segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Energia éolica vilã?


Mais uma notícia que me chamou atenção no meu querido MontpellierPLUS gratuito, jornalzinho que foi editado para ser lido todinho no tempo exato do meu trajeto de tramway de casa para o lab.

A notícia mexeu com todas as minhas bases geográficas e veio confirmar algo que eu já tinha observado aqui na França: o povo gosta mesmo é de reclamar!

Apesar de toda a moda ecológica BIÔ daqui, tem um povo protestando contra as usinas eólicas da França. CONTRA!!! E eu que aprendi a vida toda que energia eólica era uma super fonte de energia limpa, que não poluía e aproveitava um recurso natural e inesgotável, fiquei boba! Ainda mais que aqui no sul tem um tanto de ventos regulares, ideais pra esse tipo de usina. De onde então esse povo tirou isso??? Será que eu tô redondamente enganada?

Eles dizem que é pq o tanto de energia produzida é pequena mediante o investimento que é feito. Até aí, até que faz sentido e eu poderia até acreditar que a reclamação tinha fundamento. Mas aí os revoltados acrescentaram que, além disso, elas eram FEIAS! Tiravam o ar bucólico da campagne! E o pior é que o fabricante era alemão! Ninguém na França produz esses geradores. Então eles preferem ficar sem do que comprar dos vizinhos. E teve gente que saiu de casa pra protestar sério contra isso! Contra a feiúra dos geradores alemães!

O jornal meio que deu a dica, com alguns dados oficiais que eu não lembro pq esqueci de guardar o jornal, de que as usinas eram produtivas sim. Menos do que as nucleares, mas obviamente a energia gerada do vento é menos nociva do que aquela gerada por compostos radioativos que geram resíduos nucleares que ninguém sabe mais onde enfiar! E eu juro que eu acho bonito esses cataventos gigantes!

Resumindo, esse povo tá precisando de problema de verdade. Quem sabe a crise econômica não distrai eles um pouquinho, só pra variar a brincadeira!


Eu acho bonito de verdade!

UPDATE: Tá bom, tá bom... Algumas pessoas me convenceram de que existem problemas sim com os geradores eólicos. Eles fazem barulho além de tudo e são caros mesmo. Mas eu continuo achando que ainda é melhor do que continuar produzindo toneladas de lixo radioativo e tacando tudo na África. E além do que, se esse povo aqui quer ficar com essa ondinha ecológico-BIÔ-salvemasflorestas, é bom abraçar a causa como um todo, não é não!


Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo c vc Clarinha!!!