quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Au revoir...

Tantos dias sem atualizar... Tantas coisas ainda pra contar... Mesmo tantas coisas ainda pra viver! Mas não deu tempo!

Passou muito rápido! Ao mesmo tempo que parece que foi ontem que eu cheguei, já tem uma vida que eu estou aqui. Já tem coisas que eu sei que já ficaram pra trás e que eu mudei. Outras tantas coisas, eu só vou descobrir se mudaram completamente ou ficaram do mesmo jeito daqui um tempo.

A melhor metáfora (adoro metáforas!) pra essa experiência é a da montanha russa. Tem o frio na barriga do antes, o misto de pânico e prazer no meio, e um final muito mais rápido do que o previsto. Vc vira de cabeça pra baixo 89 vezes, sobe, desce, vai e volta e no final vc chega atordoada no mesmo lugar de onde vc saiu, sem mesmo entender muito bem o que acabou de acontecer.

Eu quero voltar. Mas dá dó de partir. De saber que essa minha vidinha, que não é nenhum vidão francês glamuroso, mas da qual eu aprendi a gostar, acabou. E tbm dá medinho de saber que o Brasil, a BH, a casa pra onde eu volto também não é a mesma que eu deixei. Parece muito repetitiva essa ladainha toda, mas é uma questão que gruda no cérebro e é inevitável de pensar. Mas bom que nessas últimas semanas, tanto trabalho, tanta correria, nem deu pra surtar demais.

Além das minhas duas malas de 32 kg, eu levo muita coisa daqui. Além tbm da experiência profissional que eu tive. Morei sozinha, morei com namorado, morei com desconhecidos, morei com conhecidos. Viajei, fiquei a toa, fiquei em casa. Faxinei, cozinhei, comi fora, comprei. Encontrei amigos brasileiros, fiz amigos franceses. E foi tudo bom! E foi tudo melhor do que o esperado. Muita sorte a minha... E tudo isso que eu vivi com certeza vai me moldar um pouco. Mas eu ainda não sei em qual forma. Não acho que sou uma outra pessoa, mas com certeza eu sou diferente da pessoa que eu seria se não tivesse passado por isso

Além disso tudo, eu fiz esse blog. Sem pretensão. Mas aprendi tbm a gostar de escrever aqui, de contar minhas coisas, meus devaneios. Não sei o que vai ser dele daqui pra frente. Se pára por aqui, se vira outra coisa, se continua... Mas eu mesma ainda não sei muito bem o que será de mim daqui 24h. Quiçá do blog! Assim, já deixo de uma vez o meu agradecimento a todo mundo que perdeu 5 minutinhos da sua vida pra vir aqui me ver.

EXPERIÊNCIA... Acho meio baranga essa coisa de "experiência de vida"... Como pseudo-cientista, a experiência é meu dia-a-dia. E eu posso dizer que os experimentos dão muito mais "errado" do que certo. Mas na maioria das vezes isso nem é o mais importante, pq independentemente disso, a experiência te dá uma informação, te conta alguma coisa. É uma experiência... Boa ou ruim, alguma coisa sai dela. Acho que na vida tbm, né?

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Visitas aos 45 do segundo tempo

Desde que eu cheguei na França fico insistindo pros meus pais me visitarem. "É caro", "tem que organizar as coisas no trabalho", sempre tinha algum impecilhinho. Mas era o tipo de oportunidade que se eles não viessem agora, não viriam nunca. Lá em casa tem algum tipo de maldição que faz com que viajar pareça uma tarefa impossível de ser completada.

Sorte que Tia Ní, minha madrinha, juntou suas milhas para vir me visitar. E de brinde, conseguiu dobrar o adorável casal de mulas empacadas que são os meus pais, e os três chegaram aqui no sábado retrasado!

Tem um milhão de fotos pra serem passadas pro computador, e além disso, nessa reta final da minha temporada francesa, tempo está sendo artigo de luxo. Por isso vou ter que contar tudo resumidamente, talvez sem a riqueza de detalhes e brilhos que esses ótimos dias que a gente passou juntou merecem.

No primeiro dia em que els chegaram aqui, já de noite e mortos, rolou apenas a creperia tradicional da foto acima.

Domingo, já mais descansados, alugamos um carro (o qual EU conduzi!) e fomos passear pela região. Nesse dia mesmo fomos em Nîmes e Calvisson, onde tem o museu do boutis, um tipo de bordado da região que a tia Ní tá aprendendo.


Consegui tirar a 2a e a 3a para passear com eles.

Na segunda fomos em St. Guilhem le Desert, Millau (onde tem o mais alto viaduto do mundo!) e Carcassone. (abaixo, na ordem)



Na 3a, mais um pequeno giro pela Provence: Gordes, Goult, Bonnieux, Lourmarin e Arles. (A partir daqui eu não tenho mais fotas no meu computer...)

Na 4a infelizmente tive que deixar o feliz grupo de turistas para ir para Marseille a trabalho (capítulo a parte que depois eu conto).

Na 5a, depois de um dia intenso de trabalho, rumamos para Paris!

6a, sábado e domingo foi maratona turística! Andamos, andamos e andamos, que é a melhor coisa que se pode fazer em Paris!

Na 2a, de volta a realidade de Montpellier e da correria! Parece que o tempo tá galopando! Nem terminei de contar tudo e só falta uma semana preu ir embora! SOCORRO! Pelo menos não vai dar tempo de sentir saudades demais desses ótimos dias de visitas!