Esse domingo foi o primeiro do mês, o que significa Museu de graça!
Apesar do museu Fabre daqui de Montpellier ser bem bacana, a gente já foi nele duas vezes, então acho que já tá de bom tamanho.
Mas tava tendo uma retrospectiva de um pintor que chama Gustav Courbet. Essa exposição já passou pelo MoMA em NY e pelo Grand Palais em Paris e dizem que foi um super sucesso. Aqui mesmo em Montpellier já estava esgotada a primeira semana antes mesmo da exposição começar! Então não custava conferir, né? Ainda mais de graça!
Courbet foi o fundador do Realismo na pintura. Foi ele que começou a pintar coisas mais prosaicas e triviais, a sair dos temas religiosos-realeza do romantismo. E ele teve a vida típica de pintor que a gente imagina: foi rejeitado em vida, foi preso, exilado e depois que morreu que foi reconhecido mesmo. Ele fazia parte da boemia parisiense, era amiguinho de Baudelaire e tals... Foi quando ele envolveu com política, com um negócio de Comuna de Paris, que eu não sei direito como foi, que desandou e ele foi preso, condenado a pagar uma multa sem noção e no fim acabou morrendo de desgosto!
Tirando isso, o fim de semana não teve nada de mais. Pelo menos refrescou um pouco por aqui!
3 comentários:
Só pra deixar um recado.
Gostei dos quadros.
Nunca tinha ouvido falar dele...
Clara é cada dia mais cultura.
Beijo.
baby!
vou te contar o que eu sei sobre a comuna depois! até onde eu sei é coisa mais linda de jesus!
mas te conto ao vivo! rá!
Postar um comentário