segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Marseille: já que tinha uma pedra no meio do caminho...

Olá todo mundo!
Tempos que eu não posto, mas agora vou continuar a história!
Como vcs bem se lembram, assim que eu cheguei tinha uma pedra no meio do meu caminho que meu orientador não conseguia remover, e que parecia irremovível para ele!
Logo após o fim de semana, chego pela segunda de manhã e ele me aguarda com a solução dos meus problemas: "Vc vai para Marseille na 4a feira fazer a purificação do seu veneno lá! Tem algum problema?" Problema? Viajar com tudo pago e conhecer mais uma cidade da França? Longe de ser um problema! Ainda mais que o laboratório aonde eu iria era o laboratório da Marie-France Martim-Eauclaire, simplesmente uma das maiores otoridades em veneno de escorpiões! Cerca de 70% das referências que eu usei na minha dissertação de mestrado tinham o dedo dela! Fiquei empolgadíssima!
Mas tinha um problema. Como eu disse no outro post, estou com poucas roupas de inverno e metade já estava suja de novo. Como eu iria pra Marseille desse jeito?

E além disso, estamos em plenos SOLDES! Os soldes é tipo uma mega liquidação, onde todas as lojas dão mais de 50% de desconto e fica todo mundo igual louco comprando. Realmente as coisas ficam muuuuuuuito baratas! No fim de semana eu dei umas voltas pelas lojas e quis morrer de tanta coisa linda e barata. Achei que ia até vomitar e passar mal de tanta vontade de comprar. Não comprei pq não sei quando vou receber a minha bolsa aqui, então não rola de ficar gastando a esmo, apenas pelo prazer do consumismo. E aliás, tem muita gente que critica os Soldes por causa da pressão para o consumo que eles exercem. Nas minhas andanças por aí, achei um quarteirão descolado aqui que tem só umas lojas de design, umas papelarias de morrer (achei uma que eu literalmente chorei quando eu vi! Se eu pudesse, nem alugava um apartamento, morava dentro dela mesmo!). Nenhuma dessas lojas ostentava os grandes letreiros so soldes e tinham um adesivinho pequenininho na vitrine falando algo do tipo: descontos sim: dentro da loja, mas não ao consumo exagerado.

Mas como eu ia pra Marseille, tive wque fazer umas comprinhas. Comprei esse casaco abaixo e duas blusas de lã muito boas! Num total: 60 euros por três peças de ótima qualidade! 40 pelo casaco e 10 por cada blusa. Achei bem rezoável.Malas prontas devidamente renovadas, 4a de manhã meu chefe me buscou em casa para me levar a Marseille de carro, pra eu não chegar lá muito do além. São duas horas de viagem, mas como as estradas são excelentes, nem é cansativo.
Chegamos diretamento no laboratório. A Marie-France é meio diferente do que eu imaginava, pq com esse nome e com as coisas que ela faz, eu imaginava ela uma francesa chiquérrima e elegantérrima!Ela é na verdade bem acabadinha... Mas me recebeu superbem, dentro daquilo que um francês bem típico é capaz. E como ela é extremamente inteligente, ás vezes ela se impacientava um pouco com a minha ignorância científica e linguística. Mas sempre com a maior educação.
O lab de lá não é tão glamuroso quanto o daqui. Na verdade, parece mais com o Brasil, apesar de ser bem maior. E fiquei sabendo que as coisas estão assim pq ele está falindo. Antigamente, era um dos maiores, melhores e mais bem equipados laboratórios da faculdade de lá. Mas com o tempo os interesses foram mudando, e parece que eles estão passando um perrengue com dinheiro. Claro que nem se compara com os perrengues que a gente passa no Brasil, mas para os padrões franceses, eles estão bem mal.
Após fazer as devidas apresentações, meu chefe foi visitar um pessoal que ele conhecia lá em Marseille e me deixou lá trabalhando. Na hora do almoço, todo mundo compra algum sanduíche ou pega o que comeu de casa e no lab tem uma sala de jantar onde todo mundo come junto. Achei isso bem simpático, todo mundo conversando, batendo papo. E nessa, uma moça que trabalha lá me ofereceu carona para o hotel onde eu estava, que era perto da casa dela.
Terminados os trabalhos do dia, peguei carona com ela, e ela foi um amor! Me deu um mapa de Marseille, me deu umas dicas bacanas e até desceu comigo no hotel para ver se eu estava bem instalada!
O hotel é fofinho! Não é nada luxuoso, mas é bem aconchegante. Os funcionários são supersimpáticos e meu quarto era bem bonitinho. Pena que era no 4o andar e só tinha escada!
Esse é o quarto!
Cama...

E mesinha...

Em frente a cama tem ainda uma televisão e um banheirinho.
O hotel fica numa rua tranquila, mas bem perto de uma avenida bem movimentada e conhecida de lá que se chama Canebiere.
Essa é a rua do hotel.

Como já eram umas 4 e meia, a moça que me deu carona me aconselhou a passear pela Canebiere mesmo e voltar rapidinho. Marseille é a 2a maior ciadade da França, mas tem bem mais cara de cidade grande do que Paris e é obviamente menos bonita.Essa avenida é bem tipo uma Afonso Penna da vida. MMMuito movimentada, gente de todo tipo, todo tipo mesmo.
Ela acaba no Vieille Port, que é o porto antigo da cidade, que agora tem um funcionamento só local. È um lugar bem bonito!

Dei uma voltinha rapidinha e começou a escurecer. Depois do medo que o povo me pôs, falando que a Canebiere ficava muito perigosa de noite, resolvi ir andando de volta pro hotel.
O céu no fim de tarde estava algo espetacular! Foram aparecendo uma cores que eu nunca vi em céu nenhum! Pena que as fotos não mostram nem perto do tanto que tava bonito!


Tomei um banho rapidinho no hotel e fui jantar num restaurante quase do lado. Fiquei com ódio pq o garçon, no primeiro momento, já começou a falar inglês comigo! E eu crente que já tava praticamente francesa. Achei muito triste comer sozinha em restaurante assim... Acabei pedindo um vinho para ajudar e também pq era a coisa mais barata do cardápio, mais que Coca Cola!!!
No dia seguinte, acordei e fui tomar café no hotel. AMO! E esse era super bonitinho. Como é um hotel menor, mas com cara de casa, não tem aquela mesa farta toda pra vc ir colocando as coisas no prato. Você chega, a moça te pergunta qual bebida quente vc quer e aí traz uma bandejinho com a bebida em questão, um suco de laranja, duas torradas, um pão de sal, manteiga, duas geleinhas e um pain au chocolat pequenininho. Tudo quentinho, novinho, uma delícia!
A mesma moça de ontem vei me buscar no hotel. Trabalhei muito muito muito! Ela já tinha ido embora. Então peguei o onibus pra voltar. E olha que o lab é meio afastado da cidade, mas eu cheguei direitinho! To desenvolvendo a minha deficiência de senso de direção demais aqui! Sou quase um GPS!
Cheguei morta no hotel e fui comer do lado, numa soperia. Não sou a maior fã mundial de sopa, mas como tava muito cansada e esse era o lugar mais perto, foi lá mesmo.
Como sempre, a garçonete de cara já viu que eu era estrangeira e perguntou de onde eu era. Quando eu falei Brasil ela saiu correndo e foi chamar o dono do restaurante: ele era francês mas tinha morado 1 ano e meio no Brasil, em Vitória! Tinha acabado de voltar e abrir o restaurante! Ele ficou horas conversando comigo, ligou pra mulher dele pra contar que tinha uma barsileira lá, me botou pra falar oi com ela, ficou relembrando comidas típicas, lugares, manias, tudo relacionado ao Brasil. Nessa ele mandou abrir um champagne rouge (vermelho mesmo, não é rosé) muito bom, para celebrar o momento. Quando pedi a conta pq já tava na hora de dormir, ele falou que era de graça: "Essa nossa conversa foi quase uma viagem pelo Brasil. Um jantar em troca de uma viagem a este país maravilhoso é até barato!". Não discuti demais, né?
O dia seguinte foi mais correria ainda! A moça não ia poder me buscar, então fui de ônibus, chegando lá terminei tudo e congelei minhas amostras. Para elas não descongelarem saí correndo de lá, passei no hotel pra pegar minhas coisas, fui a pé pra estação de trem igual uma louca cheia de coisa na mão, cheguei em Montpellier de volta ás 17h e ainda fiquei no lab até 19h! Uma maratona! Não deu pra conhecer quase nada de Marseille, mas já deu um gostinho!

4 comentários:

Julia Mesquita disse...

ainnn!

fiquei afim desse moço!

Anônimo disse...

Nossa!! Eu tb.. q simpatia de moço!!! Bom q vc economizou um jantar hehe...

Miró disse...

Nossa, esse moço realmente é um achado, gente! O pessoal daqui está com saudades. A Alê sempre me pergunta de vc, eu conto pra ela suas travessuras por aí. Abs.

Dominique disse...

oi voce foi para marseille de trem ?? eu estou pensando em ir de trem de torino para marseille vc sabe se valeria a pena?