sábado, 16 de agosto de 2008

Hoje é dia de São Roque!


E pra quem não sabe, ele nasceu aqui em Montpellier! Tá tendo festinha e estão distribuindo água do lugar onde era a casa dele aqui.

A história dele é legal! Ele nasceu no ano da primeira epidemia da peste na Europa e cresceu no meio desse medo. Os pais lhe deram uma educação muito católica e ele era um profundo conhecedor da Bíblia. Quando ficou mais velho, resolveu estudar medicina aqui (é a escola de medicina mais antiga da Europa que continua funcionando até hoje!), ainda influenciado pelo fantasma da peste negra.

Pouco depois, seus pais morreram e ele então deu todos os seus bens e resolveu entrar pra Ordem Franciscana, na Itália. Nesse momento teve a segunda e mais violenta epidemia da peste. Como bom médico e bom católico, lá foi São Roque ajudar os doentes. Ele passava dia e noite tratando e fazendo companhia á eles.

Depois de viver um bom tempo indo de cidade em cidade ajudando na luta contra a peste, eis que o próprio São Roque contraiu a doença. Sabendo que a cura era difícil e que a doença era extremamente contagiosa, ele decidiu se isolar numa floresta pra morrer. Mas um cachorro passou a visitá-lo todos os dias com um pedaço de pão, e graças a isso ele não morreu de fome. Todo santo dia o cachorro ia lá, entregava o pão, e dava uma lambidinha na ferida da peste. E não é que São Roque ficou curado? Ele voltou pra cidade todo feliz e se pôs novamente á ajudar os pestilentos.

Muitos já o consideravam santo, por ter se curado da peste. Nessa época, entretanto, a Itália estava em guerra civil, e São Roque foi preso acusado de espionagem e morreu esquecido na cadeia...

Ele é considerado, por motivos óbvios ao se observar a história dele, como padroeiro dos cachorros, dos médicos e é a ele que a gente tem que recorrer quando tiver uma epidemia!

Nenhum comentário: