terça-feira, 15 de julho de 2008

Journée Detente

Na 6a feira passada teve um dia livre aqui do lab. Tipo uma confraternização, como geralmente é comum ver no fim de ano nos escritórios, empresas e laboratórios da vida aí no Brasil. Mas como esse povo daqui é tarado com verão, as famosas festinhas de fim de ano acontecem no meio!

Foi numa espécie de parque , um pouco afastado da cidade. Além do almoço, porque afinal de contas nada mais confraternizante do que uma boa refeição, teriam tbm alguns esportes, do tipo badminton, futebol , jogos de cartas e a famosa e tradicional PETANQUE, do sul da França. Na verdade, esse jogo tem derivados por toda a França, mas cada região gosta de mudar um pouquinho as regras e reclamar que ele é tradicional do lugar! É super simples e no começo eu achei que devia ser até um pouco retardado, mas é até bem divertido!

Ele funciona com dois times, da seguinte forma: primeiro um dos integrantes de um dos times joga o cochonet, que é uma bolinha de madeira pequena e geralmente é pintada de uma cor espalhafatosa. Esse mesmo integrante então, do mesmo lugar de onde ele jogou o cochonet, joga uma bola de ferro, com o objetivo de colocá-la o mais perto possível do cochonet, que é o objetivo maior do jogo. Logo depois, um membro do outro time joga então sua bola de ferro, tentando ainda a maior proximidade possível do cochonet. Se ele conseguir chegar mais perto, a vez passa para o time seguinte. Se não, o mesmo time continua tentando até acabarem suas bolas. Cada pessoa tem duas bolas e no final das contas ganha o time que tiver a maior proximidade da bolinha. Além de tentar colocar a sua bola mais perto, vc pode tbm tentar tirar as bolas do outro time. Geralmente joga-se uma queda de 13 pontos! Eu perdi as duas vezes que joguei, mas não fui uma aberração de ruim, fui até direitinho, fiz alguns pontinhos.
É impressionante que todo mundo, dos chefes mais velhos aos estagiários mais novos, cada um tem seu próprio jogo de bolas. Parece que o povo jaga mesmo isso aqui! Tô pensando até em comprar um kitzinho pra levar pro Brasil, mas falta gente pra se habilitar a jogar comigo! Eu juro que é superdivertido!!!

O cochonet é esse menorzinho do meio... Era pra ser amarelão, mas tá desbotado já!

Depois do campeonato de petanque, o almoço! Tem um vietnamita aqui no lab cuja mulher cozinha muito bem. Então ela fez várias especialidades asiáticas que tavam muito boas!!!

De tarde, um pessoa foi jogar badminton, que sim, tbm é muito popular aqui!!! Todo mundo tem sua própria raquete tbm! Eu cheguei a tentar, mas nesse sim eu fui um desastre! Resolvi então jogar um poquer Texas Hold'em com os outros estagiários!

Foi um dia bem divertido, de jeito francês. Achei muito estranho pq eu fiquei toda tensa com que roupa ir no evento, pq afinal de contas iam ter esportes, mas não deixava de ser um evento do lab, com os chefes todos e tal. Me arrumei toda esportivazinha e chegando lá, tava o povo todo de calça jeans, sandália, etc. Pensei que o dia seria um fracasso e que ninguém ia jogar nada. Mas não é que o povo dava a vida no badminton, rolando no chão e tudo, de calça jeans e sandália? Eu, hein!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa q delicia essa comida...
Ahh Clo, eu jogo c vc... tras de lembrança o Kit!!!

patricia duarte disse...

Foi um dia divertido, com certeza. Comidinhas com um jeito muito bom, hem? Agora, esse jogo das bolinhas me fez lembrar muito nosso tradicional jogo de bolas de gude. Só que não caçapa, né? Mas acho que parece. Pelo menos até onde eu consigo lembrar.
bjins procês dois.