sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Encaixotando pessoas

Logo depois da enxurrada de posts sobre a vitória do Obama na maioria dos blogs que eu costumo acompanhar, veio uma outra enxurrada de posts sobre um outro assunto, mas dessa vez a enxurrada foi de água fria. Todo mundo começou a falar da tal proposição 8 que foi aprovada na Califórnia, que diz que apenas a união entre homem e mulher será reconhecida pelo estado, tirando assim os direitos de milhares de casais gays que desfrutam de uma união estável. Um retrocesso paradoxal no meio da euforia do advento do progresso. Mas não parou por aí a notícia. Pior do que essa vitória homofóbica nojenta foi a constatação de que o voto do eleitorado negro foi fundamental para ela. Pior: 75% das mulheres negras votaram para a aprovação do absurdo. E o povo ficou chocado, triste, arrasado por constatar este fato.

E aí que eu fiquei incomodada. Mas não foi só pela notícia da aprovação em si. Alguma coisa me causava estranheza nessa notícia. Na forma como ela foi colocada. Na hora em que ela vazou internet afora. E eu custei pra entender exatamente o quê estava me encafifando. Mas aí eu tive um momento de iluminação pessoal que encaixou vários fios soltos de pensamento que já estavam boiando no meu cérebro a algum tempo. Se vc tem preguiça de post grande e mais ainda de devaneios, pode parar por aqui que eu deixo, sem ficar magoada. Mas agora eu vou falar! Vou tentar ser o mais organizada possível com meus pensamentos, mas não tô prometendo nada!

1° de tudo, me incomodou, logo depois do mundo estar eufórico com a eleição de um negro para presidente da maior potência mundial (o que foi uma coisa MUITO importante), que se espalhe uma notícia que manda uma mensagem (nem tanto) subliminar de que os negros foram culpados por ajudar a estabelecer uma medida retrógrada. Mais do que isso, as mulheres negras foram o carrasco da situação. É como se quisessem dizer: "Tá todo mundo aí felizinho com o negão, achando que ele vai mudar o mundo, né? Mas não é assim não! Espia só o que os amiguinhos e principalmente as amiguinhas dele tão fazendo na Califórnia!". Sei lá se eu estou sendo paranóica e conspirativa, mas achei estranho.

Num segundo momento, eu fiquei meio surpresa com a surpresa das pessoas que deram a notícia. Tava todo mundo boquiaberto de tantos negros terem votado a favor da emenda. E por que? Por que por eles serem uma minoria discriminada quer dizer que TODOS eles são bonzinhos e esclarecidos e éticos e se compadecem e lutam por todas as outras minorias? Quer dizer então que tbm não existe gay com preconceito racial? Eu acho racismo e qualquer outra forma de preconceito uma coisa nojenta e completamente burra, mas, pra mim, idiota tem de tudo quanto é cor, forma e opção de vida! Acho que cor de pele ou opção sexual não desqualifica caráter de ninguém, mas tbm não qualifica automaticamente! Seja a pessoa branca, negra, laranja ou lilás, goste ela de meninos, meninas, animais, árvores ou pedras! Simplesmente uma coisa não tem nada a ver com a outra! Se não se esperava essa votação dos negros, quer dizer que se esperava essa votação dos brancos? Quer dizer então que se a maioria dos brancos tivessem votado a favor dessa emenda (na verdade, 51% dos brancos votaram contra) estaria tudo normal, o mundo estaria girando pro lado certo e ninguém iria se indignar? Eu acho que a indignação tem que ser dessa emenda ter sido aprovada at all. Sejam as pessoas que votaram a favor dela brancas, negras, laranjas ou liláses, pra mim são todas estúpidas!

Eu faço parte da dita elite branca heterossexual do mundo, e em muitas situações eu fico me sentindo a personificação do mal, a própria encarnação do capeta por causa disso. Ainda bem que eu sou mulher e tenho pelo menos uma minoriazinha pra chamar de minha. Mas se eu fosse homem, aí eu tava fulminada! Por que aí eu representaria o fenótipo exato da maioria dos responsáveis por atos cruéis e burros de preconceito. Mas se eu fosse um homem branco, rico e heterossexual isso faria de mim uma pessoa automaticamente ruim? Eu acho que o fato de ser branca não me faz melhor do que ninguém, mas também não me faz pior e eu não sou obrigada a carregar a culpa do mundo por causa disso. O que me faz melhor ou pior são as atitudes que eu tomo, o jeito que eu trato as pessoas, o meu caráter.

O problema é que a gente encaixota as pessoas segundo critérios completamente arbitrários e espera que elas possam ser completamente definidas, explicadas e escolhidas por esses critérios únicos. Por exemplo, o Obama é negro. Isso é parte dele, mas isso não DEFINE ele e tem muito pouco a ver com a competência que ele tenha ou não de governar. Ou alguém por acaso acha que a competência (ou falta de) do Lula na presidência tem a ver com o dedo a menos que ele tem ou com a lingua presa? O fato do Obama ser negro e ter sido eleito é MUITO importante, porque mostra que as barreiras do preconceito estão começando a cair e essa burrice toda sem sentido que martirizou os negros por tanto tempo está começando a ser descartada. Mas o fato puro e simples dele ser negro, pra mim, não é um motivo pra votar nele. E nem pra deixar de votar. Se ele fosse negro e um completo BOLHA, eu não votaria nele. Eu votaria nele porque ele é inteligente, dinâmico, esclarecido e outras características que são IMPORTANTES para a escolha de um presidente. Cor de pele não é importante pra escolha de presidente. Eu voto nele porque, nesse assunto polêmico de casamento gay, ele falou tudo! Ele disse que casamento é casamento. É sacramento ligado a crença pessoal de cada um, então cada um que se entenda com sua Igreja, que por sua vez não tem nada a ver com o Estado. Mas união civil é união civil e aí assim é assunto pra lei! E para dois cidadãos fazerem um acordo de uma vida comum, garantindo direitos de ambas as partes e tendo isso garantido e assegurado por lei, pouco importa que eles sejam heterossexuais, homossexuais ou panssexuais. Basta que eles sejam cidadãos. E tem cidadãos nos caixotes dos heterossexuais e dos homossexuais.

Depois de tudo isso e várias outras coisas terem passado como um tufão pela minha cabeça, uma terceira coisa me indignou nessa notícia: Quem que fez essa pesquisa de cor das pessoas que votam? PARA QUÊ foi feita essa pesquisa? Já não foi mais do que cientificamente provado que NÃO EXISTE essa questão de raça? O que que isso tem a ver com a cidadania da pessoa?Eu acho que enquanto esse encaixotamento de gente continuar existindo e para as coisas onde nada disso é importante vc tiver que escolher um caixote branco ou negro, hetero ou homo, mulher ou homem pra pular dentro e ter que ser definido, mesmo que temporariamente por isso, nós estamos longe de vencer os preconceitos que ainda existem nesse mundo! Eu acho que eu sou um INDIVÍDUO, sou muito mais do que uma mulher branca e heterossexual! Eu acho que esse encaixotamento devia parar. OU então, se tiver mesmo que encaixotar, que arrumem mais caixotes! Que se o negócio é definir, vamos então definir direito! Vamos colocar o genoma inteiro de cada um, todas as características da pessoa, e depois cruzar os dados pra ver o que que dá! Aí talvez faça algum sentido. Quantas pessoas narigudas votaram contra a proposição 8? Alguém mediu quantas pessoas que tem o segundo dedo pé maior do que o dedão votaram a favor? Vai ver que 100%, e que são elas as verdadeiras culpadas da aprovação. Vai saber!

Pelo não encaixotamento de pessoas!

P.S: Na verdade eu pensei muito mais coisa do que isso! Tenho mil exemplos e mil opiniões ainda rodando na minha cabeça, mas não ia conseguir passar tudo pro papel. Tem uma questão inclusive do feminismo sobre a qual eu tive várias conversas nesses últimos tempos, mas que vai ter que ficar pra outro post.

P.S2: Minha formação acadêmica é em Ciências Biológicas. Não entendo lhufas de humanas. Tudo que eu falei saiu de dentro da minha cabeça, e se teve alguma besteira gigantesca, um despropósito qualquer, uma heresia, por favor me ensinem e me expliquem o certo. Por que eu juro que o sentido disso tudo tá me escapando.



5 comentários:

Anônimo disse...

Quem que fez essa pesquisa de cor das pessoas que votam? PARA QUÊ foi feita essa pesquisa?
kkkkkkkkk

Clarinha vc é uma peça rara!!

Sobre o conteúdo do blog de hoje, achei muito interessante e gostei de suas opiniões...

Anônimo disse...

O assunto que gerou o post na verdade não faz diferença (prá mim), mas achei super interessante como foi dissertando sua opinião. Muito mesmo. Ah e nem foi um post tão grande rss. Foi tão legal(palavrinha mágica) de se ler que nem deu para perceber o tamanho...
Aah, não encaixote as áreas de formação... Essa divisão do conhecimento e das ciências é puramente didática... No fim tudo é multi/pluri/pan - disciplinar...
Agora estou aguardando o post sobre o feminismo.

Anônimo disse...

Clozinha vc é d++++!!!
Haha ADOREI!!!

Beijos e saudadessssssssss

Unknown disse...

Gostei muito clara.
E concordo com o X-Personal Brog acima, pois sua opinião não precisa de formação na humanas pra estar certa ou errada.
Realmente acho que isso de união homoafetiva (trabalho final do dani marcio) tem que ser de cada pessoa, o estado tem que trabalhar pelo indivíduo, e não para as crenças religiosas da maioria.
Pois se deixar para a religião ditar as regras, voltamos a Idade Média.
Beijo.
GG

patricia duarte disse...

Dá-lhe Clará. Tem me incomodado muito também o noticiário todo de cobertura da vitória de Obama, ressaltando, frizando, focando apenas a cor da sua pele. E ele, o próprio Obama, já declarou tempos atrás que não é o presidente dos negros, que essa história está superada. Sua visão de mundo enxerga a diversidade, nas sua mais completa multiplicidade. ô povinho, hem? bjim. E bem vinda de volta, quando vier. Estamos todos morrendo de saudades.