terça-feira, 13 de maio de 2008

La vie en bleu! Parte I

5a feira passada, dia 8 de maio foi feriado aqui, por conta do Armistício da 2a guerra (ou será da 1a?), e 2a dia 12 foi feriado de Pentecostes. Resultado: feriadão de 5 dias e viagem programada com Bernado e Teka, vindos diretamente de Paris, pra conhecer o sul da França.

São muitos os detalhes e muitas fotos! Vou postar o essencial hoje e a medida que eu for lembrando coisas interessantes vou postando depois. Coloquei várias fotos no meu orkut tbm, então por aqui vou tentar postar outras.

A T E N Ç Ã O ! Sim, eu estou uma baleia! Percebi isso mais do que nunca nessa viagem, pq em casa meu espelho me ajuda demais! Mas já estou tomando providências! Por isso não reparem na minha obesidade, que é ressaltada ainda mais pela minha anti-fotogenicidade!

4a feira

A viagem já meio que começou logo na 4a. Ás 18h buscamos o carro na locadora (uma Meriva azul) e aproveitamos a mamata e fomos fazer um megasupermercado pra durar 3 meses de carro. Só que no lugar que a gente mora não pode entrar carro. Mas eu pensei que pra fazer uma entreguinha de nada não tinha problema. Acontece que tinha! Então acabou que tivemos que deixar o carro a noite num estacionamento e transportar as coisas a pé mesmo. Morri! O Bernardo chegou a noite tbm. Arrumei as compras, a mala, a cama, demos uma conversadinha rápida e fomos dormir pq a Teka não tinha conseguido passagem pra Montpellier, então ela chegaria em Narbonne (aqui perto, 99km) ás 6 e meia da manhã! Pra busca-lá, teríamos que acordar ás 5h!

5a feira

Surpreendentemente acordamos até bem. Fomos buscar a Teka em Narbonne e de lá já começamos a nossa Road Trip, ainda no escuro!

A primeira parada foi em Nîmes, que os meninos não conheciam. Foi rapidinho, nem tirei foto, pq além de já ter ido lá, a cidade estava toda meio que fechada, porque era cedo e porque estava tendo a Féria, que é tipo a tourada de lá. Então as ruas tavam todas fechadas, e a arena tbm. Só demos uma voltinha e já seguimos pro próximo destino.

Pont du Gard
Mantendo o tema "Ruínas Romanas" fomos então pra Pont du Gard. Não é uma ponte, era na verdade um aqueduto antigo que abastecia Nîmes. È a maior obra de engenharia da época que continua de pé. Fica no meio de um rio, com bastante mata dos lados. E no lugar tem tbm toda uma estrutura de turismo, com hotéis, trilhas, restaurante e tudo mais. Tem um clima bem de natureza e foi muito bom. Quem diria que um dia eu iria entender a nóia desses franceses com natureza. Quando eu cheguei lá que eu percebi o tanto que faz falta e o tanto que esse contato é mínimo no nosso dia a dia.


Saint Remy de Provence
De lá, fomos pra uma cidadezinha já mais típica de Provence. Ela é super pequena e não tem muita coisa de mais não. Foi lá que nasceu Nostradamus e Van Gogh tbm ficou um bom tempo por lá. Não estou desmerecendo, a cidadezinha é lindinha. Mas não tem nada de mais, e como a gente foi em lugares sensacionais, ela ficou meio apagadinha. Também, justiça seja feita, passamos lá pra almoçar e nem rodamos muito a fundo. O restaurante era uma delícia! Fresquinho, cheio de plantas, o que foi ótimo, pq o calor tava de matar! Comida muito boa tbm!

Restaurante de St Remy. Esqueci o nome...
Les Baux de Provence
Almoçados, fomos pro próximo lugar, segundo o roteiro amador que eu meio que bolei depois de dias fuçando na internet sobre o sul. Um dos lugares mais lindos que eu já vi. É em cima de uma montanha. Tinha um forte/castelo lá. E a cidade parece que foi toda encrustada na pedra. É micro e estava lotadassa de turistas!

Vista de cima de Les Baux. Uma casona perdida no meio do nada. Vontade demais de morar lá!

Loja de doces antigos. Frutas cristalizadas, balas e biscoitos!
Comprei uns biscoitos pra provar e pq tbm a embalagem era linda!

Depois de dar uma voltinha na cidade, fomos fazer uma visita no castelo. Videozinho retardado pra explicar!




Depois de passear bastante por lá, fomos pra Aix en Provence, que é uma cidadezinha maior da região, pra achar um hotel pra dormir. Achamos um bonzinho, não muito caro, bem localizado. Esse dia só comemos uma pizza e capotamos de sono.
Vou postar essa parte de uma vez e depois coloco o resto dos dias, senão vai ficar gigante demais!

2 comentários:

Anônimo disse...

ai clara!

parece que vc tava com preguiça de postar sua pela!!!

conta os casos direito!!!

Clará disse...

Calma sô!

São 5 dias, é muita coisa pra lembrar! Eu falei lá no começo que vou colocar o essencial de cada dia, e depois eu conto os casos todos direito, a medida que eu for lembrando! Calma que esse foi só o começo!

bjok