quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ventilinho!

Este post é pra fazer um mea-culpa!

Sabem o calor que tava matando a gente a um tempo atrás? Pois é, ele voltou demais! No dia que a gente chegou de viagem as paredes tavam quentes, que fazia com que o apartamento virasse um pequeno grande forno!!!

Anteontem o Felipe deu um basta! Foi lá, comprou um ventilador e me ligou todo feliz. A gente não tinha comprado antes porque sempre ficávamos ponderando sobre o preço, o benefício, se o calor ia durar, se valia a pena e tal. Mas essa semana tava realmente insuportável.

Fui pra casa depois do trabalho toda feliz com a perspectiva de encontrar uma casa fresquinha e ventosa! Mas quando cheguei, dei de cara com um microventilador! Quase individual. Fiquei toda decepcionada e o Felipe tentando me convencer de que tinha sido uma ótima compra.

Depois de 3 dias com o Ventilinho, venho aqui em público dizer que minha opinião mudou e que ele é sensacional! E o melhor é a relação custo-benefício-praticidade de transporte! Tá salvando a nossa vida sério!Brigada Lipe!!!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Road Trip Provence 2.0

Pra aproveitar que no fim de semana a gente poderia passar mais tempo com a Júlia, resolvemos alugar um carro pra poder passear todo mundo junto. Acabou que a gente escolhue ir pra Provence mesmo, pq apesar da gente já ter ido, eu iria mais um milhão de vezes! É a Bahia da França! As pessoas são tranquilas, as paisagens maravilhosas, a comida divina! Imperdível!

Além da Júlia, o Gustavo Meyer nosso amigo estava em Paris pra resolver umas coisinhas (ele fez residência de cirurgia lá no ano passado e ficou umas pendengas de bolsa pra trás) e chamamos ele pra ir tbm. Ele não conseguiu passagem direto pra cá, então fomos buscar ele em Aix-en -Provence pra seguir viagem com a gente.

A viagem já começou bem! A gente tinha reservado pela internet o carrinho mais chinfrin, mais baratinho que tinha na locadora. Tava escrito lá que podia ser um Clio, um Peugeot 106 ou um Panda. Duas portas e sem ar. Mas com 4 rodas e um volante que era o que importava. Só que chegando lá, não sei se a moça achou a gente legal ou se tava sobrando ou sei lá o que, mas o fato é que ela perguntou se a gente não preferia um Mercedez classe B todo automático pelo mesmo preço! Claro que a gente prefere! O carro é muito bom, espaçoso, com ar condicionado, perfeito!

St REMY DE PROVENCE

Como a gente teve que parar em Aix pra buscar o Gu, a gente pensou de ir primeiro em cidades que estivessem mais perto de lá.

A gente tinha escolhido ir em Cavaillon, que é famosa pelos seus melões, que são muito bons! Mas no meio do caminho tinha uma placa, tinha uma placa no meio do caminho que indicava pra St.Remy! Da outra vez a gente almoçou num restaurante bom demais lá, apesar da cidade não ter nada de mais. MAs eu tinha lido tbm que ia ter uma feira de vinhos nesse fim de semana. Então rumamos para lá.

Chegando lá, não tinha feira de vinho nada... Era só a feirinha normal mesmo. Mas foi ótimo, pq degustamos tudo que a gente tinha direito: azeitonas, queijos, doces, vinhos! Quase não sobra pro almoço.

Essa barraquinha era só de coisas de pato, tudo delicioso sem noção. E o casal era uma graça, ficaram conversando horas com a gente sobre o Brasil, e contando que a máfia chinesa e italiana estão se apossando de todas as cidadezinhas do sul pra fazer lavagem de dinheiro!!!
Depois da comilança na feirinha, a gente custou a ter fome pra almoçar. Só que aqui 2 e meia praticamente todos os restaurantes fecham!!! Aí sobrou só um com cara mais ou menos, meio comercial demais! MAs tava bom tbm!
Depois um sorvetinho pra aguentar o calor, e seguir viagem!

LES BAUX DE PROVENCE

Nessa a gente já tinha ido, mas como foi uma das coisas mais bonitas e diferentes de tudo que eu imaginava , achei que valia a pena demais ir lá de novo. Como dizem por aqui, é um lugar "incontournable", ou seja, não tem como não ir!

Já chegando , a vista das ruínas do castelo, toda de pedra é uma coisa maravilhosa!A vista lá de cima tbm é sensacional, mas pelas fotos não parece nem a metade da boniteza que é!
Da outra vez que a gente foi lá, a gente entrou nas ruínas do castelo. É legal, mas não vale os 7 euros, ainda mais pela segunda vez. Ficamos mais rodando pela vilazinha mesmo...

Trocamos o programa do castelo por outro que da outra vez eu não tinha achado onde era, mas dessa vez eu fiz questão de procurar bem direitinho! É um negócio que chama Cathedrale d'Image. É tipo uma gruta, com o pé direito altão, que nos anos 70 uma cara que era cineasta/arquiteto acho que seria interessante utilizar pra projetar uns vídeos. O efeito ficou tão bonito que desde então a cada ano um diretor é convidado pra fazer um espetáculo áudio-visual pra ser projetado nas pedras. O tema desse ano é Van Gogh. É meio difícil de explicar como é, mas é com certeza uma das coisas mais belas que eu já presenciei na minha vida. O cara misturou um pouco da história do Van Gogh na Provence, quadros dele, fotos dele e da região, não necessariamente em ordem cronológica. E é uma coisa diferente em cada parede, no teto, no chão. E as músicas são maravilhosas. Parece que vc tá dentro de um sonho, eu não conseguia fechar a boca! Recomendo fortemente!!!

AVIGNON

Na verdade, eu e o Felipe já tínhamos ido pra Avignon no inverno, e no meu roteirinho de bate-voltas, a Júlia tbm já tinha ido. Mas o Gu tava frenético pra ir. A gente tentou resistir, mas no final das contas, era a cidade com maior possibilidade da gente achar um lugar bom e barato pra dormir, então acabamos cedendo. Já chegamos lá tipo umas 19:30, 20:00.
Achamos um hotel lindinho, com quarto para 4, café da manhã e um precinho razoável. Não era no centrão da cidade, mas de carro em menos de 10 minutos a gente tava lá.

Depois do achado do hotel, a opção de dormir em Avignon se mostrou cada vez mais a melhor escolha que a gente poderia ter feito. Tava tendo um festival de teatro na cidade e as ruas estavam lotadas, super animada, cheia das apresentaçõezinhas aqui e acolá.
Tava todo mundo ainda meio cheio do almoço, então fomos comer uma coisinha mais leve, num bar em frente ao Palais des Papes. A vista dele a noite com a iluminação foi outra coisa que já fez valer a parada em Avignon!
Na volta pro hotel, a Júlia bateu o pé pra dirigir o Mercedão! E os homens que se calem! Achei o máximo, mas tava desorientada de sono nessa hora e nem pude manifestar todo o meu apoio pelas mulheres no volante.
Eu fui cagona e não cheguei nem perto da direção... 7 meses sem encostar num carro e já pegar de cara um Mercedez automático abala a minha autoconfiança... talvez na próxima...

ISLE SUR LA SORGUE

A primeira parada de domingo foi nessa cidade. Todo o site que eu olhava na internet recomendava conhecer as cidadezinhas no dia da feira, porque seria mais animado, pererê e tal. Como domingo era dia de feira lá, fizemos questão de dar uma passada.
Realemente as feiras são bacanas e tem de tudo:

Flores lindas...

Produtos típicos fesquinhos...
... roupas, utensílios domésticos, antiguidades (que são o forte dessa cidade em particular) e etc.
O único problema é que todos os turistas leêm as mesmas informações na nossa amada e democrática internet. Então estava insuportável de cheio! Nem conseguimos ficar muito tempo lá e analisar as antiguidades com calma, pq devia ter muita coisa legal.

Lá é cheio de canaizinhos e tem uma igrejinha bonitinha tbm. E olha só quem tava lá? Santo Cura d"Ars, que até então pra mim só existia no Pradinho!


ROUSSILLON

Essa cidade é famosa porque de lá é extraído o ocre, que é um pigmento usado pra tintas e tal. Confesso que eu achei que seria legal, mas não imaginei que fosse tanto!

A cidadezinha é lindinha. E tava vazia, o que foi o céu depois da muvuca que a gente enfrentou! E é legal pq essas vilinhas da Provence tem todas um jeitinho de Provence, mas são todas completamente diferentes! Essa tem uns bequinhos mínimos, meio cobertos, muito legais.

Essa montanha aí no fundo da nossa fofoca que é o tal ocre. Tinha um passeio que mostrava como era feito, mas tava quente demais e a gente já tava com fome, aí deu preguiça...

A cidade é toda dessas cores. E as cores são muito vivas! Não sai igual em nenhuma foto (estou revoltada com a fotografia!!!).
A gente almoçou num restaurante perfeito! Ele ficava numa pracinha mas dava uma varanda pras montanahs de ocre. A comida era muito boa, o vinho rosé geladinho!


E as sobremesas eram uma melhor que a outra!!! Olha que a minha era igual a do Gu e eu já estava cobiçando a dele tbm, de tão bom que tava!

BONNIEUX

A gente passou em Bonnieux logo depois do almoço, o que tirou um pouco da magia do lugar. pq era domingo e como de praxe tava tudo vazio, a gente estava naquele estado de siesta e a cidade é tipo Ouro Preto de ladeiras! A Júlia mesmo se deu por vencida e cochilou no banco da praça!

A cidadade é bem típica do que a gente imagina de cidadezinhas campestres do interior da França. Ela serviu de cenário pra um filme até, que chama "Um bom Ano", sobre um cara executivo estressado (Russel Crowe) que muda de vida quando um tio dele morre e deixa pra ele uma casa na Provence.
Esse é o restaurante onde a mocinha do filme (Marion Cotillard) trabalha!

Roupas brancas no varal...Ruazinhas ...

... e muitas ladeiras depois, uma vista lindona!

LOURMARIN

Essa é outra cidade que a gente já tinha ido. Mas na minha opinião ela é a mais Provençal, a mais bonitinha, a mais que eu queria morar, então não podíamos deixar de ir de novo.

Da outra vez que a gente foi, era dia de feira e logo estava bem cheia. Mais uma vez a domingueira deixou as coisas um pouco mais paradas, digamos, mais baianas...

Tava fazendo um calor infernal, e quase pulamos na fontezinha. O Felipe tomou praticamente um banho Tcheco e a Júlia ficou três dias com o pé dentro da fonte!

Loourmarin tem as casinhas mais inhas da face da terra! Ela não tem vistas espetaculares, construções seculares nem nada de mais, mas tenho certeza que nenhum outro lugar do mundo tem casinhas mais floridinhas e com cara de aconchegante do que aqui!


O calor tava de matar e todos nós estávamos muito cansados! Resolvemos então fazer algo que o povo francês não está acostumado, mas logo logo eu vou dar a dica pq é a melhor coisa do mundo: petiscar! Naquela hora que vc quer beber uma coisinha, não tá com fome, mas comeria alguma coisa é o ideal. E muito mais animado e convivial do que só sentar e beber. A gente pediu um prato de queijos que geralmente é servido como sobremesa. Fiquei com vergonha pq eu sou muito jacu (a Júlia tava mais descolada que eu pra perguntar as coisas, mesmo sem falar francês!) e fiquei com medo do povo achar a gente esquisito e sem educação. Mas depois eu pensei que esquisito são eles que não tem petiscos no cardápio!

Depois disso, pegamos a estrada de volta pra casa. Chegamos bem tarde e o calor perseguiu a gente até Montpellier. Foi a conta de todo mundo tomar banho, compartilhar as fotos e dormir! O Gu foi embora cedinho pra Paris, pq ele ia ter uma reunião lá. A Júlia continua na área, e em breve teremos mais posts e notícias dessa minha vida tão badalada no momento!

P.S
ON THE ROAD...

Essa road trip foi bem típica, pq vários dos momentos mais legais foram na estrada em si, e não em nenhuma cidade. E é bom viajar assim tbm, sem hora nem compromisso de chegar a lugar algum, pq aí a gente ficava se divertindo horas na estrada...

As vezes nem era com coisas realmente bonitas, era só pra tirar uma foto estranha!



As estradas tem um clima muito bom, que não dá pra reproduzir em foto alguma!

A colheita das lavandas ocorre nesse período, então a maioria dos campos estava careca. MAs a gente achou esse, de lavandas bebês, que ainda não cresceram então por isso foram preservadas. O cheiro que elas exalam é como se vc tivesse entrado numa loja da L'Occitane!

Apesar de não ter visto as lavandas, os girassóis foram aos montes! Não é a toa que Van Gogh pintou logo uma série de sei lá quantos quadros deles! A gente tirou 10 milhões de fotos!

Essa cidade chama Gordes e a gente nem foi nela. Mas a vista dela da estrada já valeu um pouco!

Visita da Mesquita!

Realemente eu estou precisando tomar vergonha na cara e postar mais, mas é que realemente tô na correria aqui. Tanto no lab quanto na vida, pq afinal de contas, a Júlia está aqui me visitando e logo a gente tem que aproveitar todo o tempinho livre pra botar o papo em dia!!!

Ela chegou aqui na 2a feira dia 21 (tem um tempinho já, né...), no dia seguinte que eu cheguei da minha viagem de St Raphael. Foi bom pq eu pedi o dia livre pro meu chefe e deu pra dormir até mais tarde e eu pude buscar a Júlia no aeroporto.

(Um parênteses sobre a busca no aeroporto! Aqui tem um ônibus que passa numa estação do tram bem central e que por 4 euros vai até o aeroporto. Ele nem é longe, por isso eu achei meio carinho a passagem, mas de qualquer forma vale a pena. Só que eu olhei os horários errados do ônibus e perdi! Fiquei desesperada! E não tinha nenhum outro meio de transporte que chegasse até lá. Finalmente, descobri um ônibus que parava mais ou menos perto, só que no meio da estrada! Tive que ir andando igual uma hippie mendiga na highway, correndo sérios riscos de ser atropelada por uma carreta! Agora que tipo de cidade é essa que tem ônibus só de 2 em 2 horas pro aeroporto e nenhum outro tipo de transporte que chegue até lá? Esse negócio de transporte público, andar a pé, e etc no começo era até legal, mas agora fritou!!! Quando eu voltar vou passar um bom tempo indo de carro mesmo até a esquina!!!)

É engraçado quando as pessoas do Brasil vem aqui, pq dá uma sensação de que a gente esta NO BRASIL! Não parece que a gente tá longe a tanto tempo e num país estranho. É uma sensação muito boa!

Fomos direto pra casa almoçar. Fiz um risoto de pêra com gorgonzola e ficamos conversando um tempinho.


Depois fui mostrar pra Júlia um pouquinho da cidade, dar umas voltinhas...

O Felipe estava em Paris, e chegou só ás 10 da noite. Pra fechar o dia, fomos naquela creperia que eu já contei aqui.
Só que dessa vez a gente resolveu tomar uma cidra, pq é a bebida típica de acompanhar crepes da Bretanha! Ela é servida nessas xícaras e na verdade tem um gosto meio estranho... Mas valeu pelo tradicionalismo do ritual!

No dia seguinte, ainda pude passear mais um poquinho com a Júlia na parte da manhã, mas de tarde, a vida real e as minhas célulinhas me gritaram do laboratório e eu tive que voltar...
Nesse dia ela ficou passeando com o Felipe de tarde por aqui mesmo, mas como eu já tinha previsto que não ia poder tirar todos esses dias do lab, programei um tanto de viagenzinhas bate e volta pra ela de dia. Ela vai fazer/está fazendo/fez Avignon, Marseille, Séte, Nîmes, Carcassone e Cassis nesse esquema. Num fim de semana, Provence todos juntos, que eu vou contar logo mais, e no outro fim de semana antes dela ir embora (dia 4 de agosto ela vai pra Barcelona) pensei da gente ir numas prainhas aqui perto e curtir um pouquinho mais da cidade mesmo com ela.

Como as viagenzinhas são de um dia, de noite ela já está de volta, e tá sendo ótimo pra quebrar a minha rotina, pq a gente está fazendo vários pratos aqui em casa mesmo...





...ou saindo pra restaurantezinhos e barzinhos não muito carinhos e legalzinhos!




Além do prazer inenarrável de ter um amigo perto depois de tanto tempo longe e de quebrar a rotina que tava virando a vida aqui, Júlia ainda trouxe um "plus a mais"! Meu cabelo tava caindo igual nunseiquê, com as pontas ressecadas, arrebentado, um horror! Mas D. Júlia com suas habilidades capilares, fez um super novo corte para mim!!!

Eu adorei! Ficou outra coisa!!!

Resumindo, estou adorando ela aqui! Eu sou uma anfitriã um pouco tensa, pq eu fico querendo agradar, fico querendo que as pessoas amem aqui, mas tô aprendendo a relaxar! Estou ganhando experiência nessa coisa de receber! Então fica o convite aqui pra todo mundo que quiser vir visitar a gente! Eu tô ficando profissional no negócio!