quarta-feira, 2 de julho de 2008

Festim Rabelais - Picnic gargantuesque!

Como eu disse no último post, no último fim de semana a gente foi num evento muito legal nos jardins do Peyrou aqui: um picnic com os maiores chefs da região, produtores típicos regionais, teatro, música e tal...

Antes de começar a contar o evento propriamente dito, um pouco de explicação. Essa festa faz parte de uma série de homenagens á François Rebelais, um dos ilustres filhos de Montpellier, que foi contemporâneo de Nostradamus e aluno do grande Rondelet, o fundador da escola de medicina daqui, que é a mais antiga da Europa ainda funcionando! Rabelais escreveu as famosas aventuras de Gargantua e seu filho Pantagruel, cheio de seres imaginários, baseados em mitos populares e religiosos variados. Questionando muitos valores que o homem da época carregava como pesos, os livros conduziam á moral individualista "Fais ce que voudras !", ou "Faça o que desejas!". Além do picnic, vão ter várias exposições de quadros e esculturas feitas com inspiração em Rabelais.

O que o picnic tem a ver com a história do cara, eu não tenho muita certeza, mas o que importa é que foi um ótimo passeio!

O calor que estava fazendo, eu acho que nem preciso comentar, né? Quando a gente chegou, até achou que estava mega vazio, mas a verdade é que na sombra tinha uma multidão, pq ninguém aqui é bobo nem nada, né?

Na estrada, vendia um carnezinho com 20 tickets, á 20 euros, e era com eles que vc consumia nas diversas barraquinhas. A primeira parada obrigatória era na barraquinha que vendia o seu kit pic nic por 2 tickets, que vinha com uma taça, os talheres, guardanapo e essa bolsinha singela no pescoço do Felipe.

PAUSA PARA COMENTAR O NOVO VISUAL DO FELIPE: Foi o calor que fez ele endoidar e raspar a cabeça. Segundo ele, se o Brad Pitt pode, pq não ele? Faz sentido, né? Achei que ficou bom, sem falar que diminuiu em 20% as reclamações de calor dele!

Além das barraquinahs que vendiam comidas, tinha também já uma exposição de esculturas inspiradas no RAbelais, que era bem legais... Á direita, eles colocaram um chapeuzinho de mestre cuca na estátua do Luis XIV!

Mas vamos á comida! Pra começar, uma entradinha de azeitonas e azeite típicos da região. Com o calor, um rosé pra acompanhar! O prato foi 2 tickets e o vinho 1.

O primeiro prato que a gente quis experimentar foi o feito pelo Jardin des Sens, que é o restaurante 3 estrelas do guia Michelin daqui, onde um prato custa 120 euros!!! Ele é comandado pelos irmãos Purcel, que são gêmeos! O prato era Noix de Saint Jacques rôtie (um tipo de marisco), riz vénéré en risotto, émulsion citronnée et chips de parmesan! Divino!!! E custou só 3 tickets! Um tinto leve e frutado pra acompanhar!

Esse prato era o único que a gente tinha certeza que queria. O resto a gente foi pela cara! e demos muita sorte! O segundo foi de um tal de FLORENT MOSER TRAITEUR (VALFLAUNES) : Anchois de Collioure sur compotée d'Oignons doux de Lézignan, blinis "maison" à la fleur de thym, rosace de crevettes sur lit de tomates confites, glacis au Banyuls. Tava muito bom tbm, mas dessa vez a estrela foi o vinho: Blanquette de Limoux demi-sec! De longe o melhor espumante que eu já bebi na vida! E tava geladinho, perfeito com o calor! Depois da descoberta, ficamos só nele! Até perguntei pro moço se ele não exportava pro Brasil, mas ele disse que não... Que sabe eu não entro nesse ramo? Pq com certeza eu vou ficar rica, de tão bom que é!
O terceiro prato tbm foi um surpresa sensacional! DE L’ART OU DU COCHON (MONTPELLIER) : Biscuit tiède de foie gras coulant à la châtaigne, truffe d'Uzès et lentilles! Resumindo, era um petit gateau de fois gras! Uma coisa que eu nunca pensei na vida e a textura e o gosto do negócio era uma coisa inexplicável! Acompanhando, mais Limoux!

A gente foi pão duro e comprou só um carnezinho pros dois, mas foi mais que suficiente! Os pratinhos tem cara de pequenos, a gente ainda meiou, mas enchem demais!!! Tava passando mal já, o que significa que era hora de encher o compartimento doce pra contrabalançar! Nesse pratinho vinha uma mini-mousse de chocolate com framboesa, um chocolatinho branco com crocantes de laranja e um nougat de amêndoas!

Já estava finalizando quando vi esse pirulito de chocolate, identificado como "petillante", que eu não sei a tradução exata, mas sei que água com gás aqui chama eau petillante. Fiquei curiosa pra provar. O negócio era realmente petillante! Parece com um pirulito antigasso que a gente molhava num açucrinha que depois ficava estalando na boca, lembram? Só que misturado no chocolate. Eu gostei!
Depois desse tanto de comida, vinho e calor, passamos o resto do dia panguando em casa... No domingo tbm não teve muita coisa, mas fui andar de bicicleta de novo, e dessa vez já fui mais como uma pessoa normal! Como o entupimento de sábado já tinha passado, um McDo básico de domingo a noite e pronto pra semana começar de novo!

3 comentários:

Mariana disse...

OI Sis!
Parece que o programa foi ótimo, né! Bárias comidas !!!! Fiquei com vontade....Especialmente aqule pratinho de doce.... Quando vc voltar, traz um espumante desse para a gente provar!Bjim da Sis

Anônimo disse...

BLANQUETTE DE LIMOUX DEMI-SEC...
UH LA LA!!!!!
C'est très bon!
As descrições estão tão reais que dá
água na boca...
Saudades... beijos...
Ah! Você tá linda, magriiiinha....
Mais beijos pra você e Lipe.

Anônimo disse...

Clo,
Nossa estava tudo lindo!! As fotos ficaram ótimas.. q ceu azullllllllll (imagino o calor q esta fazendo ai)!!! E as comidas hummm deu vontade...
Mas aqui.. concordo c a sua irmã.. Traz um espumante desse p gente esperimentar?????

Ahh o cabelo do Felipe ficou ótimo!!

Beijos