domingo, 15 de junho de 2008

A vida continua!

Depois do susto de 6a, o sábado começou com o perito vindo aqui (bem mais simpático do que os outros policiais que nos atenderam), tirando as impressões digitais e liberando pra que a gente posso recolocar tudo no lugar e seguir com a vida.

O Felipe ficou mais pra baixo do que eu, pq afinal de contas ele acabou sendo mais prejudicado sem o seu computador, onde hoje em dia a gente guarda tudo da nossa vida.

Pra distrair um pouco, depois da grande arrumação, seguida de faxina e um bom almoço merecido, resolvemos dar uma saída.

Fomos numa ótima pizzaria, original siciliana, muito boa. Depois, voltando pra casa, demos uma passadinha na Comedie. Desde 6a está tendo lá o Total Festum, que é um evento pra celebrar a cultura local. Devido ao abalo pelos ocorrido, não tínhamos ainda passado lá.

O sul da França é bem diferente do resto, mesmo que a França seja um país pequeno. Aqui, especificamente, há uma grande influência catalã devido a proximidade, uma vez que o país basco tbm tem uma parte francesa. A Itália tbm é perto, assim como o Mahgreb, os países árabes do norte da África e etc. Antigamente, aqui tbm tinha uma cultura bem específica e até uma língua diferente, o Occitanio. O idioma quase desaparceu, mas hoje em dia anda tendo muitos movimentos pra resgatar essa cultura. Algumas escolas tem até ensinado a língua.

O evento conta com um tanto de barraquinhas espalhadas pela praça, vendendo produtos regionais, promovendo instituições culturais e tal, e um palco gigante. E na nossa passagem noturna pela Comedie a gente acabou ficando um pouco mais devido ao show que tava tendo.

Uma coisa como eu nunca tinha visto antes! Um grupo de 6 homens que cantavam á capela, com aqueles efeitos de vozes mais graves, mais agudas, que contavam só com a percussão de palmas e de pés batendo no chão e de uns tambourines, que são tipo uns pandeiros. Tem uns que são bem parecidos, outros que são gigantes e grossos, uns sem as pecinhas de ferro... E eles cantam em Occitanio, canções tradicionais, mas com arranjos deles, que fica bem animado. Eu achei muito diferente! Tem hora que os vocais parecem uma coisa meio árabe. Tem hora que o ritmo lembra uma tarantella, ás vezes uma coisa meio canto gregoriano, ás vezes uma coisa meio tribal, mas enfim, não parece com coisa nenhuma. Como não tenho mas a minha máquina (Snif!), não deu pra registrar nada, mas aí embaixo tem um link pro site deles, que dá pra ouvir as músicas, mas ao vivo é muito melhor na minha opinião. Os efeitos ficam muito mais claros e é muito mais empolgante na hora que a percussão entra com tudo.

Teve uma hora que eles pediram pra todo mundo dar a mão e fazer uma grande roda. Já fiquei com dó, pq com a blasézisse dos franceses eu pensava que isso nunca ia dar certo. Ledo engano. O povo fez uma roda gigante, daquelas tipo caracol, eles tocaram uma musica super animada e o povo ficou se jogando! Foi muito engraçado!

http://www.myspace.com/locordelaplana

9 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... A vida continua. Não se deixem abater. Afinal só levaram coisas que voces vão repor rapidamente. Ninguém machucou nem nada se perdeu definitivamente.
Vamos em frente. Mas que dá uma raiva danada, isso dá. Mas passou, passou...

Beijos

Papai

olá meninos depois deste susto da globalizacão da violencia, o que ´nós mais queremos é que esse episódio fique logo pra tras.Com certeza agora todas as bruxas já se foram .Agora de volta ao normal com mais coisas boas pra ver, viver e contar.
muitos beijos abraços saudades e uma vontade enorme de estar pertinho de voces pra poder dar um super - colo (não sei se pra voces ou pra nós)
mamãe

Julia Mesquita disse...

ah!

achei essas músicas o máximo!

muito legal mesmo!

e você dançou a ciranda com os franceses?

bom que montpelier apesar de ser pequena tem sempre algo pra fazer e se distrair, né!?

beijocas baby!

Nisia disse...

POis é, Clarinha e Felipe... muito chato, mas fazer o que... passou.

Beijo grande e carinhoso pros dois!

Anônimo disse...

Clarinha e Felipe:


Pois é,fiquei chocada com o acontecido,num pais como a França que nos todos colocamos num pedes tal!Recebam o meu abraço de solidariedade.Vai passar...Ja´passou.Vóvó Zézé

Mariana disse...

OI Sis e Felipe!
Que raiva, né? Mas agora já passou e vai dar tudo só certo daqui pra frente.
bjim
Sis

Mariana disse...

OI Sis e Felipe!
Que raiva, né? Mas agora já passou e vai dar tudo só certo daqui pra frente.
bjim
Sis

patricia duarte disse...

Ei Cacá e Felipe!
Estou pasma como esse povo! Danada de propaganda enganosa, hem? Mas, como diria vovó Nísia, ainda bem que ninguém quebrou a perna. E, no mais, a partir de agora, sintam-se mais em casa. No fundo, no fundo, somos todos iguais. E ai dos franceses que arrebitarem o nariz pra vocês. Rebatam de pronto com essa história.
Um abraço solidário.
Tio Cláudio, Tia Patrícia, Dani e Rafa

Anônimo disse...

Clara e Clarck,
Muito triste o que aconteceu aí na semana passada! Quando fique sabendo não acreditei!! Espero que vocês já tenham superado!!
MUITA SAUDADE!!!
Beijão Mari Abud

Anônimo disse...

Olha a Mariana Abud aqui em cima!!!!
hahahaha