quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Primeira parada: Parrí!






Depois então de pegar minhas malas, vamos á Paris!

Contrariando o que a maioria das pessoas me disseram, peguei um taxista super gente boa e fui em direção ao apartamento que o Mateus, meu amigo da biologia estava. Ele e um amigo (o Gustavo, que por coincidência foi meu colega de francês) estão fazendo um mochilão na Europa e estavam ficando em um ap alugado.


Cheguei direitinho, 50 euros mais pobre graças ao táxi do De Gaule até o ap. Fui super bem recebida pelos meninos. De cara já pude constatar uma coisa: os apartamentos da França são todos microscópicos e não têm chuveiro, só chuveirinho! Depois nós que somos 3o mundo!


Como os meninos iam ficar poucos dias em Paris, eles já tinham toda uma programação para o dia. E eu claro acompanhei.




Depois de comprar os tickets de metrô, fomos até a Sacre-coeur, que é uma igrejona linda! Ela fica bem no alto, e foi nela que foi gravada uma cena de Amelie Poulan, quando ela vai entregar o álbum do moço desconhecido. Tava lotado de turistas, e muuuuuuuuitos brasileiros. Aliás, aqui tem brasileiro demais!!! Todo lugar tem alguém falando português.


Depois de ver a igreja em si, que é linda, a gente resolveu pagar 5 euros pra subir lá em cima da torre e ver a cidade de cima. 1 zilhão de degraus depois, a vista realmente vale a pena. Mas se vc tiver se salto, como eu estava, pense duas vezes, porque eu paguei o resto do dia por isso.


Essa é uma pequena amostra da vista com meus dois companheiros de viagem.




Depois disso, nós comemos uma baguete logo em frente, numa pracinha com um carrosel (que, by the way, é a grande moda local, cada esquina tem um), demos umas voltas nas lojinhas e fomos pra nossa segunda parada do dia, ELA, a Torre!


Ela é simplesmente M A R A V I L H O S A (caps lock separado!). A base dela é gigante. E é totalmente diferente ver ela por fotos, ver ela de longe, e ver ela de perto! É até estranho pq a ficha custa a cair. Parece que ela é na verdade uma outra torre, e não aquela famosona! Deixa eu parar que eu já tô começando a divagar demais.
Os meninos já tinha ido na Torre. Então o objetivo do dia era: subir! E para isso foi necessário enfrentar 2h e meia de fila e 11 euros! Lembrando que eu estava de salto e tinha subido um zilhão de degraus anteriormente. Mas enfim conseguimos! E é muito lindo! É alto demais, parece que o elevador nunca vai parar de subir! Fiquei dando chilique de medo! Tem tipo um observatório lá em cima e dá pra ver todos os monumentos de Paris. Esse aí é o Arco do Triunfo visto lá de cima!


Depois dessa maratona, ainda faltava mais uma coisa: Le Louvre! Nas 4as e 6as o Louvre fica aberto até mais tarde, por um preço melhor. Assim, Lá fomos nós turistar mais um pouco.


O prédio do Louvre é algo gigantesco, tipo um milhão de quarteirões. E aquela pirâmide, que os franceses tradicionais acham de gosto duvidoso, eu na minha mineiridade achei linda!


Nessa altura do campeonato, eu já estava morta, sem pé e com fome! E o Louvre é gigante e estava lotado! Não fosse a belezura que é, eu ia ter ficado de muuuuuuuito mau-humor!

Fiquei me arrastando de um banquinho pra outro. Sentar nesse momento era a coisa mais importante do mundo. Ms os quadros eram legais tbm!

Não achei a Monalisa tão pequena assim. O que eu fiquei absurdada foi o Mineirão que tava em frente dela. Cheio de japonês tirando foto, um subindo na cabeça do outro, um horror. Sem nenhuma classe.

Depois de vistas Monalisa, Venus de Milo, múmias e derivados, me dei o direito de reclamar. Aí tbm não parei mais. Tadinhos dos meninos, mas realmente a sensação que eu tinha era que eu ia ter que amputar meu pé.

Compramos uma pizza, e fomos para casa. Na TV, um cara que participava de um progama do tipo American Idol francês tinha morrido de mucoviscidose a um dia, e tava tendo tipo um tributo pra ele, vendendo CD's com a renda revertida para o tratamento dessa doença. Isso tudo descobrimos no google, pq a coisa era muito bizarra e a gente não tava entendendo nada! Pessoas chorando, fotos do menino, venda de CD, hospital.

Depois disso tudo,merecidamente desmaiei no sofá!

11 comentários:

Julia Mesquita disse...

nossa! eu acho que eu morreria com uma maratona dessas! nuh!
no final eu já não ia ver a menor graça em nada.. nem marc jacobs nu em pelo na minha frente, eu ia conseguir ver como obra de arte!

mas adorei as fotos e as descrições!!!
detalhe: qdo eu estiver ai vc vai ter q fazer tudo isso de novo! mas em doses muito mais homeopáticas! =]

Nisia disse...

Claritcha,

que delícia! Fiquei morrendo de saudades e lembrando quando sua avó, Cris e eu fomos na Torre. M A R A V I L H O S O mesmo... Quanto ao Louvre, tenho que confessar, só fui na entrada geral, na lojinha (claro) e uma vez em um coquetel na pirâmide (coisas do seu tio na Cemig). Segundo seu padrinho é sempre bom deixar alguma coisa para trás para ter desculpas para voltar. Mas talvez a gente esteja exagerando: deixar o Louvre????
Continue escrevendo sempre que possível, que já adicionei seu blog no meu Favoritos. Beijos!!!!

Anônimo disse...

Clarinha!!!
Ótima a idéia de fazer o blog!!! vou até adicionar aos meus favoritos hehehe!!
Estou adorando as "Aventuras de Clara Guerra em Paris"! e tá muito engraçado...até escrevendo vc faz suas analogias de sempre!! uauhauhhua
Clarinha...mas que idéia vc ir de salto pra andar em paris né!!! hauha... Mas deve ter sido fantástico ver a Grandona de perto e subir nela ainda por cima!!! Ahh e a Mona Lisa, sua musa!!! ahhahah
Continue atualizando o blog, que eu vo ver sempre! =]
Ei, põe uma foto que vc aparece!!hehehe
BEIJOSS ;*

patricia duarte disse...

Bárbaro Cacá! Adorei seus relatos e espero acompanhar tudo por aqui. Eu me lembro muito bem da cena de Amélie Poulan. Ela marcou o caminho com alguns sinais até chegar no ponto mais alto daquele espaço. De lá, o desconhecido olha pela luneta e a vê lá embaixo e precisa correr para encontrá-la. Será que é isso mesmo? Vou rever o filme. Um beijo grande e até mais.

Cristina Werneck disse...

Oi! Que bom receber notícias! Pelo visto vc está se divertindo muito! Continue mandando notícias para a gente poder curtir um pouquinho da sua viagem tb! Beijos,
Cris

Anônimo disse...

de salto alto clara???
ai que saudedezinha boba que me bateu agora...

Anônimo disse...

Clo,
Que bom que fez o blog!! Adorei as fotos e as histórias.. você é uma piada!!!
So uma coisa: pq você estava de salto meu Deus???? Ai q dor!!!
Qdo eu for vamos ter que fazer TUDO de novo!!!
SAUDADESSSSSSSSS
Bjos

Anônimo disse...

guerra!!!

amei suas visitas aos monumentos parisienses!!!! to adorando participar de todos os seus afazeres!!!!
nossaa estou bestificada com os chineses!!! hahahaha
chuveirinho?? ah naooo ninguem merece!!!!!
hahahahah
muitas saudades amore!!!
me manda mais músicas qdo descobrir ok!?!?
hehehe
bjooooooo

Unknown disse...

Oi, Clara!!
Que bom receber notícias!! Aproveite muito e escreva sempre, que a gente vai aproveitando também!
Bjs, Leca

Nath disse...

Clozinha,q saudade de vc!!!!!!!!!!Aiii e eu ia com certeza conversar c a Camila Pitanga: que boa idéia esse casamento primaveril nessa linda tarde de outono....KKKKKK
Saudade giganteeee !!!!!

Anônimo disse...

KKzinha... a parte do chuveirinho você até que gostou né? Já que não é muito adepta ao tal do "banhozinho"..hehehe....

Leio as suas descriçoes e vejo você falando... saudades demais... e como a júlia falou... vamos ver tuuuuuudo de novo...

Te amo.. Bjim...