terça-feira, 5 de agosto de 2008

Patriotismo Roots

Esses dias eu fiquei pensando muito em uma coisa: eu queria ser mais brasileira! Ou pelo menos ter mais cara de.

Muitas pessoas (do Brasil!) me falam que eu tenho cara de francesa. Ainda mais quando eu cortei a franja. Mas o povo aqui não se engana não. E eu nem preciso abrir a boca, pq o sotaque ás vezes entrega, e eles já percebem que eu não sou francesa. Não sei porquê. E no começo eu ficava neurada com isso! Pq eu não posso me passar por francesa?

Mas depois eu percebi que eles sabem que eu não sou francesa, mas não tem nem a menor idéia de onde que eu sou! Eles nem chutam, pq o Felipe todo mundo chuta que ele é italiano. E aí eu fiquei triste, pq eu sou muito ufanista pra não ser notada como brasileira!

E aí me deu crise de identidade! E aí além de ficar neurada por não parecer nada fora do Brasil, eu comecei a viajar por não parecer nada DENTRO do Brasil. E aí a loucura deu três voltas, foi jogar pedra de costas na lua e um abraço!

Essa coisa de ser mineira, nascida, crescida e (se Deus quiser) morrida em Belo Horizonte é uma coisa meio estranha. Primeiro pq é cidade grande, mas não é São Paulo. É Minas, mas não é interior roots! Fiquei viajando que BH não tem nada de muito típico. Quando o povo pergunta aqui do Brasil, a imagem que eles tem é de Rio, Bahia, Amazônia, Pantanal. E tá ok, pq essa é a imagem mesmo passsada pros gringos. Mas nem fazer um romancezinho, falando de fazenda, cachoeira, fogão a lenha e doce de tacho eu posso fazer, pq é mentira! Eu sou mineira, mas eu não tenho isso... Eu sou uma mineira urbana! E que bicho é esse, Senhor?

A Júlia ainda tentou me animar, falando que a gente é uma geração especial, pq como BH é uma cidade ainda nova, não existem muitas pessoas deveras NASCIDAS em BH. E que a gente era roots por ter nascido e que a gente ia inaugurar a linhagem! E que tbm o jeito mineiro de falar de BH é diferente do sotaque de outras partes e tal.

Sei lá se me convenceu, mas como diz o poema-lema de vida, "se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não seria uma solução". E viva a mineiridade urbana!

Se eu fosse assim não tinha nem dúvida, né?

5 comentários:

Anônimo disse...

Clara Clara,
Estou começando a achar q vc esta ficando doida!!
Pq essa idéia agora?? Vai trabalhar c seus escorpiões q é melhor.... E se vc não tiver cara de mineira?? O q q tem?? Na verdade sabe cara de q vc tem??
DE TCHUMAAAAAAAAAA isso eu não tenho dúvida.....
Hahaha
TE AMO!

Beijocas

patricia duarte disse...

Afi, que confusão! Mas você não diz uai? Oui, pois não? Você não gosta do tal tropeiro com torresmo? Não gosta de pagode? Da sertaneja? De café bem forte, com pão de queijo bem quentinho pra manteiga derreter? De queijo, de qualquer um? De cumprimentar os outros esfregando seu braço, na altura dos ombros? Enfim, não gosta dessas coisas todas que nós gostamos? Então, qual a dúvida? Mineira, com certeza. Agora tá certo, BH não tem muita personalidade ainda. Mas console-se, no Espírito Santo é muito pior. Eles não tem nem sotaque. bjim

Anônimo disse...

Se nao sou eu nessa Franca para salvar voces... Jah salvei a Teka, agora voce... Ate o Clark nas aventuras na capital...

"Ser MINEIRO é não dizer o que faz, nem o que vai fazer. É fingir que não sabe aquilo que sabe, é falar pouco e escutar muito, é passar por bobo e ser inteligente, é vender queijos e possuir bancos.

Um bom Mineiro não laça boi com embira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado, não estica conversa com estranhos, só acredita na fumaça quando vê fogo, só arrisca quando tem certeza, não troca um pássaro na mão por dois voando.

Ser Mineiro é dizer UAI, é ser diferente e ter marca registrada, é ter história. Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância.

Ser Mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado, é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida. Ser Mineiro é ser religioso, conservador, é cultivar as letras e as artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior. É ser gente!! " (Guimarães Rosa)

Clará disse...

Ai, gente! Amei!

COM CERTEZA cara de tchuma (leia-se bonita, gente boa e bem vestida) eu tenho! hauhauhauha

COM CERTEZA eu morro por um pão de queijo e com certeza eu cumprimento o povo desse jeito e ainda emendo um "tá jóia?" ou "tá boa?", o que é bem mineiro mesmo!

E COM CERTEZA eu sou tudo isso aí que Guimarães falou! E se ela tá falando, quem sou eu pra discordar, né?

Unknown disse...

Clara, se você fosse igual aquela mulher da foto você seria casa com o
Hans Donner.
E outra coisa, você é tão belohorizontina que você sabe escrever isso como também tem amigos de colégio.
Pergunta para alguém da frança se eles tem algum?
Beijo.
GG