segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Terra estranha com gente esquisita!


Eu nunca vi tanta gente bonita quanto aqui na França! E é uma beleza francesa, que nem sempre é óbvia ou obedece padrões estéticos. O povo é fino e elegante até o osso, independente de idade, classe social, cor e etc. Já tentei analisar exatamente O QUE contribui para essa imagem requintada, mas não consegui definir. Dá pra ficar horas só observando as pessoas.

E nessas observâncias eu constatei uma outra coisa: eu tbm nunca vi tanta gente doida/esquisita/bizarra/com-tique-nervoso junta em um lugar só! E eu morro de medo de gente doida! Mais até do que de assaltante/sequestrador/assassino e afins, pq esses ainda dá mais ou menos pra prever o que eles vão fazer. Gente doida não. Gente doida de outro país então é aterrorizante!

Além de doidos anônimos do dia-a-dia no tramway, que são esquisitos, falam sozinhos, falam coisas sem sentido com os outros, gritam aleatoriamente e etc, tem os doidinhos já conhecidos: o "seu tio" e o "seu primo". O seu tio é um velhinho que fica sempre de manhãzinha na rua que eu subo pra pegar o tramway, batendo altos papos sozinho. O seu primo é um doidão que fica sempre na porta do shopping com um violão quebrado e com uma corda só "cantando" pro povo (e tem gente que joga moedinha!). Tem dia que ele tá num clima mais intismista, introspectivo, tem dia que ele tá totalmente rock&roll, super rebelde, tem dia que ele tá feliz, tem dia que ele tá piadista e fica rachando de rir do povo que passa... Uma peça! Esses doidinhos, que eu já estou mais familizarizada, eu até acho mais inofensivo.

As notícias do jornal só comprovam a minha teoria da abundância de doidos e justificam o meu medo deles! No Brasil, as manchetes são sempre de violência, tiroteio, bala perdida, o que é muito triste e dá medo tbm. Mas aqui as manchetes são assim: "Jardineiro esquarteja patroa e utiliza restos mortais como adubo", "Jovem amarra e tortura colega de quarto com eletrochoques por uma semana", "Satanistas violam todos os túmulos do cemitério da cidade X", "Estudante desaparecido é encontrado queimado até virar cinza no banheiro da faculdade", "Casal é preso por estuprar e enterrar vivas mais de 10 meninas com menos de 8 anos", "Oficial do exército surta e metralha 20 civis em parada militar na pequena cidade Y". Só coisa bizarra! De repente essas coisas bizarras até acontecem tbm no Brasil, mas acabam soterradas pelas notícias de violência e a gente não toma conhecimento.

Mais uma vez eu acho que a teoria do "quem-não-tem-problema-inventa-o-seu" se encaixa aqui. A vidinha pacata e amena, sem grandes problemas e comoções, acaba virando a perfeita máquina de fazer doido!

4 comentários:

patricia duarte disse...

Cruzes! Pensei que só os ingleses fossem loucos, mas os franceses estão dando de 10 a zero, hem? Se cuide mesmo, porque doido, tem o que não joga pedra, mas tem o que dá com o pau e todos os dois são muito perigosos. E a melhor forma de evitá-los é dar de doido também. hehehe....adorei a crônica de hoje! bjim

Unknown disse...

Será que o Tilipão, Damião e o Huxley tem descendência francesa?
Beijo Clara.

Anônimo disse...

Credo Clara!!
Mas doido tem em tudo q é canto...
Cuidado!!!

patricia duarte disse...

Clará, vc recebeu meu e-mail com o endereço do sitemeter?
abs