O fim de semana em Montpellier começou com o verdadeiro verão. Sol digno de praia, com direito a queimadura de 2o grau no couro cabeludo, no lugar que parte o cabelo e fica ardendo demais durante toda a semana toda vez que vc penteia o cabelo e quando começa a descascar fica parecendo caspa!
Aproveitamos o belo dia para passear nas lojas (comprei 2 sapatos pq estava realmente precisando, e foi muito barato!) e almoçar ao ar livre, que é o quente do verão por aqui. Todo restaurante que se preze tem que ter umas mesinhas na calçada pra todas as lagartixas branquelas sairem da toca e se escarrapacharem ao menor sinal de sol. Fomos num restaurante na pracinha da Virgin (que chama assim por ter uma megastore da virgin, drrr). Muito boa a comida e como a gente não tinha nada melhor pra fazer no dia ficamos lá, tomando um solzinho, comendo devagar, entrada, prato, sobremesa, cafezinho...
Quando finalmente resolvemos levantar, avistamos uma multidão (sic) que começava a descer a rua, fazendo muito barulho. Resolvemos ficar pra ver o que era. E era um protesto!!! Mas não como a passeata sem graça de alguns dias atrás. Era de verdade! Com gente gritando exaltada, xingando o Sarkozy, e bastante gente!!! Até a polícia tava tentando impedir eles de passar!!! Pensei comigo mesma: é muita coincidência uma coisa dessas dias depois de ter postado a passaeta sem graça no blog... esse povo só pode estar lendo ele!
Mas quando ficou claro o motivo do protesto, minhas esperanças de estar ficando mundialmente famosa e influenciando comportamentos de toda uma comunidade foram por água abaixo. O protesto era de imigrantes, que estavam protestando pela regularização e pelo fim das extradições que vem acontecendo ao longo desse ano. Claro que uma manifestação acalorada como essa não podia ser feita por franceses! " Arrêt de raffles, arrêt des expulsions, regularización pour tous les sans-papier!" era o grito de guerra.
Explico: desde que eu cheguei aqui de quando em quando sai no jornal o caso de algum imigrante que não consegue a renovação dos seus documentos: tem homem que já trabalhava regularmente a 12 anos na mesma empresa, tem estudante no meio do curso, tem avó de família que cuida dos 89 netos nascidos já na França, tem recém-casados. Enfim, várias pessoas que JÁ estavam na França a muito tempo e muito bem obrigada que aleatoriamente tiveram seus pedidos de renovação da Carte de Sejour negados. E cada caso que aparecia, junto vinha uma ondinha de protestos que levava uma nova análise dos papéis, que por fim acabavam sendo concedidos. Isso é resultado da política xenofobista do Sarkô, segundo os mais exaltados. O que eu acho que tem muitos fundos de verdade, uma vez que agora os procedimentos burocráticos que eu tive que enfrentar pra vir pra cá foram muito maiores e mais complexos do que das meninas que vieram antes de mim, na era pré-Sarkô.
E o pior é quando se chega aqui é nítida a importância dos imigrantes! Inclusive meu prof de Francês cita isso sempre: se não fossem os imigrantes, a Europa já teria entrado em colapso a muito tempo, pq só teria velhos, não teriam pessoas pra executar tarefas simples, mas indispensáveis, não teria crianças e assim não teria futuro, e não teriam consumidores pra tudo que o país produz. São os imigrantes que fazem a roda girar!
Não sou tão anarquista igual alguns da manifestação, que queriam acabar com as fronteiras do mundo, cada um morando onde quiser e bem entender, apesar de achar a idéia até bonita. Na vida real, tem sim que ter uma regularização até pelos próprios direitos do imigrante. Mas isso não significa violência, humilhação e preconceito.
E agora que nosso querido presidente Sarkoleon (como alguns o chamam aqui por achar que ele tem mania de grandeza) casou com a lindíssima Carla Bruni, italiana de nascença e por definição IMIGRANTE, vai ficar difícil manter políticas xenofobistas sem ser muito muito hipócrita!
Imigrantes também e portanto simpatizantes da causa, resolvemos ficar um pouquinho na manifestação e até arrisquei uns gritinhos, hihi.
O domingo foi de sol tbm, mas com vento. Fomos ao museu, demos umas voltinhas e fomos pra casa domingar mesmo...
E o sol do finde já virou cinza e chuva... Tempinho horroroso hoje...
6 comentários:
ai cló!
eu meio que chorei de emoção com esse post!
bonito mesmo!
=]
Ei Cacá, não sei se os franceses estão vindo se inspirar por aqui, mas não perco um post do seu blog. Sempre deixam um rastro para gente ter o que pensar. Bjim e obrigada pela visita.
Hahahaha ! Me divirto a bessa com esse blog ! Anos sem comentar tb ! Mais uma vez, primando pelas informações socio-historico-economico-políticas né Clarinha ?!
Tchtchoe, sabadim temos o primeiro confronto das semi-finais do Campeonato Mineiro. Cruzeiro x Ituiutaba, no Mineirão.
A expectativa, mais uma vez, é de vitória, de preferência com gols de "el flechero" Marcelo Moreno, artilheiro celeste na temporada 2008.
É o relatório.
Um beijo e um abraço, respectivamente.
Daniel.
Chorar pq Juju?
Tia Patrícia, isso aqui não é nada... Não tenho nem a metade dos seu talento com o blog, mas um dia eu chego lá!
Dani, estou aguardando anciosamente a narração emocionante do próximo jogo! bjos pra lú tbm!
eu achei bonito...
chorar de emoção mesmo!
=*
Por que nao:)
Postar um comentário