terça-feira, 25 de março de 2008

Avignon!

Aqui, como eu já contei pra muitos, não tem feriado na semana santa. O feriado é na 2a depois da Páscoa, o que não faz mais o menos sentido, pq Jesus já morreu, já ressucitou, já tá lá no céu, e o coelho da Pásco tbm já fez suas entregas e já foi embora a muito tempo. Mas... C'est comme ça!

No sábado, foi um dia comunzinho, recheado apenas pela aventura de fazer supermercado num Carrefour longíncuo, mas com transporte até a porta, o que significa andar menos, mesmo a distância sendo maior. Eu e Felipe resolvemos então aproveitar que na 2a seria feriado pra mais uma viagem relâmpago no domingo. O destino escolhido foi Avignon, pertinho daqui, mas já caindo pros lados da Provence. Compramos a passagem pra ir e voltar no mesmo dia, demos uma pesquisada nas atrações turísticas e pronto!

No domingo de Páscoa acordamos cedinho pra viajar e o dia já começou ótimo com um surpresa linda: uma caixona de bombons da Godiva do Felipe para mim!!! É surreal de bom! Estou até me limitando uma cota diária pra ver se dura mais tempo essa delícia!

Arrumamos tudo e pegamos o trem pra ir. Tava super vazio, mas de repente entra um homem e uma mulher, de uns 30 e poucos anos e sentam na nossa frente. E começam a conversar em português!!! Foi como música! O Felipe, claro, queria fazer amizade, mas eu fiquei com vergonha! E não é que o papo dos dois tava super interessante! Fiquei bicando tudo! Parece que os dois estão fazendou doutorado aqui na França tbm e estavam indo passear. O moço, além de tudo, era mineiro de belzonte! E ele trabalha com o cara que, junto com a Ângela Gutierrez, fundou o Museu de Artes e Ofícios! Ele ficou contando pra moça tudo como foi! Muito legal os casos! Pena que minha jacuzisse impediu de conversar com eles, que pareciam muito simpáticos, mas não, né?

Chegando em Avignon, um frio e um vento que só lá! È o Mistral do fim de inverno, segundo os locais. Quando eu fui pegar a máquina pra tirar um fonto pra mostrar a potência do vento, cadê que tinha bateria? Desesperei, mas por fim resolvemos comprar uma máquina descartável e pela primeira vez em muito tempo irei realmente revelar as fotos.

O ruim é que não vai dar pra postar nada... Só se depois eu tirar fotos das fotos... Mas vou me esforçar pra descrever tudo bem direitinho! E pra quem ficar com vontade de ver fotos, aproveitem essa série de jumping pictures sensacionais da minha família, no dia do niver do meu querido pai!http://familiasduarte.blogspot.com/

Mas quanto a Avignon, é uma cidade muito antiga, como tudo por aqui, que durante o século XIV serviu de morada para os papas de então, que estavam sendo muito perseguidos. O resultado disso é o Palais de Papes, a maior construção gótica do mundo, e o primeiro local da nossa visita!!! É simplesmente gigantesco! Passamos a manhã inteira pra conhecer e tenho certeza de que não foi nem um quinto do palácio! É muito interessante, mas seria mais legal se ainda tivesse os móveis da época. Depois do período dos papas, o edifício já serviu de forte e até de cadeia! Assim tem muita coisa que não está tão bem conservada assim. MAs de qualquer forma foi bem legal!
Avignon fica na beira do Rio Rhône, o maior da França e tbm a região dos famosos vinhos Côtes du Rhône! La no Palais de Papes tinham muitos pra vender! Compramos 2 com cara muito boa e preço razoável!
Como demorou muito esse passeio, logo depois fomos almoçar num restaurante bonzinho na Place de L'Horloge, que é tipo o centro da cidade! Como era domingo tava tudo fechado, mas tinham muitas lojas lá!
Depois do almoço fomos na Catedral NotreDame des Dons, que fica ao lado do Palais. È linda, mas parece uma anã perto dele! Fomos tbm na Ponte de Avignon, que é famosa pq tem uma musiquinha popular que fala dele. Tipo a Fonte do Tororó!
Perto da ponte, tinha um tanto de lojinha de souvenirs aberta! Cada coisa mais linda! Umas toalhas de mesa, jogo americano, tudo floridinho e colorido, como é típico da Provence. Avignon tbm é a terra da lavanda, aquela que faz perfume mesmo. Vendia sabonete, travesseirinho, tudo com cheirinho de lavanda! Muito bom! Tinha tbm muitas ervas de cozinhare muitas coisas de cigarra! Não entendi qual foi a da cigarra nao, mas tudo tinha estampa, bonequinho, tudo de cigarra! Saí das lojinhas sonhando, mas de mãos vazias, pq afinal de contas a vida aqui é boa, dá pra passear, mas a grana é contadinha!
Depois disso, o frio já estava entrando nos ossos, então fomos tomar um chocolate quente que foi o melhor da vida!!! Daquele bem pretão, com gosto de chocolate em barra!
Na hora de ir embora, claro que teve confusão. A gare que a gente chegou não era a gare que a gente ia embora. Sorte que tinha um ônibus que levava de uma pra outra e deu tempo tranquilo. A gare que a gente saiu é uma gare exclusiva pra TGV, o trem-bala daqui. È chiquérrima, parece uma aeroporto futurista, mas funciona igual ás outras!
Chegamosem casa mortos pra variar! Graças a Deus tivemos uma 2a inteira pra recuperar antes de voltar pro batente da semana!

9 comentários:

Julia Mesquita disse...

cló!

eu to aqui no frenetismo de organizar a viagem e li altos sobre avignon!

Falaram que nessa musiquinha que vc falou, diz que dançar em cima dessa ponte traz sorte!!!

vcs dançaram?! um bolero? um tango? chão chão chão?

eee! muita sorte para vocês queridos!

Clará disse...

Ô Ju, não dançamos nÃo... era 10 euros por cabeça pra subir na ponte... A[i a gente dançou embaixo mesmo, hehehehe

Anônimo disse...

Clo,

Adorei o passeio, pena q não tem como ver as fotos... mas qdo vc chegar a gente ve!!!
Ontem vc fez falta no niver da Bad, mas tiramos uma foto c a sua cabeça hehe....

Saudades

Beijos

Anônimo disse...

Ahhhh esqueci de fazer um comentário importante: Seu blog esta de cara nova!!!!
Gostei!!!

Clará disse...

Pois é, Juju! agora que tô descobrindo como que mexe nesse trem eu fico na fissura de mudar todo dia!
Adorei a homenagem no niver da Bada!

Anônimo disse...

Tô rindo demais das jumping pictures da sua família!!! Maria arrasou, hehehe.
E ficou bem bonito o seu blog (de novo).
Beijocas

Juliana disse...

Ow, não acredito que você não conversou como cara de BH! Agora vou ficar morrendo de curiosidade pra saber que era! Eu já trabalhei para o MAO, depois me conta uns casos que vc escutou. bj

Clará disse...

Tia Ju, pelo que me pareceu, o orientador de tese dele que foi o responsável pelo museu. O cara trabalha com mineiração e diz ele que doou uma batéia e escreveu alguns textos da parte de mineiração pro museu. Mas agora não sei se é tudo verdade ou se ele estava tirando onda pra mocinha que tava com ele, hehehehe. De qualquer jeito, o papo tava tão interessante que depois eu fiquei com vontade mesmo de me apresentar, mas aí seria entregar que eu fiquei bicando a conversa deles a viagem inteira e vergonha, né?
bjim

Anônimo disse...

Oiii estava procurando informações sobre avignon e encontrei seu blog. Muito legal, parabens!!!
Vou passar tb um dia lá, só para passear mesmo.
Na hora que fui comprar a passagem, a moça me informou que tem um onibus que custa 2,50 euros, que faz um tour pela cidade. Será que isso existe mesmo???Vc ouviu ou viu algo parecido??
Valeu bjoss
Erica