Olá todo mundo!
Tempos que eu não posto, mas agora vou continuar a história!
Como vcs bem se lembram, assim que eu cheguei tinha uma pedra no meio do meu caminho que meu orientador não conseguia remover, e que parecia irremovível para ele!
Logo após o fim de semana, chego pela segunda de manhã e ele me aguarda com a solução dos meus problemas: "Vc vai para Marseille na 4a feira fazer a purificação do seu veneno lá! Tem algum problema?" Problema? Viajar com tudo pago e conhecer mais uma cidade da França? Longe de ser um problema! Ainda mais que o laboratório aonde eu iria era o laboratório da Marie-France Martim-Eauclaire, simplesmente uma das maiores otoridades em veneno de escorpiões! Cerca de 70% das referências que eu usei na minha dissertação de mestrado tinham o dedo dela! Fiquei empolgadíssima!
Mas tinha um problema. Como eu disse no outro post, estou com poucas roupas de inverno e metade já estava suja de novo. Como eu iria pra Marseille desse jeito?
E além disso, estamos em plenos SOLDES! Os soldes é tipo uma mega liquidação, onde todas as lojas dão mais de 50% de desconto e fica todo mundo igual louco comprando. Realmente as coisas ficam muuuuuuuito baratas! No fim de semana eu dei umas voltas pelas lojas e quis morrer de tanta coisa linda e barata. Achei que ia até vomitar e passar mal de tanta vontade de comprar. Não comprei pq não sei quando vou receber a minha bolsa aqui, então não rola de ficar gastando a esmo, apenas pelo prazer do consumismo. E aliás, tem muita gente que critica os Soldes por causa da pressão para o consumo que eles exercem. Nas minhas andanças por aí, achei um quarteirão descolado aqui que tem só umas lojas de design, umas papelarias de morrer (achei uma que eu literalmente chorei quando eu vi! Se eu pudesse, nem alugava um apartamento, morava dentro dela mesmo!). Nenhuma dessas lojas ostentava os grandes letreiros so soldes e tinham um adesivinho pequenininho na vitrine falando algo do tipo: descontos sim: dentro da loja, mas não ao consumo exagerado.
Mas como eu ia pra Marseille, tive wque fazer umas comprinhas. Comprei esse casaco abaixo e duas blusas de lã muito boas! Num total: 60 euros por três peças de ótima qualidade! 40 pelo casaco e 10 por cada blusa. Achei bem rezoável.Malas prontas devidamente renovadas, 4a de manhã meu chefe me buscou em casa para me levar a Marseille de carro, pra eu não chegar lá muito do além. São duas horas de viagem, mas como as estradas são excelentes, nem é cansativo.
Chegamos diretamento no laboratório. A Marie-France é meio diferente do que eu imaginava, pq com esse nome e com as coisas que ela faz, eu imaginava ela uma francesa chiquérrima e elegantérrima!Ela é na verdade bem acabadinha... Mas me recebeu superbem, dentro daquilo que um francês bem típico é capaz. E como ela é extremamente inteligente, ás vezes ela se impacientava um pouco com a minha ignorância científica e linguística. Mas sempre com a maior educação.
O lab de lá não é tão glamuroso quanto o daqui. Na verdade, parece mais com o Brasil, apesar de ser bem maior. E fiquei sabendo que as coisas estão assim pq ele está falindo. Antigamente, era um dos maiores, melhores e mais bem equipados laboratórios da faculdade de lá. Mas com o tempo os interesses foram mudando, e parece que eles estão passando um perrengue com dinheiro. Claro que nem se compara com os perrengues que a gente passa no Brasil, mas para os padrões franceses, eles estão bem mal.
Após fazer as devidas apresentações, meu chefe foi visitar um pessoal que ele conhecia lá em Marseille e me deixou lá trabalhando. Na hora do almoço, todo mundo compra algum sanduíche ou pega o que comeu de casa e no lab tem uma sala de jantar onde todo mundo come junto. Achei isso bem simpático, todo mundo conversando, batendo papo. E nessa, uma moça que trabalha lá me ofereceu carona para o hotel onde eu estava, que era perto da casa dela.
Terminados os trabalhos do dia, peguei carona com ela, e ela foi um amor! Me deu um mapa de Marseille, me deu umas dicas bacanas e até desceu comigo no hotel para ver se eu estava bem instalada!
O hotel é fofinho! Não é nada luxuoso, mas é bem aconchegante. Os funcionários são supersimpáticos e meu quarto era bem bonitinho. Pena que era no 4o andar e só tinha escada!
Esse é o quarto!
Cama...
E mesinha...
Essa é a rua do hotel.
Ela acaba no Vieille Port, que é o porto antigo da cidade, que agora tem um funcionamento só local. È um lugar bem bonito!
4 comentários:
ainnn!
fiquei afim desse moço!
Nossa!! Eu tb.. q simpatia de moço!!! Bom q vc economizou um jantar hehe...
Nossa, esse moço realmente é um achado, gente! O pessoal daqui está com saudades. A Alê sempre me pergunta de vc, eu conto pra ela suas travessuras por aí. Abs.
oi voce foi para marseille de trem ?? eu estou pensando em ir de trem de torino para marseille vc sabe se valeria a pena?
Postar um comentário