quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Eletricistas: VENHAM PARA A FRANÇA!!!

Como eu já disse, morar na França é bem menos glamuroso e cinematográfico do que passear de bicicleta de boina com uma baguete na cestinha. Se vc mora no 4o andar de um prédio velho em um ap minúsculo, num país que não é seu e numa língua que vc nunca vai dominar 100%, é menos glamour ainda!

Ontem tivemos uma pane elétrica no ap. Só no nosso, o resto do prédio estava ok. Depois de fazer supermercado, subir os 4 andares com as compras, guardar tudo, morrendo de fome e de vontade de tomar banho (pq o tempo tava aquele chuvoso-quente, que faz vc ficar melecada de suor o dia todo), era a última coisa que eu queria!

Primeiro de tudo, fomos ver se a chave tinha caído. E tinha! Eba! Problema resolvido. Só que deu 5 segundos e ela caiu de novo e não levantou mais! A filha do dono do ap mora no andar de cima e, ao escutar ela descendo a escada, fui perguntar o que eu devia fazer, se ela conhecia alguma eletricista, se era melhor eu ligar pro pai dela antes e tal. Como ela estava saindo, ela me disse pra ver se a gente conseguia resolver o problema e se não desse certo, pra ligar pra ela que ela resolveria o problema.

Além da chave que fica dentro do ap, tem um lugar onde fica o reloginho de contagem de eletricidade do prédio todo. Fomos lá dar uma olhada. Só que o negócio era uma zona! 500 reloginhos, uns que pareciam de antes de cristo, outros ultramudernos e eu não tinha nem idéia qual era o meu. A minha educação e o meu medo dos fraceses e de morrer eletrocutada me impediu se sair mexendo em tudo.

Liguei então direto pro Monsieur de BelAir, o dono do ap. O filho dele atendeu com voz de quem tava dormindo. Os pais não estavam. Expliquei a situação e ele, parecendo de saco muito cheio, tipo "o que que eu tenho a ver com isso!", me falou: liga prum eletricista!

Liguei então pra filha. Ela estava dirigindo e falou que me ligava em 5 minutos. Ela disse que os pais estavam de férias e ia tentar entrar em contato com eles, pq eles têm um amigo que faz esses servicinhos caseiros pra eles. 40 minutos depois ela ainda não tinha dado notícia. Fiz a pentelha e liguei de novo! Ela não atendeu. Aquela situação tava me dando nos nervos já! Pq se ela tivessa falado "te vira, nega!", eu já tinha tomado providências! Mas eu sei lá se esse povo tem frescura com que tipo de profissional mexe nas coisas deles, e como ela já tinha falado que ia resolver, eu esperei. Já tava ficando escuro (9 da noite) e eu liguei de novo. Ela falou displicentemente: "Ah, foi mal não ter te ligado! Não consegui falar com meu pai.". Eu perguntei se ela sabia qual era o reloginho do nosso ap, ou se ela tinha o telefone do tal cara do servicinho e ela não tinha idéia.

Livre pra tomar minhas próprias decisões, liguei prum eletricista 24h. Já sabia que esse tipo de serviço aqui na Europa é supercaro, mas me preparei para o pior e liguei mesmo assim, pq eu não tinha escolha! O cara já foi falando pra eu não mexer em nada, pq era perigoso, ainda mais em prédios do Centre Ville, que tem fiação antiga e tal. Me senti ótima, super segura de ter um profisional vindo em nosso socorro!

O cara demorou um tempo pra chegar, pq o povo aqui nunca consegue achar a nossa rua. Depois de subir os 4 andares, chegou bufando e foi logo testando as chaves. Não funcionou. Perguntou se tinha algum outro lugar com chave. Levei ele no armário caótico dos reloginhos. Ele não fez cerimônia alguma e foi logo desligando a chave geral do prédio, mexendo em tudo até que achou o nosso reloginho. A chave dele tinha caído. Voilá! Mas aí ele disse que o problema não é a chave ter caído, mas o QUE fez ela cair. Perguntou o que a gente tava fazendo na hora que a chave caiu. O Felipe tava no computador e eu começando a preparar o jantar. Ahá! O fogão-chapa elétrica! Lá foi ele testar e foi batata! Foi só ligar o fogão e a chave caiu de novo. Ele deu uma olhada, viu o fogão limpinho. Falou que provavelmente a fiação tava úmida e por isso tinha dado um curto-circuito. Mexeu mais um pouquinho e tudo resolvido. Tudo isso não durou mais que 15 minutos, pq quando ele foi embora ainda não tinha recuperado o fôlego da bufação de subir as escadas!

O problema era simples, mas todos os problemas são simples depois que alguém te mostra a solução. A gente nunca ia achar o reloginho e ia demorar décadas pra relacionar tudo com o fogão. O cara foi eficiente e resolveu o problema, o que é o melhor.

Mas o pior estava por vir. A conta! E eu estava já me preparando psicologicamente, mas não tenho nem coragem de dizer o quanto que eu paguei! Só adianto que foi mais que o dobro da minha pior hipótese! E ele ainda foi bonzinho, pq além do deslocamento e do serviço ainda tem um adicional por ser a noite, que ele tirou por dozinha da gente. Mas ganhando esse tanto, eu tbm seria a pessoa mais legal do mundo.

Então se alguém quer vir pra Europa ganhar dinheiro, fazer um pé de meia bem gigante, esqueçam essa coisa de mestrado/doutorado e empregos que seriam bem vistos no Brasil. A onda é bombeiro/eletricista/mecânico/pedreiro! Vc vai ficar rico em um mês!

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá.. Clarinha, é nessa hora que entra uma figura mitológica dos trabalhos manuais que você conhece muito bem..
Bastava ter um Digão aí e tudo estaria resolvido. Ou então um breve telefone para o digníssimo pq tenho certeza ABSOLUTA de que ele saberia qual reloginho mexer e ainda ia te dar uma bronca por ter limpado demais o fogão e causado o curto. Nosso bom e velho Digo sempre a postos para os piores e melhores momentos.

Bjos

Anônimo disse...

Clo,
a diferença dai p o Brasil é q o povo sabe valorizar o seu trabalho (e tem gente q paga por ele)... não é q nem aqui onde quem cobra menos leva....
Por isso em algumas áreas (como a minha)é uma bagunça....

Nisia disse...

Tenho que discordar do pessoal. Acho que aqui tbém bombeiros e eletricistas estão metendo a mão e nem sempre resolvem! Primeiro, por uma visitinha e umas porradas no cano cobram meio salário mínimo! tudo tem que ser relativizado, pessoal. Outro dia veio um aqui em casa, chutou o vaso, colocou um siliconezinho ( nas juntas do vaso, pessoal!) e aí plaft! quebrou uma peça. Nossa, foi mal. Vou lá comprar a peça PARA A SENHORA! Vejam bem: comprar a peça que ELE quebrou para mim! Só porque ele era muito legal. Me cobrou a peça, mas deixou a mão de obra desse segundo servicinho, porque eu xinguei até onde minha coragem de escorraçar um homem estando sozinha com ele no apartamento deu.
Eles deviam ir praí porque é mais bonito, mais cult, mas ganhar dinheiro não precisa. É só eles trabalharem um pouquinho mais que dá sucesso...

Miró disse...

Acho que a diferença tá é aí mesmo. Os franceses cobram, mas fazem. Os daqui cobram e fazem "bagunça"...
Mas, que dá uma dor no coração torrar dindin suado com coisas estruturais, isso dá... Mentalmente, a gente tá fazendo as contas de quantas blusinhas na promo a gente poderia ter comprado, ou, no sau caso, quantas cidades vc poderia ter conhecido! Mas... C´est la vie!

patricia duarte disse...

Também acho que isso é um problema no mundo inteiro. E fico pensando que a culpa é do movimento feminista. Desde que nos arvoramos a tomar conta do mundo, os homens estão abandonando suas especialidades para disputar espaço no mercado com nós mulheres arvoradas. hehehe....brincadeirinha. Mas isso é um problemão mesmo. Olha só, essa semana fui atrás de um especialista para lavar a caixa d1água aqui de casa. A atendente me mandou um funcionário para ver a caixa e fazer o orçamento sem compromisso. Depois de um tempinho ela me liga e vem com a seguinte conversa. Olha, sua caixa é de fibra não sei de quê, muito difícil de limpar. É de acesso muito difícil também e vamos ter de destelhar o teto, para eles ficarem de pé e poderem trabalhar. Pensei: agora vem a facada. Vai ficar num preço absurdo. Mas não. Sabe o que ela concluiu? Ela me disse assim: Então, dona Patrícia, não vamos poder pegar o serviço não, é muito difícil. Pode?! Uma empresa especializada! Agora estou eu aqui de novo, começando do zero. Correndo atrás de um especialista que esteja disposto a trabalhar. Ai ai, viu! bjins

Anônimo disse...

blog da clózinha bombando!!! quantas peripécias!
te amo.
ps: vc sabe que eu odeio comentar em blogs mas leio tudinho, viu?

Clará disse...

A verdade é que cada vez menos pessoas querem esses empregos, (ao contrário da fisio, Juju, e aí os poucos que sobram reinam!

Eu acho bacana por um lado essa valorização desses empregos aqui, pq afinal de contas ninguém vive sem lixeiro, sem pedreiro, sem eletricista do mesmo jeito que não vive sem médico, advogado, engenheiro e tal.

Mas que dói no bolso, dói bastante!

Julia Mesquita disse...

ai a coisa que me dá mais dorrr é arrumar carro!

cada peça, cada concerto e comparo "quantos sapatos eu podia ter comprado com esse dinheiro?!"

eu sofro muito em gastar dinheiro com coisas úteis! ;)

beijocas

doug disse...

Oiiiiiiii !!! bom saber disto , pois em junhho estarei indo pra lyon e para trabalhar na area civil
bjos a vc

doug disse...

meu e-mail funniiy@hotmail.com

Eletrochave disse...

Seção Quebra-Galho:
Informações e soluções grátis para problemas com chaves e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br.

CHARLES DAMBROWSKY disse...

engenharia@serindus.com.br

Discordo de vcs pessoal, sou especialista em manutenções prediais e residencias, e nos não ganhamos tanto dinheiro assim, muitas vezes temos que dar estimativas de preço ao cliente antes mesmo de consertar, e as vezes uma coisa que parece muito simples nos toma um tempo danado, outra coisa é o fato de vc consertar a luz da sala ai da um problema no quarto e a pessoa diz que vc tem que arrumar gratuitamente porque antes de vc mexer estava tudo normal. QUANDO A PARIS FRANÇA, Também não se ganha tranto assim ja que estive la a semana passada e conversando com um profissional da manutenção ele me disse que um bom encanador ou eletrecista ganha em torno de 120 euros por dia, que no contesto do custo de vida em Paris não é muita Coisa. Em fim trabalha-se muito e ganha-se justo rs At Charles Dambrowsky