sexta-feira, 16 de maio de 2008

Parte IV

Domingo

Acordamos cedinho em Nice pq hoje o dia seria longo. Muitas cidades previstas no caminho. Pra andar mais rápido, fomos abastecer o carro e o café da manhã foi ali mesmo no postinho.
Pé na estrada e, de tão pertinho, chegamos ao nosso primeiro destino sem nem perceber!

Cannes
Chegamos em Cannes cedinho e a cidade parecia que tava acordando tbm. Na rua, pouco turistas e muitos trabalhadores pra montar a estrutura pro famoso Festival de Cinema, que começou dia 14 (3 dias depois da nossa passagem por lá!) Mas logo logo a turistada já foi dando suas caras!
A Croisette é a avenida beira-mar da cidade, onde tudo acontece e onde estão os hotéis mais chiques. Todos eles já estavam devidamente decorados com posters de filmes e de patrocinadores.


Sempre pensei em Cannes como um festival mais lado B, mas pela decoração da cidade, só tinha blockbuster. Talvez porque sejam estes os mais patrocinados e não necessariamente os mais premiados do festival, né? Só sei que o novo Indiana Jones, Speed Racer, e Kung Fu Panda (o novo da Pixar, com dublagem do Jack Black, Dustin Hoffman e Angelina Jolie) dominavam o local.


Tinha tbm essa nova comédia do Mike Meyers (o Austin Powers), que acho que chama Love Guru, ou algo assim e olha quem está no filme, irreconhecível! Fiquei curiosa demais pra ver!


A praia de Cannes é até bonita, mas não é pra qualquer um não! A maioria dela é "privada", ou seja, o bar ou hotel localizado em frente ao trecho fecha este pedaço e só entram os clientes. Tinha uma fatiazinha que era pública, tipo um quadrado entupido de gente, tipo piscinão de Ramos. A gente achou que era escrever "pobre do terceiro mundo farofeiro" na testa, e a gente queria manter a dignidade, então não fomos!

A cidade toda respirava esse clima de Hollywood, um pouco pela proximidade do festival, mas um pouco também eu acho que fica no dia a dia. Qualquer lugar com um calçadão da fama já cria uma atmosfera, né?


A gente só acho a parte da calçada que ia de 1987 a 1992. Não sei se eles começaram a fazer a calçada e desistiram ou se ela fica mocada em algum canto.

Frauline Maria e Mary Poppins, minha ídola!

Passeamos um pouco, vimos as lojas, os carrões, as pessoas chiques (isso já tá perdendo a graça, até) e continuamos o caminho, pq ainda tinha muita coisa pra ver!

No meio do caminho... (Villefranche sur mer & Saint Jean Cap Ferrat)

Seguindo o roteiro amador-imaginário, a próxima parada seria Mônaco. Mas no caminho, deparamos com essa vista em Villefranche sur Mer! Cidadezinha na montanha que desce até o mar azul turqueza! Paramos um pouco pra admirar!

Segundo as últimas fofocas, o casal mais feio do mundo, Angelina Jolie e Brad Pitt estariam passando férias em St. Jean Cap Ferrat, na casa de Bono Vox do U2. Ela era a próxima parada da "conurbação" das cidadezinhas na montanha que dão no mar, e caminho inevitável pra chegar a Mônaco. Com essa notícia, tornou-se tbm parada inevitável.

Claro que a gente não viu os dois, mas vimos cada casa... Ainda mais pros padrões franceses, os tamanhos, as belezas e o clima do lugar faz vc ter certeza que vc está no meio de gente muito muito rica. E é um rico diferente de St. Tropez, pq a cidadezinha apesar de tudo é pequena e silenciosa, sem badalação, apenas alguns restaurantezinhos na beira do mar. Almoçamos em um deles e mais uma vez fiquei supresa de não ser tão caro quanto eu esperava.

Acho que aqui moram os ricos que são tão ricos e a tanto tempo que eles até cansaram. Em St. Tropez são os playboys, enquanto aqui são os classudos!

Mesmo não prevista no roteiro original, foi uma das cidades que eu mais gostei!

Mônaco

Quando eu achei que já estava acostumada com riqueza e carrões, eis que me surge Mônaco. Aqui, Ferrari é carro popular, um em cada esquina. O Felipe ficou igual um menino de 10 anos, nem conversava direito, pq ele não conseguia fechar a boca de tanto que ele babava nos carros!

Não sei se demos sorte ou azar. O Grand Prix famoso de F1 vai ser no dia 25. Mas tava tendo na cidade uma outra corrida. Aliás, corridas. Parece que todas as outras categorias (F3, Stock car, kart, fórmula jegue e outras menos expressivas) estavam correndo naquele dia!

Por um lado foi muito azar. Pq como não tinhamos entradas, ficamos de fora. O circuito fica todo fechado mesmo, cheio de tapume de madeira, e é nele que tem todas as coisas legais de Mônaco. Não dava pra ver nada, só de ver em quando que numa brechinha, entre um prédio e outro, conseguíamos ver um pedacinho.

Chegamos em Monte Carlo ás 4. A corrida só terminaria ás 7. A parte legal da cidade toda fechada. Como era domingo, o comércio fechado. Ou seja, nada pra fazer! Ficamos vagando, enrolando...

O cassino famoso tbm fica dentro do circuito. Pra passar o tempo e conhecer tbm, fomos em um mais vagabundinho, que não pagava pra entrar, e foram os 5 euros perdidos mais rápidos da história dos caça-níqueis! E na verdade tem umas lógicas lá que a gente nem entendeu tbm! Lá dentro não pode tirar foto, mas é cheio de vovôs e de mauricinhos com bolos enormes de notas de 50 euros! Mais uma vez a injustiça do uns com tanto e outros com tão pouco salta aos olhos.

Por outro lado, demos sorte tbm. Depois das 7h, quando acabou a corrida e o circuito foi aberto ao público, deu muito pra sentir o clima de corrida, que é uma das coisas mais legais da cidade. É muito legal e charmoso e deve ser muito emocionante correr lá.

A gente fez o caminho todo a pé e depois passamos lá de carro. Felipe delirou com o local. Eu tbm gostei, mas é sem dúvida uma cidade pra meninos!

Voltamos pra Nice acabados! Foi a conta de mandar um McDo pra dentro e capotar. Juro que eu pedi uma salada, mas não tinha! Fazer o que então né? Foi logo uma promoção!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olás.. To gostando demais dessa viagem sua.. Muito legal.. Tenho que comentar uma coisa: NÃO TO ACREDITANDO NESSA FOTO DO LEITIM EM MONACO.. Sempre aprendi que não devemos ter inveja de ninguém, mas não estou me contendo!! AHHHHHHH!!!
Tenho que ir nesse lugar!! MEU DEUS!!
Bjos

Clará disse...

O Fá, a gente lembrou demais de vc lá, se isso serve de consolo!

bjim

Miró disse...

Clarinha,
como assim Monte Carlo é pra meninos??
Gente, eu AMO F1! Meu sonho é assistir o GP de Mônaco, e depois, tirar uma foto como a do Felipe!
To amando a sua viagem! Os porquinhos sao muito fofos, tambem pagaria 5 euros para ajudá-los (ou nao)!
Bjos!!!

Anônimo disse...

Clarinha, muito obrigado pela lembrança.. Valeu demais.. Com certeza ajuda sim, mas não resolve.. Heheheh.. Hoje pensei várias vezes em pedir demissão e passar uns dias aí com vcs.. Ainda não me decidi totalmente.. ahuahhua...
Quando eu for, quero visitar Monaco com o Mimous!!!
Bjos e saudades demais de vcs dois..