segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Um domingo típico do Languedoc

Na 6a feira passada, meu chefe me disse que gostaria de no domingo fazer um pequeno passeio comigo pra eu conhecer melhor a região e a esposa dele. "Que simpático!", "que gracinha"... Sim, sim ele é isso tudo, mas tbm "que pânico"! Eu já me superei diversas vezes aqui, mas esse tipo de timidez nessas situações, que em mineirês se chama "jacuzisse", se apossa de mim! Passei a manhã toda pensando em assuntos e frases pra falar, pra que não houvesse nenhum silêncio constrangedor.



Ele passou pra me pegar tipo 2h da tarde, com a esposa. Os dois devem ter uns sessenta e tal, mas ela é bem mais acabadinha do que ele. Ela chama Martha e é uma dama! Fala baixinho, uma educação que quando eu vi já pensei que eu tava perdida, pq ia ter que ficar mais contida ainda durante o dia inteiro. E tem uma coisa que os franceses fazem de vez em quando que é muito bizarra! Ao invés de dizer "oui" tem horas que eles só inspiram! Tipo um sustinho. O Bernardo já tinha falado e outro dia meu chefe fez isso e eu quase ri! Mas foi bom eu já estar preparada, pq a mulher dele é a rainha da respirada! Ela mais respira do que fala! Se eu não soubesse disso com certeza ia achar que ela sofria de alguma doença respiratória!

No começo eu fiquei tensa com ela, mas depois ela mostrou ter um super senso de humor, fazia altas piadinhas, conversou até comigo!


O trajeto ia ser o seguinte: saindo de Montpellier que é tipo no nordeste dessa região (não deu pra colocar aí pq senão não ia aparecer as outras cidades, pq elas são micro) e fazer a volta dessa "Etang". As etangs são tipo "pedaços de mar" que acabam sendo aprisionados por uma faixa de terra.

A idéia era ir pela rodovia e voltar pelo braço de terra, passeando por algumas cidadezinhas.

Acabou que a gente parou na beira na etang, sem um lugar definido, em Marseillan, Agde e Sete.


É bem bonito na beira da etang, e lá tem um tanto de pau fincado que é a criação de ostra! Aqui na França, principalmente no sul, os frutos do mar são muito apreciados! O sol tava muito forte então a foto não ficou muito boa... MAs esas coisas pretinhas no meio do lago é que é a criação. Montpellier fica numa região que se chama Languedoc-Roussillon. Todos os sinos das capelas de Languedoc são assim, do lado de fora da torre, numa armação de ferro.


Isso foi em Marseillan. Depois a gente passou em Agde, que é a segunda cidade mais antiga daqui, foi fundada pelos gregos antes de Cristo! Ela é cortada pelo rio Herault, que é o nome do "estado" daqui. Languedoc é a região tipo geográfica, mas na divisão administrativa-política é Herault e elas não necessariamente se sobrepõem.

Agde tbm tem um vulcão! E a catedral da cidade é toda construída de rocha vulcânica. Lá dentro é lindo, mas não podia tirar foto. Tinha um órgão gigantesco todo de mármore verde!



Depois fomos para Sete, e finalmente ELE (ou ELA, em francês) apareceu. O mar! La mer! Eu, como boa mineira, ainda fico boba quando aparece o mar na janelinha, mesmo quando é aquela lagoa feia de São Pedro d'Aldeia que aparece antes de chegar em Cabo Frio. E aqui, o mar é bem lagoão mesmo. Mas a areia é limpinha e tem MUITAS MUITAS conchas!


Sete é uma cidade bem praiana. Pequenininha. Parece muito com Arraial do Cabo, mas com mais charme e mais idade! Tem até um lugar que vc vai subindo, subindo tipo o Pontal do Atalaia, e lá de cima tem uma vista linda. Só que tava reformando e não dava pra chegar na beradinha e ver direito.


E outra coisa que eu já falei várias vezes e todo mundo deve estar me achando retardada é do céu! As cores são lindas! Comentei com o meu chefe e ele falou que tem um princípio científico pra explicar essa beleza, Esse céu assim só tem no inverno. Ele acontece pq o sol está "longe", no solstício de inverno, sobre o trópico de capricórnio e incide mais tombado, com um grau diferente, e com as nuvens ele difrata outras cores! Em Paris e outros lugares cinzentos, tem muita nuvem e não dá pra ver isso. Mas aqui, por causa de alguns aspectos geográficos, como os ventos, as barreiras naturais, proximidade da água e tals, o céu é mais limpo. Montpellier tem uma média de insolação diária com 2h a mais do que o resto da França! Isso torna a vida bem mais feliz aqui! E aí vcs não acreditam no que acontece! O arco íris vai passando diante dos seus olhos!

Nessa foto, do lado esquerdo tá a etang e do direito o mediterrâneo. Olha como que tá amarelo! A medida que o sol foi baixando, foi ficando laranja, vermelho, rosa, lilás, azul, escureceu e noite! Mas todas essas cores muito fortes! Ms como nessa hora eu ja tava no carro de volta, não deu pra tirar foto!

Foi uma tarde super agradável! A gente parou depois num café e tomou um chocolate quente (pq como eu disse, o café é horrível!), e eles me deixaram em casa! Nem foi tenso como eu pensei! Queria muito ter tirado uma foto com os dois, mas fiquei com muita vergonha de pedir! Mas calma que até o fim do ano eu supero mais isso!


Quando eu cheguei em casa, uma surpresa que veio bem a calhar! A Maria, uma das meninas que moram comigo, tá indo amanhã pra Bordeaux fazer um estágio de 2 meses lá. Então a Mane e ela compraram vários frutos do mar pra fazer uma despedida! Nada mais Languedoc pra finalizar o dia!

Tinha ostras gigantes!


"Moules" (mexilhão eu acho), com um molhinho picante!



E pizza de salmão defumado com roquefort, cogumelos e o molho da pizza é de tomate com creme de leite!


Um bom vinho branco escolhido pela Maria, que é enóloga e foi uma noite ótima!

Eu nunca tinha comido ostra na vida! Achei até bom!


Duas amigas da Mane, a Ester que é espanhola e a Gisela que e chilena tbm foram lá!
A Ester é a da esquerda, a Gisela de preto e a Maria é a sorridente. Só apareceu a mão da Mane.
Agora só uma coisa pra finalizar. De manhã quando eu chego no lab e não tem muita coisa pra fazer, o momento mais feliz é quando eu vejo que tem algum comentário no blog! Eu sei que tem muita gente que lê, mas não fala nada! Não precisa ser um comentário gigante, nem elaborado, mas falem só um "olá", ou um "presente!", só preu saber! Só pra garantir que eu não estou falando com as paredes!

22 comentários:

Brunice Lispector disse...

Esse é pra você ficar feliz tah???

Mas sério, eu entro TODO DIA no seu blog....

ahahahahahaha...

tah mto bommm viiu??

Brunice Lispector disse...

só uma coisa... eu posto apenas com meu nome Bruna, mas vc sabe quem é neh??

Anônimo disse...

Clarinha,
vc n ta falando com as paredes !eheheheehehhe
venho aqui todo dia !
seu blog ta ate nos meus favoritos ja !
hehehheh

adorei as fotos !!!
saudades !
beijaooooo !!!

Rê Martins disse...

Crara!
Seu blog é uma piada!Deliro!Passei uns dias sem ler e agora acabei de me atualizar,mó piada!!
Mas o melhor é q fica parecendo q vc ta mais pertinho...
Saudades,bjo
Ah,é a Martins,viu?!

Anônimo disse...

Já que um "presente" torna sua vida mais feliz, aí vai... PASSEI POR AQUI... Mais uma vez, tá?

Pode ter certeza de que milhares de pessoas visitam seu blog por minuto.. É o sucesso do Brasil no momento.. Quem é Boninho e seu tal BBB frente a OUIUAI!!..

Bjos, Fá.

Julia Mesquita disse...

baby!

o céu é muito bonito mesmo!

e essa noite eu sonhei que estava ai, foi pela pq eu não consegui conversar com ninguém, mas você tava morando numa casinha muito linda com uma família gigante que tinha várias crianças fofinhas [mas nem elas conversavam comigo!], os pais das crianças eram muito cerimoniosos e uma mulher começou a me xingar!

ok! foi mais um pesadelo, mas você estava toda bonitinha e sua casa era muuuuito fofinha!

Anônimo disse...

Clo,
Ontem eu estava vendo o programa do Jõao Gordo na MTV: Gordo Viaja! E adivinha onde ele estava???
Na sua cidade!! Ele falou q não gostava mto das cidades pequenas.. mas se surpreendeu e ficou apaixonado!! Ele mostrou várias coisas q vc ja tinha falado.. inclusive algumas fotos são iguais as do seu blog haha!!! Ele foi em um castelo.. mostrou varias coisas legais!! Quem sabe vc não esbarra c ele por ai? Hihi

O céu ai é realmente MARAVILHOSO!!
Come bastante frutos do mar ai p mim ta?

OBS: Eu entro todos os dias no seu blog.. Fique tranquila q vc esta bombando na internet!!!

SAUDADESSSSSSSSS

Fernanda Ribeiro disse...

clarinha !
vc tem razão....
eu leio seu blog sempre mas so comentei uma vez...
mas tb comentei com vc outras vezes no orkut e no msn !
mas vou escrever aqui p te deixar mais feliz !
o seu blog ta oteeemo de ler... a prova disso é que eu sempre entro e bico tudo aqui !
alem de ta interessante tem até uns pensamentos filosóficos né ? tipo o rio e a água gelada etc e tals !
não entendi a parada do oui com a bufadinha dos franceses... fiquei curiosa ! em que monento da conversação vc deve dar a bufadinha ou falar oui ? qdo te oferecem alguma coisa...
vc nao deve ter arruinado tudo com seu chefe né ? afinal... primeiro ele te manda pra mrseille e dpois te leva p passear...
o melhor post p mim ate agora foi o que vc descreveu a dancinha alá waldomiro ! ah ! gosto mto tb qdo vc descreve a moda local ! ce merecua uma coluna na vogue!
no mais é isso ! fica com diós e aporveita tudo aí !
bjos
fernanda

Fernanda Ribeiro disse...

by the way, de sabe qm é fernanda ribeiro ?
da biologia, namorada do julio, neta da d aracy ...
enfim ... essas descrições todas !

Anônimo disse...

uai clarinha!!! ta comendo ate ostra ai! não sabia que o Zé Vivinho de Cabo Frio tava tentando a vida ai nao! hauhauhauha....
Eu e nath nos incluimos naquele grupo das pessoas que so visitavam o blog sem comentar, vamos mudar isso viu!!!
To tentando ficar com algumas roupas do meu irmao aki, mas ta dificil... hehehe
Bjao!!!!!!!!

Nath disse...

Clóóóó...saudadeee...só uma coisa, tá explicado o pq de vc ter passado mal....ostra em qqr lugar do mundo é sinônimo de v....(tendeu????)
Muiiiita saudade!!!!!!!!!!!!!

Mariana disse...

Ficou feliz com 11 (e agora 12)comentários!!!!???!!

Unknown disse...

Clarete, você está quase uma
guia na França.
Vai até ser contratada pela prefeitura de Montpellier.
Beijo.

Unknown disse...

clarinhaaaaa!
msm n comentando sempre, tds os dias eu to aki! falando pra paredes vc nunca vai estar ta?
agora vou sempre deixar um "olá" p vc!
bjãoooo!

patricia duarte disse...

Ei Clara! Olá rsrsrsr...
Que pôr do sol,hem? Adorei. E a pizza? O que que é isso? Agora os meninos querem experimentar! Será que tento? Bjim

Anônimo disse...

Olá!

Seu blog é ótimo...me divirto!

Clará disse...

Gente,

brigada por atenderem meu pedido! Fico bem mais feliz assim!

Não precisa explicar quem é quem que eu sei direitinho, viu? Mesmo quando o nome é vago, pelo jeito de escrever ja da pra reconhecer!
Tia Patrícia, pode tentar a pizza que é superfácil! Lá no verdemar tem o salmão igualzinho o daqui!

Ju!!! Quero muito ver o programa do João Gordo!!!

bjos

Anônimo disse...

Clo,
Entra no site da MTV.. vai em MTVoverdrive.. procura la Gordo Viaja!!!
Ele fez 13 videos.. é diferente um pouco do que passou no programa.. tem outras cidades q ele foi tb... mas entra la e da uma olhadinha.

BEIJOSSSSSSS

Bernardo Ferreira disse...

Isso eh outra dica que eu te dou... Reclamar que ninguem responde, sempre funciona!!! No outro dia, milhoes de respostas!!! ahueaehuaehuaeu

Nada como a consciencia pesar!!!

E eu agora como sao 7 horas da manha e nao dormi porque estou na faculdade ate agora, estou respondendo todos os seus topicos!

Olha depois a resposta do anterior!!!

Beijos

E adoro suas historias... Melhor que BBB...

Nisia disse...

É né Clara, reclama que a gente não escreve, aí a gente escreve e vc para de escrever... nada a ver...abro o blog e só noticia velha. Jornal de ontem? nem pensar!

Anônimo disse...

Oláááá.. Presente mais uma vez.. Já que vc nao escreve mais, vou dar meu olá mais uma vez..

Bjos,
Fá.

P.S.: Ahh.. Por via da dúvidas, eu sou o Fá da Mãe da Igreja, aquele magrelo amigão do Clark.. Sabe??

Anônimo disse...

eu não vou comentar não! só porque vc pediu.
=P
amo.