6a feira
Segundo dia de viagem! Começou cedo também, 8h e todo mundo de pé já! Tomamos um café da manhã meio improvisado numa padaria/lanchonete mega cara do lado do hotel e fomos continuar nossa jornada.
Lourmarin
Essa cidade apareceu como sendo das preferidas em praticamente todas as fontes que eu consultei sobre a Provence. E nessas cidadezinhas dizem que é bom ir no dia da feira, pq movimenta a cidade e tudo mais. Como 6a era feira em Lourmarin, foi lá a nossa 1a parada do dia.
De cara percebemos uma coisa: a gente estava deslocado no lugar, porque todo mundo tinha a tiracolo ou um cachorro, ou um carrinho de bebê, ou um vovô. E a gente não tinha nada disso! Esse vovô tava paradinho no mesmo lugar, sem mexer, a gente ficou até na dúvida se era uma estátua em homenagem aos vovôs (que são os turistas mais frenéticos! andam por toda a parte, fazem caminhadas, passeios de bicicleta, compram horrores! dão um baile em muita gente mais nova!). A gente ia lá perguntar se podia alugar ele por umas horas, pra andar com a gente e a gente poder se enturmar com a cidade, mas ficamos com vergonha...
A feira da cidade não é muito grande (a cidade é micro tbm!), mas é muito legal! Queria levar um pouco de tudo: temperos, queijos, azeites, pãe, embutidos, biscoitos, frutas, bijuterias de turquesa, roupas, tecidos, muuuuuuuuitos sabonetes... Descobri que quando eu quero muito comprar várias coisas de uma vez, me dá vontade de vomitar, de tanta vontade! Mas como o pessoal das barraquinhas de comida dava umas amostrinhas grátis, melhorou um pouco o meu estado. Mas não levei nada... Triste não ter dinheiros infinitos nessas horas...
E além disso, o pouco dinheiro que eu tinha foi investido de outra forma. Na feira tinha um povo com uns animaizinhos: coelhinhos, cabrinhas, ovelinhas, porquinhos, todos nenéns!!! Eles ficavam oferecendo umas balinhas de mel e hortelã (um misto de ice-kiss com pastilha valda, até boazinha). Fui lá e aceitei... Aí o cara, muito simpático e piadista, começou a falar que eles vendiam essas balas que são tradicionais da região pra sustentar o grupo deles, que achava esses bichinhos desgarrados do rebanho e cuidava deles.
Com um micro porquinho desse, quem resiste? Fui lá e paguei 5 euros numa caixinha da tal bala... Depois fiquei pensando se eu tinha sido muito besta de cair nesse papo. Tô rezando pra ser verdade, mas vai saber, né?
Depois da feira, fomos dar uma voltinha na microcidade, que estava bem cheia de turistas. E é a coisa mais linda do mundo! Sabe essa imagem na sua cabeça quando vc imagina uma cidadezinha do interior do sul da França? Pois é, é lá mesmo em Lourmarin!
Gorges du Verdon
Outro lugar que eu tinha lido que valia a pena era uma estradinha que ladeava um canyon com um lago lindo no meio. A idéia era passar por essa estrada pra chegar em outra cidadezinha pra almoçar. Andamos bastante, e já tava até desconfiando que tinha pegado a estrada errada, quando essa visão aparece.
A cor da água é isso mesmo, sem efeitos especiais. Nem a paradinha que aumenta o azul da foto que tem na minha máquina eu usei! E o dia ainda tava nublado!
Fiz um vídeozinho que tá dando pau pra carregar. Vou postar logo mais!
Depois disso, voltamos pra Aix. A gente andou um bocado nesse dia, então a viagem de volta foi meio demoradinha. Chegamos lá morrendo de fome! Entramos praticamente no primeiro restaurante que vimos.
Já tava todo mundo morto e como tava nublado, tava meio friozinho. Compramos uns comes e bebes e depois de tomar banho, ficamos no hotel batendo papo mesmo, pq no dia seguinte a programação tava cheia! Deixaríamos a Provence típica pra entrar na famosa Riviera Francesa: Côte d'Azur!
2 comentários:
Oi Sis!!!!!
Que inveja de vcs nesses lugares deliciosos!!....Dá vontade de passar logo um mês....Saudades demais!!!Vê se me liga (ligou só uma vez e desistiu?)
bjim
Postar um comentário