quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Les nouvelles de France


Todo dia de manhã eu pego um jornalzinho de graça no ponto do tramway que chama MontpellierPlus. É um jornalzico de nada, pequenininho. No trajeto de casa para o laboratório já dá pra ler ele todo. Não é nenhuma pérola jornalística, mas me deixa menos alienada do que acontece em Montpellier, na França e mesmo no mundo. De quando em vez sai até umas noticinhas do Brasil!

Pensei em de vez em quando postar alguma coisa interessantezinha daqui, pra vcs ficarem sabendo um pouco do cotidiano daqui tbm.

Hoje, por exemplo, a capa do jornal é do Domenech, técnico da seleção de futebol francesa. Ele tá por um fiozinho, uma vez que a França deu vexame na Eurocopa e depois perdeu horrorosamente pra Áustria (único time que conseguiu ser pior que os "bleus" na competição). Hoje tem jogo contra a Sérvia pelas eliminatórias. Se a França perder, Domenech roda... A cada dia, mais semelhanças Brasil-França...

Uma outra notícia importante é que estamos na época da colheita de uvas, o que determina a produção do vinho pro próximo ano e consequentemente grande parte da economia francesa. Pelo jeito, a produção vai ser menor em quantidade, mas provavelmente teremos vinhos de melhor qualidade. OU seja, os preços vão subir por aqui. OU seja, vai ficar cada vez mais impossível comprar um vinho francês no Brasil! Mas a reportagem terminava dizendo que o clima dessa última semana vai ser decisivo. Dependendo da quantidade de sol ou chuva, a produção ainda pode subir ou despencar e "essa dependência da vontade da mãe natureza é que faz a beleza do vinho"!

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguém ai já está fazendo a dança da chuva?
=P

Clará disse...

Não sei Mari, pq na verdade não sei se o bom o chover ou fazer sol. É toda uma complicação danada! Mas don't worry que em dezembro chega um estoquezinho de vinhos de supermercado pra gente brincar um pouquinho!

Anônimo disse...

iei!