terça-feira, 24 de junho de 2008

Fête de la Musique!

Olá pessoal! Peço desculpas pela demora na postagem! Mas esses dias eu tô trabalhando em regime de semi-escravidão! Depois eu conto como que tá indo essa parte profissional.

Fora do trabalho, o verão chegou com força, e aqui anda fazendo uma média de 83°C á sombra! É uma coisa absurda de quente. E é um quente seco e sem vento. Tipo um forno mesmo.

No sábado passado (tô postando mega atrasada! Parece que foi a milênios!) foi o dia oficial da chegada do verão, o dia do solstício, quando o sol se encontra exatamente em cima do trópico de câncer e é o dia mais longo no hemisfério norte (o contrário pro sul, que tem a sua noite mais longa!). Há cerca de 17 anos atrás, pra comemorar esse dia, o então ministro da cultura Jean Pierre (inventei!) estipulou que nesse dia seria a Festa da Música e qualquer pessoa que quiser pode sair na rua tocando o que quiser. Se vc tem uma bateria, um piano, ou quer começar a tocar trombeta, é esse o dia de praticar com toda a força, porque os vizinhos são obrigados a te aguentar! No começo, era uma coisa mais informal, cada um fazia o que tava afim. Mas de uns tempos pra cá, tem ficado mais "organizada", ou comercial, e cada cidade faz uma programação bem direitinha pro público.

Na 6a, combinei com um pessoal aqui do lab de fazer um tour no centro, pelos lugares que tivessem tocando coisas mais legais. Como aqui esta nordeste-África de calor, combinei tbm com a Sabine, uma pos doutoranda de bioinformática daqui de ir na praia antes de seguir pra Fête.

A gente combinou de ir ás 14h, pq ela tinha que dar um jeito na casa pela manhã, e eu tbm. A gente ia de carro com ela, pq o povo aqui é burro e mesmo que a praia esteja a menos de 20 KM do centro, não tem nenhum transporte público eficiênte até lá. São planos apenas para 2012...

Tava lotado e demoramos uns 30 min pra conseguir estacionar. A praia não é boniiiiiita, mas não chega a ser feia. A areia não é de Cabo Frio e o mar não é da cor da Côte d'Azur, mas em compensação a água é quentinha!!! Muito boa mesmo. Só que tbm não tem onda! Tinha até bastante gente, e até vendedores de picolé que gritavam em ritminhos, tipo os vendedores de Empada Praiana! Me senti super no Brasil!
O sol tava bem fortinho e deu pra pegar uma cor, apesar da gente ter lambuzado de protetor 30 antes de ir! Foi a sorte pq eu esqueci um microponto do lado de dentro do joelho que ficou bonina de tão ardendo!

Depois de passar o dia na praia de bobeira, passamos rapidinho na casa da Sabine pra tomar um "Aperô". Aqui o povo tem mania disso. É tipo a pré deles.
O ap dela é pequeno, mas é uma delícia, na frente de um parque e com uma varandinha. Bem mais fresquinho. E ela tem um piano e tocou umas peças de Beethoven pra gente, maravilhosamente bem!

Depois dos Aperôs, fomos encontrar com o resto do povo. Antes de cair literalemente na gandaia, fomos dar aquela forrada. Fomos num restaurante grego baratinho, farto e bom!!!
Depois fomos então finalmente fazer o tour. É impressionante! Tem música em toda esquina MESMO! E é um clima meio carnaval, todo mundo na rua, com copinho de cerveja na mão, mas mais comportado.
Tem toooooooooooooodo tipo de música! A gente viu clássico, anos 70, jazz, rock, eletro e todas as suas variáveis, ritmos africanos, experimental, tudo na rua, e um do ladinho do outro! É bem bizarro na hora que vc para pra ver. Andamos demaaaaaaaaais! MAs foi muito legal. O pessoal que a gente tava tbm era bem gente boa.

Um dos lugares que eu achei mais legal era do lado da nossa casa. Era uma bandinha de 3 caras, um doidão na guitarra, um baixista igual Daniel Starling daqui 20 anos, e um baterista igual ao Charlie WAtts! E o povo tava delirando com eles! Eles tocam muito! Pena que o vídeo ficou escuro....

4 comentários:

Anônimo disse...

OI Clo,
O verão ai parece ser bem agitado né?
Praia é bom d++ em qualquer lugar do mundo!!
Aproveite bastante, use filtro solar (corretamente hehe)e beba bastante água hihi (falei q nem mãe!!)

Saudades

Anônimo disse...

olha o bronze da clózinha!

Julia Mesquita disse...

ai! adorei! queria muito já estar ai esse dia!

beijocas!

Anônimo disse...

KKKKKK !! Pena que nao deu pra ver como eu vou ser daqui a 20 anos, porque ta escuro o video !

Mas já que eles tocam muito, levarei o comentário como um elogio !! Hehe !!

Beijos e abraços !!