão Mágico. Foi bem legal e deu pra divertir bastante!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Livros, crepes, cinema e chuva!

Andei meio sumida, né? Mas é que por aqui só anda chovendo, mais nada de novidade, pq a gente fica confinado dentro de casa, assistindo Jack Bauer ininterruptamente!

Mas no sábado, São Pedro deu uma aliviada (mas tbm só de manhã, pq de tarde o tempo começou a fechar e a noite dá-lhe chuva de novo!). Fomos então dar nossas famosas voltinhas.

Apesar de pequena e pacata, Montpellier sempre tem alguma coisinha acontecendo aqui e ali. Nesse finde em particular tava tendo uma mega feira de livros na Comedie, cujo o enfoque principal era a literatura russa, não me pergunte porque! Os cartazes de divulgação eram lindinhos e a decoração dos estandes tbm.Tava supercheia e mais uma vez a gente pode constatar que a cultura de um francês médio equivale a de 5 brasileiros intelectuais!

Vladivostok é meu!!!

Demos uma voltinha por lá e na hora do almoço eu me dei conta que desde que tinha chegado na França eu não tinha comido um crepe! Tem uma creperia até arrumadinha do lado de casa e que não é muito cara. Unindo todas essas razões, fomos assentar lá pra conhecer.

E não é que foi uma ótima idéia? De cara, no cardápio, descobri coisas que não sabia. O crepe é originário da região da Bretanha, no Noroeste da França e só depois que conquistou todo o território. Essa creperia se gaba se vender o crepe "original" e não a imitação "murcha" que tomou conta de toda a França. Segundo o cardápio tbm, na Bretanha é tradição beber cidra pra acompanhar o crepe, mas essa eu passei, pq fico com Cidra Cereser na cabeça e não consigo imaginar que isso seja algo tomável! Sorte que lá tbm servia umas cervejas típicas bretãs, que eram muito, muito boas!!!


Voilá, então, o tal crepe original. Antes que alguém ache estranho, praticamente todos vêm com ovo, então acho que deve ser típico tbm. Além disso, a massa é um pouco diferente, eu achei. Mas meu conhecimento "crepistico" se limita a Chez Michou umas 2 vezes por ano e eventuais no Verdemar, então não sei se é deveras diferente. Enfim, só sei que o tal crepe da Bretanha com ovo e cerveja é muito muito bom! O doce tbm é ótemo!


No domingo tbm só choveu, mas não tava mais aguentando ficar dentro de casa! Pra variar, resolvemos dar um descanso pra tela do computador e pros torrents e fomos assistir Indiana Jones 4 no cinema, de guarda chuva! Filme de ação ou de efeitos especiais assim eu acho que merece uma telona! Já dramas e comedizinhas romanticas eu não animo de pagar não. Achei o filme ótimo! Ele tem cara de filme antigo mesmo. Só achei que o par romântico do Indy beeeeeeeeem acabadinha (pq o Harrison Ford tá até inteirão!) e o filho dele podia ser mais bonitinho, né Júlia? Depois do cinema, um McDo tradicional de domingo a noite e mais chuva pela semana afora!