segunda-feira, 17 de março de 2008

Nîmes!

Um conselho que todo mundo que passa um tempo na Europa dá é: viaje! Não perca a oportunidade de conher o máximo que vc puder! E é isso que estamos tentando fazer. E é legal não só conhecer as grandes cidades famosonas, mas as pequetitas tbm, que são pertinho, baratas de ir, e ainda assim, com muitas coisas interessantes para ver!

Com esse embasamento teórico, planejamos um dia em Nîmes, que fica a 50 km daqui (24min de TGV, 9 euros ida e volta)! Como é pertinho, a gente comprou pra ir e voltar no mesmo dia, pq assim não precisávamos gastar dinheiro com hotel. E além do mais, a cidade é do time das pequetitas, um dia é mais que suficiente pra ver tudo.

Chegando na gare, um tumulto. A SNCF (o órgão resposável pelas ferrovias francesas) está fazendo umas manifestações "grevísticas". Mas é muito engraçada a greve desse povo aqui. Eles avisam com 3 dias de antecedência que vai ter greve, pra vc poder se programar. E a greve mesmo é o atraso de meia dúzia de trens em um turno do dia! Muito organizado pra ser uma greve! Nosso trem atrasou uns 20 min. Com a gare lotada, só restou comprar uma Elle e sentar no chão pra esperar... A viagem foi até sem graça de tão rápida. E o tempo, que estava maravilhoso na 6a, virou uma chuvinha fina e um céu completamente cinza... Mas nada grave.

Mas vamos á cidade. Nîmes é uma das cidades com um conjunto de monumentos romanos mais bem conservados. Isso pq Julius Caesar deu de presente para os veteranos das legiões romanas umas terras na região, e a cidade acabou se tornando uma vitrine do Império Romano pra esses lados de cá.

O teatro de arena mais bem conservado está lá! É lindo e imenso!!!
Vc entra lá dentro dos túneis, e é como se vc estivesse num outro mundo!

E lá ainda tem eventos, shows, e tal! Cabem 25.000 pessoas!

Na época do Império Romano, a arena já serviu, além de palco pros gladiadores, de ponto de defesa pra cidade, mas mesmo assim se conservou.
Nos corredores, tinha uns cartazes e o audio-guia explicava os diferentes tipos de gladiador. Pra mim não tinha essa divisão e quando eles entravam na arena, era salve-se quem puder!!! Mas na verdade, era um luta regulamentada, com juiz, técnica, categorias diferentes, armas diferentes
O Felipe fez questão de tirar fotinhas engraçadinhas com os mil tipo de gladiador...
MAs vou colocar só duas aqui, e já tá bom, né?
Saindo de lá e vagando pela cidade, achamos um lugar que é IGUAL ao Mercado Central!!! Igual mesmo!!! Mas com o chão mais limpinho! Se eu tivesse onde guardar e não fosse ficar o dia inteiro andando, compraria vários queijos artesanais! A cara era ótimo e bem mais barato do que no supermercado! Mas como eu estou uma bola, melhor assim, sem queijos por enquanto!
Depois, seguimos para o próximo monumento romano: a Maison Carré, que era uma espécie de templo. É lindo, parece figura de livro. Mas ele estava sendo restaurado... Então metade da fachada estava coberta.

E lá dentro estava tudo coberto com um pano preto e só em um pedacinho eles estavam projetando um filminho 3D sobre a história de Nîmes.

Achei que ia ser péla, mas foi rapidinho e superinstrutivo!
Me ensinou, por exemplo, que ainda tinham touradas na arena de Nîmes, mas que hoje não se mata mais o tadinho do Touro. É só uma questão de demonstrar a coragem de chegar perto do animal nervoso e "dominá-lo". Não acho a coisa mais bacana do mundo, mas depois da explicação, até tirei uma foto com o Nimeño II, que foi o maior toureiro de Nîmes

Depois disso, uma pausa na fonte para jumping pictures!

Com certeza vou mandar estas pro site, Tia Ní!

Visitados a arena e a Maison Carré, faltava um monumento histórico, que era mais afastado.
No caminho, achamos uma praça lotada de homens, só homens, de todas as idades, jogando bocha, que pra mim é a mesma coisa que bolinhas de gude gigante!
O Felipe foi o pretexto da foto. Mas não deu pra ver o tanto de grupinhos de homens. Nem uma mocinha... O típico programinha masculino de sábado! Tomara que as mulheres deles estejam fazendo muitas compras com o cartão de crédito deles e não na cozinha enquanto eles se divertem!
Depois disso chegamos num Jardim lindo onde estavam os outros monumentos da cidade, que datam do século II antes de cristo!!! Nunca tinha encostado em nada de antes de cristo!

Um deles é chamado de "Templo de Diana". Na verdade, ninguém sabe o que é essa contrução, tiraram esse nome do suvaco. Especula-se que era um templo, mas poderia ter sido tbm uma biblioteca... Tá bem acabadinho, mas pra idade tbm...

Depois, subimos um morro pra chegar na Tour Magna, que tbm é de antes de Cristo e era usada pra defesa da cidade. Ela tá pela metade, mas tá lá!

O morrinho parece pequeno, mas cansa, viu?

Uma descansadinha, e subir lá em cima pra ver a cidade toda!


Tem um caso muito bizarro dessa torre. Um cara, a muito tempo atrás, cismou que segundo uma profecia de Nostradamus, tinha um tesouro enterrado nessa torre. Mas a profecia não era muito clara, falava só de uma torre velha que escondia o sol e a lua (ouro e prata). Mas o cara cismou. Aí ele foi até o rei da França da época (devia ser um Luis qualquer coisa) e pediu autorização pra escavar a torre. Se ele achasse um tesouro, metade seria do rei. O rei autorizou! O cara quase destruiu a torre e, lógico, nada de tesouro. O cara enlouqueceu, a torre quase caiu, e até hoje eles remendam ela pra ver se ela continua em pé!
Descendo da torre, mais coisas bizarras. Primeiro muitas muitas buzinas. Depois uma espécie de samba, meio estranho. E de repente, subindo o morro, vários muçulmanos e uns 5 casais de noivos!!! Mó animação, achei até legal! Deve ser um casamento comunitário! E o lugar é lindo!

Depois disso, estávamos mortos de andar... E nossa passagem de volta era só ás 10 da noite... Comprei esse horário pra gente poder jantar com calma, mas arrependi... De 6h até ás 7 e meia ficamos vagando sem rumo e cansados... Depois jantamos nesse restaurante, que era bom, mas nada espetacular e voltamos para Montpellier, lar doce lar depois de um dia inteiro andando!


10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!!!
A cada dia que passa está mais divertido esse blog!!

Agora a parte:
"Tomara que as mulheres deles estejam fazendo muitas compras com o cartão de crédito deles"

Eu derreti de rir!!

Bjos!!! Saudades de vocês

Unknown disse...

Concordo com o Gorgo, a parte das mulheres é ótima.
hauhauahuaauauh.
Que inveja de vocês;
Beijo

Anônimo disse...

Oi Clo,

Adorei o passeio.. tudo lindo!!!
Morri de rir dos casos bizarros.. hihihi

Saudades

Beijos

Joias Contemporâneas disse...

Clarinha,

Tuuuudooo!!!
Você tá bem francesinha!!! Chique!!!
Feliz Páscoa adiantado para vocês!!!

Beijinhos,
Flavinha

Julia Mesquita disse...

baby!

ai tb é feriado semana santa?

se sim, vcs vão viajar?!

tomara que aproveitem muito!

Eu vou ficar em bh fazendo pé de meia pra ir ai te ver! =]

beijos clóznha!

Unknown disse...

Oi Clar(a/k) :-)
Seu blog está legal demais!
Sobre esse esqueminha de viajar nas proximidades, deve ser a melhor parte da vida ai! Vocês não podem deixar de ir na região da Provence, que está pertinho de vocês! Tem cada cidadezinha TÃO BACANA!!! O legal são as feirinhas de rua, em cada cidade é um dia diferente da semana que rola a feira!
Ano passado estivemos lá e gostamos demais. Não deixem de ir em Gordes (ficamos nela), Fontaine Vaucluse, Isle sur la Sorgue, Les Baux de Provence, Aix-en-Provence, St-Remy, Chateauneuf-du-Pape, Avignon, Lourmarin... São tantas........
E aproveitem os excelentes vinhos de lá! :-)
Abração pra vocês! Saudades...

Nisia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nisia disse...

Olás! Como poderão ver, Tia Ni tbém é cultura (além de sites estranhos)! Vcs sabiam que o tecido que hoje chamamos de jeans antes era chamado denin, que vem a ser uma contração de "de Nîmes", por causa justo dessa cidade. Foi aí que alguns tecelões no século XVI criaram um pano, na época de lã e seda, que era tecido na diagonal e que resultava ser bem resistente, apesar dos fios delicados. Ele era conhecido como "serge de Nîmes" (seria sarja de Nîmes, a tradução?). Os ingleses se interessaram pelo sucesso desse tecido e pelo método de tecer assim, trocaram a seda e a lã pelo algodão e nasceu o tecido denin que é o jeans... Vcs devem estar pensando de onde tirei isso, mas acabei de ler um livro sobre a história do algodão. Podem rir, mas o livro é bom!

18 de Março de 2008 13:54

Anônimo disse...

ATENÇÃO:

Amigas bailarinas da Clara, estou precisando de uma professora de ballet (p crianças ate uns 8, 10 anos)... se alguem interessar favor entrar em contato!!

Obrigada

Beijos

Anônimo disse...

Mr. and Mrs. Kent,

o blog está muito culto-socio-historico-informativo. A cada post é uma avalanche de informações !!! Por favor, continuem (colocando no plural pra nao excluir o Clark das edições dos posts - hehe) ensinando para os pobres mortais brasileiros mais um poquinho da historia do velho mundo !! Com certeza estou aprendendo muito !!

E mais uma vez, as jumping pictures estao sensacionais !! Hehehe se quiserem ver uma versão brasileira-praiana das jumping pictures, favor acessar a minha pagina de scrap la no orkut !! Jumping pictures diretamente da Guarda do Embau-SC !!!

Informativo esportivo: nesta última terça-feira o time celeste praticamente garantiu sua vaga para as oitavas de final da Copa Santander Libertadores, ao empatar em 1 a 1 com o Caracas, na casa do time venezuelano. Com 09 (PASME !! mais uma vez "a la" Clarinha) jogadores no departamento médico, o Cruzeiro viajou para a Venezuela com apenas 14 jogadores, sendo que destes 14, apenas 7 eram titulares absolutos. Apesar das adversidades, o Cruzeiro arrancou um excelente empate e teve ainda algumas chances de virar o jogo, porém, sem sucesso. Agora o próximo adversário será o San Lorenzo, da Argentina, no dia 04 de abril (salvo engano), no estádio do Ipatingão, uma vez que haverá o Axé Brasil no mesmo dia no Mineirão. Se o Cruzeiro vencer, e com certeza cencerá, garante sua vaga para as oitavas de final, com um jogo de antecipação.

Quanto ao Patético Mineiro, empatou ontem em 2 a 2 com o Nacional de Manaus pela Copa do Brasil, um time de imensa torcida e futebol reconhecido mundialmente... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!! E o Centenário continua Centernada (leia-se sem ter nada !!).

Editor Chefe: Daniel Starling

Um abraço e um beijo, respectivamente, meu e da Lu !!

Saudades de voces porra !