domingo, 4 de maio de 2008

Eu amo Montpellier radicalmente!

Calma que eu explico! Apesar de estar curtindo aqui, o titulo não é uma declaração de amor sem noção pela minha atual cidade. É uma referência a BH, capital dos esportes radicais, pq nesse feriado, teve aqui em Montpellier o FISE - Festival Internacional Sport Extreme.

Na 5a feira não tinha meio de transporte por causa do feriado; na 6a o Felipe tinha que arrumar algumas coisas da incrição do mestrado enquanto eu tinha um surto consumista (causado pela minha obesidade); então foi o sábado que a gente resolveu dar uma passadinha.
Imaginem um Rio Arrudas limpo e com as margens espaçosas. Esse foi o lugar onde foi montada a mega estrutura do festival, que é um dos poucos a contar com praticamente todas as modalidades de esportes radicais: mil coisas com bicicleta (tipo solo, saltos, mountain), skate, patins e wake board, tudo acontecendo simultaneamente. E tinha bastante gente tbm, desde doidões, muitos jovens até famílias inteiras, com papai, mamães e filhinhos passeando. Tinha tendas de comidas, bebidas, vendendo todo tipo de roupa ligada a esportes radicais e equipamentos.

Antes era a Nokia que patrocinava, mas esse ano foi a Fiat, então tinha modelos offroad da fiat pra tudo quanto é lado. Todos lindos! Espero que chegue um dia no Brasil!


A primeira coisa que a gente parou pra assistir foi tipo um freestyle de bicicletas. Tipo o povo fica num tablado fazendo "malabarismos" com a bicicleta por 2 minutos e meio. Os juízes julgam as manobras que o cara fizer nesse tempo, considerando a "radicalidade", mas tbm se a execução foi limpa. Muuuuuito legal! A gente tinha até feito um vídeo, mas a mongol aqui apagou sem querer. É meio engraçado, pq tirando esse da foto que era Espanhol, a grande maioria dos competidores era branquelo e magrelo, sem camisa e com calças muuuuuuito justas. O tipo da imagem que não corresponde ao que vc imagina.

Mais uma vez, o comportamento francês causa estranhamento e me deixa a dúvida se eu acho que eles são super civilizados e a gente é um bando de bárbaros, ou se acho eles muito dos sem-graça mesmo. Primeiro que fica maior silêncio. O "animador" fica o tempo todo pedindo pro povo gritar, pra estimular os competidores, mas pouca gente obedece, e fica ali vendo os caras fazerem miséria com uma bicicletinha como se fosse a coisa mais normal do mundo. E quando eles obedecem, quando se empolgam, pouco importa se o competidor é marroquinho, americano ou francês. Eles não torcem, apenas reconhecem quando alguém faz uma coisa extraordinária.

Depois fomos ver os saltos tbm de bicicleta. Tava tendo só treininhos mais ou menos das outras modalidades, e demos só uma olhadinha.



Muito sem noção!

Agora essa modalidade meio "mountain" mas com malabarismos que foi a que mais me despertou o meu famoso sentimento de "cadê a mãe desse povo"? Por falta de sorte, eu filmei só os pangarés, mas vcs não acreditam a inclinação, a altura e as coisas que esses meninos faziam na bicicleta. Fiquei chocada!



Enfim, o evento foi muito legal, mas ficamos só um pouco. Faltava mais gente pra animar. Faltava mais animação do povo que tava lá tbm. Um showzinho do No Voice tbm não cairia mal! Se um campeonatinho de Wake Board em BH já dá trânsito pra chegar na Lagoa dos Ingleses, imagina um mega evento desses? Aproveitem o precedente e peçam patrocínio pra Fiat! Fica a dica!

4 comentários:

Anônimo disse...

Clo,

Adorei!!! As fotos ficaram ótimas!!
Mas o melhor foi o seu comentário no final do filme....

SAUDADES

Julia Mesquita disse...

muita emoção cló!

Anônimo disse...

filha, fiquei aflita tbem. Pensei que o moço tinha se esfolado todo naquela descida.E, qual foi mesmo o comentario? saudades ,super beijos

Anônimo disse...

Mr. and Mrs. Kent,

Muito legal o evento !! Mas acho que um show do No Voice pra esse pessoal desanimado ia causar uma grande ira no Minhoca, e certamente ele começaria a chingar o povo em portugues, etc, etc, etc...

Mas, se der pra fechar um showzinho ou dois ai na Europa, liga ai Clarinha ! Hehehe !

Tchtchoe, como você já deve estar sabendo, ante a imaturidade e inexperiência de nossos jogadores, fomos eliminados para o maduro e experiente Boca Juniors, em pleno Mineirão lotado. Mas não foi motivo de enfurecimento dos torcedores, que apoiaram o time até o apito final, aplaudindo os jogadores na saída do gramado.

De qualquer forma, nos resta o Brasileiro e mais uma classificação para a Libertadores 2009. Já começamos com o pé direito, ao vencer o Vitória-BA fora de casa. No fim de semana enfrentaremos o Botafogo no Mineirão, e certamente arrancaremos mais 3 pontos em casa.

Um abraço e um beijo, Daniel.